Google cria patente para carros autônomos identificarem ônibus

JÔnibus escolar morte americano. Dispositivo da Google quer fazer com que carros autônomos identifiquem veículos de transporte escolar
KENT D. JOHNSON/KDJOHNSON@AJC.COM

Iniciativa ganhou força após acidente provocado por esse tipo de veículo que bateu contra um ônibus nos Estados Unidos

ADAMO BAZANI

A Google registrou oficialmente uma patente de um dispositivo para que seus carros autônomos consigam identificar ônibus.

O primeiro dispositivo fará com que os veículos automaticamente reduzam a velocidade em uma distância maior ao identificarem a presença dos famosos ônibus escolares norte-americanos .

O equipamento vai conseguir identificar a conjunção do termo School Bus e o fundo amarelo, além da dimensão do veículo escolar.

Futuramente a Google vai desenvolver dispositivo semelhante para identificar ônibus do transporte público e ônibus de turismo.

A patente estava arquivada desde 2014, mas a iniciativa ganhou força após o acidente que ocorreu no último dia 14 de fevereiro de 2016, na cidade de Mountain View, no Estado norte-americano da Califórnia.

O SUV Lexus da Google com comando autônomo foi desviar de bloqueios na via por causa de uma obra e não detectou um ônibus, invadindo a preferencial que era do coletivo.

Houve uma colisão sem vítimas.

De acordo com a Google, foi o primeiro acidente no qual o carro autônomo teve culpa. Relembre o vídeo em:  http://wp.me/p18rvS-61q

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: