Passageiros com o Cartão Metrocard já podem ter acesso à internet. Também é estudado o uso de cartão de crédito e débito.

O terminal novo da cidade de Fazenda Rio Grande, na região Metropolitana de Curitiba, é um dos locais onde os passageiros já podem ter acesso à internet gratuitamente – Foto: Emerson Moares

Serviço está disponível nos espaços atendidos pelas linhas da região metropolitana de Curitiba

ADAMO BAZANI

Passageiros que possuem o cartão Metrocard, usado nas linhas metropolitanas integradas e não integradas, já podem ter acesso à internet grátis por meio de redes Wi-Fi em terminais de ônibus e estações-tubo.

Dependo dos trajetos, os usuários já têm o serviço disponível nos principais pontos de deslocamento. Para os passageiros das linhas da Leblon e da Nobel, por exemplo, os pontos de acesso à internet estão no terminal Fazenda Rio Grande e nas estações-tubo PUC Paraná e Carlos Gomes, em Curitiba.

O acesso, de acordo com a Metrocard, que reúne as empresas operadoras das linhas metropolitanas, é bastante simples e destinado apenas para quem possui o Cartão Metrocard.

Basta por meio do smartphone ou tablet localizar a rede Metrocard pelo Wi-Fi. Depois é necessário informar o CPF, a data de nascimento e aceitar as condições de uso do serviço. A conexão é automática.

Todos os usuários dos cartões Metrocard têm à disposição 30 minutos por acesso para consulta de horários, usando o aplicativo Ônibus +, ou para consultar a página www.cartaometrocard.com.br.

Passageiros que utilizam o cartão Metrocard há pelo menos 60 dias também podem acessar rede sociais, como Facebook, Twitter, além de consultar e-mails.

Até a metade deste ano deve ser disponibilizado também para os passageiros um novo aplicativo, o Metrocard App, que vai ser integrado ao Google Street View e oferecer novas funções como o tempo de viagem programado e informar a previsão de quando o ônibus deve demorar para passar pelo ponto onde a pessoa está. O aplicativo também vai sugerir as linhas de ônibus mais próximas da localização selecionada pelo usuário.

De acordo com a Metrocard, têm sido realizados testes para que até junho, o sistema de ônibus metropolitanos de Curitiba também aceite pagamento de passagens por meio de cartões de crédito e débito.  Sistema semelhante começou a ser implantado em linhas municipais de Jundiaí, no interior paulista.

No caso da região metropolitana de Curitiba, o sistema terá parceria da Mastercard e vai calcular a diferença das tarifas metropolitanas das municipais em caso de integração.

A possibilidade de pagamento pelo cartão de crédito ou débito será para os passageiros na modalidade comum, o vale-transporte pago pelas empresas empregadoras só será possível pelo cartão Metrocard. O Metrocard para modalidade comum também continua.

Até o final do ano também devem estar disponíveis nos terminais, máquinas de autoatendimento para carga e recarga de créditos de transporte. As máquinas serão semelhantes aos caixas eletrônicos e vão possibilitar a inserção de valores para o pagamento das tarifas.

A Metrocard também estuda a possibilidade de oferecer serviço de Wi-Fi dentro dos ônibus.

Acompanhe abaixo as estações e terminais onde já é possível acessar gratuitamente a internet pelo cadastro do cartão Metrocard

  • Terminal Fazenda Rio Grande (terminal novo)
  • Estação Tubo Carlos Gomes
  • Estação Tubo PUC – Paraná
    ·         Terminal do Maracanã (Colombo)
    ·         Terminal Cachoeira
    ·         Terminal Central de São José dos Pinhais
    ·         Terminal do Guaraituba
    ·         Terminal Central de Araucária
    ·         Terminal de Pinhais
    ·         Estação Tubo 19 de Dezembro
    ·         Estação Tubo Camilo Di’Lellis
    ·         Estação Tubo Rui Barbosa
    Próximos locais que devem oferecer acesso gratuito à internet
    ·         Estação Tubo Autódromo
    ·         Estação Tubo Paulo Kissula
    ·         Estação Tubo Pastor Manoel Virgílio de Souza
    ·         Estação Tubo Vila Nova
    ·         Estação Tubo Ferrari
    ·         Estação Tubo Aeroporto
    ·         Terminal de Almirante Tamandaré
    ·         Terminal Maria Angélica
    ·         Terminal do Roça Grande
    ·         Terminal do Jardim Paulista
    ·         Terminal de Quatro Barras
    ·         Terminal de Piraquara
    ·         Terminal Velho da Fazenda Rio Grande
    ·         Terminal de Campo Largo
    Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: