Iveco apresenta tecnologias para redução de emissões de gás carbônico no transporte público

Ônibus elétrico é opção ideal para o transporte público, diz Iveco em evento internacional. Marca Heuliez Bus tem crescido.

No Brasil, empresa apresentou minibus elétrico Daily e não descarta futuramente ampliar investimentos nesse segmento de veículos. Ônibus a gás natural da marca já foi testado no Brasil

ADAMO BAZANI

A Iveco apresentou em feira realizada pela ACEA, sigla em inglês para Associação Europeia de Fabricantes Automotivos, em Bruxelas, na Bélgica, a gama de produtos rodoviários com tecnologias que reduzem a emissões de poluentes durante a operação.

No evento chamado “Reduzindo juntos o CO2 do transporte rodoviário”, o presidente mundial da Iveco, Pierre Lahutte, disse que a marca investe em veículos comerciais de carga ou passageiros movidos a gás natural, híbridos e elétricos.

A CNH Industrial, detentora das marcas Iveco, Iveco Bus e Heuliez Bus, diz que para os veículos comerciais em geral, hoje o gás natural é uma das opções com melhor relação custo/benefício:

“Quando comparado com todas as outras formas de combustível existente, o gás natural é uma das soluções mais vantajosas em termos de emissões, custos operacionais e desempenho. O recurso representa a melhor opção técnica com disponibilidade imediata para enfrentar os problemas da poluição urbana, reduzindo emissões de CO2 para ônibus e veículos comerciais.”

No caso específico do transporte urbano, pela subsidiária Heuliez Bus, a CNH Industrial ressalta que tem ampliado o mercado com ônibus elétricos ou híbridos.

“A CNH Industrial tem a convicção de que as evoluções dos veículos híbridos e elétricos são as opções ideais para o transporte público. Nesse sentido, a Heuliez Bus vem conquistando uma sólida liderança no segmento, especialmente na França, onde é uma das principais marcas com tecnologia de veículos híbridos. Desde 2010, a montadora já comercializou mais de 400 ônibus híbridos no país, e também tem alcançado outros mercados, como a Espanha, com a entrega de 30 ônibus GX Hybrid para as cidades de Madrid e Barcelona.”

No Brasil, a Iveco começou a testar a van Daily Minibus Elétrico. A versão mais nova do modelo foi apresentada em setembro de 2015. Em 2012, testou um modelo importado de ônibus a gás natural em Belo Horizonte. Relembre neste link:  http://wp.me/p18rvS-1I4

No dia 28 de fevereiro de 2016, o Gerente de Marketing de Produtos da Iveco Bus, Gustavo Serizawa, conversou com o Blog Ponto de Ônibus e não descartou planos de investimento de tecnologia limpa pela marca futuramente no Brasil, mas destacou que para que os investimentos maiores em tecnologias menos poluentes sejam viáveis são necessários incentivos do poder público, já que em geral esses modelos ainda são mais caros. Estes incentivos seriam compensados na redução de custos  na saúde pública, causados pela poluição do ar, por exemplo. Relembre em: https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/01/29/entrevista-em-crescimento-iveco-mira-licitacao-dos-transportes-na-capital-paulista/

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

2 comentários em Iveco apresenta tecnologias para redução de emissões de gás carbônico no transporte público

  1. Aqui no Brasil já testarão e continuam a testa varios modelos semelhantes e nunca são aprovados, por que será ? Parece que e so testam para causar impacto na população, porque depois acabam sempre comprando os chifrudos.

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