POLÊMICA: Comissão da Assembleia aprova gratuidade nos transportes em dia de eleições em São Paulo
Publicado em: 2 de março de 2016
Também foi aprovada gratuidade para aposentados nos transportes. Projetos têm pouca chance de ser aprovados pelo executivo
ADAMO BAZANI
Um dia antes da revelação de que o Governo do Estado de São Paulo teria deixado de repassar R$ 66 milhões ao metrô referentes a gratuidades, o que prejudicou o orçamento da companhia, deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram três projetos de lei que pretendem aumentar o uso gratuito dos transportes coletivos.
Nesta terça-feira, 1º de março de 2016, a Comissão de Transporte e Comunicações, presidida pelo deputado Orlando Morando, aprovou o Projeto de Lei PL 52/2013, do ex deputado Alcides Amazonas, que visa tornar gratuito o transporte coletivo urbano e metropolitano no dia de eleições. De acordo com a proposta, as empresas de ônibus municipais, as empresas de ônibus que prestam serviços nas linhas gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, os ônibus e trólebus no Corredor ABD, os trens da CPTM e Metrô devem transportar gratuitamente os eleitores que apresentarem o título das 6h às 19h.
“Como o voto no Brasil é obrigatório, o eleitor deve comparecer ao local da eleição munido de seus documentos e dentro do horário estabelecido, arcando com a despesa do transporte em dia que, a rigor, não teria esse tipo de custo, já que a eleição ocorre sempre aos domingos. Cabe ao Poder Público garantir que o do direito de voto seja exercido em condições de igualdade por todos os eleitores, sendo este direito um dos pilares da democracia. Acontece que, muitas vezes, o exercício do direito de sufrágio é utilizado como instrumento de barganha, diante da onerosidade da locomoção até o local da votação e, por este motivo, entendemos que o projeto ora apresentado poderá reduzir o problema, com a possibilidade de extinção de uma das formas de crime eleitoral que ainda vem sendo praticada. Finalmente, o projeto em tela pode representar uma grande colaboração para diminuir os níveis de abstenção nos dias de eleição. Assim, conto com o apoio dos meus nobres colegas para a aprovação do presente projeto.” – diz a justificativa.
A comissão também aprovou nesta terça-feira, a gratuidade nos transportes intermunicipais rodoviários para as eleições. O projeto de lei PL 22/2004, do Deputado Ênio Tatto ,prevê a gratuidade da passagem nos ônibus intermunicipais nas rodovias estaduais paulistas no dia de pleito eleitoral para os cargos públicos.
Nos dois casos, a gratuidade seria concedida independentemente da renda e da idade dos passageiros.
Nenhuma das propostas deixa clara a forma de obtenção de recursos para bancar estas gratuidades e nem como será o controle para verificar se o passageiro está indo votar ou faz o uso para aproveitar a não cobrança de tarifa.
Dificilmente os projetos serão aprovados pelo executivo por causa dos impactos financeiros, mas os deputados garantem que vão pressionar para a concessão dos benefícios.
TRABALHADORES APOSENTADOS DOS TRANSPORTES:
Outro projeto também determina gratuidade aos trabalhadores aposentados do setor de transportes em ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, no corredor Metropolitano ABD também gerenciado pela EMTU, Metrô e trens da CPTM .
Hoje a gratuidade é garantida a trabalhadores na ativa. O projeto 392/2013 também é do ex deputado Alcides Amazonas e prevê a gratuidade independentemente da idade do aposentado no setor de transportes.
“Ademais, os condutores aposentados têm mais do que o direito de cidadão ao passe livre – eles têm o direito moral. Afinal, durante toda a vida eles estiveram presentes nos ônibus, cumprindo seu dever com dedicação e se possuem a condição de aposentados é porque deram a cota de sacrifícios para que o sistema funcionasse. Por que agora eles devem ser, muitas vezes, até privados de usar um ônibus, metrô ou trem, dada a tarifa elevada e a pequena aposentadoria? Não é justo que esses trabalhadores que passaram a maior parte do tempo de suas vidas dentro dos ônibus, metrô e trens, agora estejam praticamente impedidos de utilizá-los”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
ridiculos !
Depois reclama que o subsídio é alto…
Olha, sinceramente achei interessante a ideia.
Sim, o subsídio é mais imposto para ser pago, menos investimento em outros lugares… Mas existe um sentido nesta ideia: acabar com o transporte de eleitores feito por “comitivas eleitorais”, o que é ilegal. Esse imagino que é o principal foco.
Outro ponto é que o dia também pode ser uma forma de iniciativa de uso de transporte público. Na verdade, pode se deixar o dia com gratuidade plena, sem precisar apresentação do título. Só peça-se que faça uso das catracas, para contabilizar o uso no dia.
Tá certo que “nada é de graça”, mas vamos pensar um pouco: um dia de gratuidade pode dar uma mão no incentivo de uso do transporte público. Lembro-me que nos dias de eleições, os locais de votação lotam de veículos.
A medida de gratuidade deve vir junto com outra medida: a proibição de estacionamento nos arredores dos locais de votação.