Empresa responsável por novos abrigos diz que aguarda expansão de corredores de ônibus em São Paulo

Novos pontos de ônibus em São Paulo dividem opiniões. Alguns passageiros dizem que se sentiam mais protegidos do sol, calor e chuva nos modelos antigos.

 Otima instalou 6200 novos abrigos dos 6500 previstos em contrato

ADAMO BAZANI

A empresa Otima, que em 2013 após licitação assumiu a responsabilidade trocar os totens e abrigos em paradas de ônibus da Capital Paulista, afirmou que aguarda apenas conclusão dos corredores de transporte coletivo prometidos pela gestão Haddad para cumprir uma das metas estabelecidas em contrato.

De acordo com reportagem de Regiane Soares, no jornal Agora São Paulo, a concessionária já trocou 6200 dos 6500 abrigos de ônibus que constam no contrato, restando apenas os pontos previstos nestes corredores. A gestão Haddad prometeu concluir e 150 quilômetros de corredores de ônibus até o final de 2016, mas diante da falta de verbas municipais e das dificuldades do Governo Federal em liberar recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, por causa da crise econômica, de  problemas em relação aos projetos e de suspensões de licitações de obras pelo TCM – Tribunal de Contas do Município, a meta dificilmente vai ser alcançada. Tanto é que a prefeitura já mudou a promessa e afirmou que até o final de 2016, 150 quilômetros de corredores estarão em obras e não mais concluídos.

A Otima também substitui os totens indicativos de parada, que somam 12500.

A concessão é por 25 anos e não há custo para prefeitura. A licitação foi iniciada na gestão do ex-prefeito, Gilberto Kassab.

Em troca da implantação dos novos equipamentos e da manutenção, a empresa explora espaços publicitários nas paradas de ônibus. Dentro deste prazo de 25 anos, a Otima também deve instalar mais mil abrigos de 2200 totens. Com isso a cidade passará a ter 7500 abrigos e 14700 totens nas paradas de ônibus.

Apesar de terem um visual mais leve, os novos pontos de ônibus não são unanimidade em São Paulo. Passageiros reclamam de exposição ao sol e calor. Alguns disseram preferir os modelos antigos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

8 comentários em Empresa responsável por novos abrigos diz que aguarda expansão de corredores de ônibus em São Paulo

  1. São bonitos mas não sei se são eficazes…Pra mim, teriam que ser mais práticos, ou seja, se pagar a passagem no próprio ponto, assim quando o ônibus chega ao ponto pode abrir todas as portas para acesso e descida de passageiros já que não necessita mais de se pagar a passagem em seu interior (sem cobrador no ônibus) = ônibus menor tempo parado nos pontos = menos trânsito nos corredores = mais ônibus transitando nos mesmos…

    • É uma ótima ideia Humberto, dizem as más línguas que os novos corredores serão assim, estilo brt, parecidos com os de Curitiba… E não sei se daria certo rm bairros, acho que não…

  2. Lucas…..é…em bairros com certeza seria mais complicado implantar tal sistema…mas o cobrador não ficaria entediado de ter que ficar ”preso” ao ônibus. Os pontos de ônibus pordeiram com isso ter 1000 utilidades já que teria que ser ”fechados” e com catraca…

  3. Na Zona Norte, Area 2…mais precisamente no Jaçanã…e arredores…esses pontos q deveriam ser ILUMINADOS não o são…Pois os usuários de drogas ou algum desesperado pai de família favelado e esquecido morto-de-fome mesmo…esquecido pela PTRALHADA q diz ” Q NOS SALVOU DA MISÉRIA E MELHOROU A VIDA DE UM MONTÃO DE GENTE”…roubaram os equipamentos instalados nos postes galvanizados de padrão ELETROPAULO Metropolitana…disjuntores, hastes de aterramento e até os fios ! Só não levam os postes galvanizados pois estão bem “chumbados” em concreto no chão! Aqui temos essas favelas asquerosas junto a Rodovia Fernão Dias – BR 381…e tantos q moram pela rua posi foram expulsos delas…devido as suas “arrastadas” …pois foram surpreedidos roubando as pessoas e coisas delas dentro dessas favelas…isso explica! Dá raiva ver a Prefeitura gastar grana em coisas q aqui…no “C…do Mundo…!” vão ser roubadas e vandalizadas! Por q não investem em mais linhas de ônibus?? como pode nós termos q usar dois ônibus pra ir daqui da região da Avenida Luis Stamatis, junto a SP/JT…ao centro da Vila Medeiros…Avenida Nossa Sra, do Loreto – area 2, por exemplo…?? e suas adjacências ? Ter q fazer o mesmo pra ir ao centro da Vila Guilherme -area 2 … e arredores…o máximo q conseguimos daqui é ir ao Shopping Center Norte, q é na Vila Guilherme…mas no centro do bairro não… e assim é pra Cachoeirinha e Mandaqui e até, DESDE NOVEMBRO DE 2012…pra ir a Casa Verde e Limão…q vergonha! As vezes até pra ir a Santana é dificil…e dentro do próprio Jaçanã…Por isso q eu digo…FORA HADDAD E FORA OS DEMAIS FAMOSOS POLITICOS Q TENTAM SE ENFIAR AQUI E O SR. DATENA TMB…CHEGA DOS MESMOS PARTIDOS DE MERDA E DOS MESMOS FRACASSADOS E SINISTROS POLITICOS DE SEMPRE! CHEGA!

  4. Essa empresa que de ”Ótima” não tem nada e uma piada,aqui na ZL tem avenidas como a nova Radial tem um ponto os vidros estão quebrados,só ficou a estrutura,e outra como a Pires do Rio e Cardon com abrigos ainda antigos de cimento sem troca ate hoje,além dos pontos que são escuros de noite,cada uma viu.

  5. Rodrigo a Otima não tem culpa se a nossa Zona Leste tem a maior quantidade de noias, vagabundos e ladroes por m2 da cidade de São Paulo, saio de madrugada e vejo varios grupinhos de noias usando drogas em plena via publica, isso as 4 da manhã,, precisamos e de policiamento, isso e outra coisa,

Deixe uma resposta para Pedro Cancelar resposta

%d blogueiros gostam disto: