Marginal do Rio Tietê, região da Polícia Federal e Ipiranga recebem faixas para ônibus nesta segunda-feira

ônibus de São Paulo

Ônibus da Rua Hugo D’Antola, próximo à Polícia Federal. Região é uma das que receberam faixas de ônibus nesta segunda-feira. Foto: Adamo Bazani

Ruas Greenfeld e Cipriano Barata, na região do Ipiranga, também passaram a contar com esse tipo de espaço

ADAMO BAZANI

A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e a SPTrans – São Paulo Transporte implantaram na cidade nesta segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016, mais 2,2 quilômetros de faixas para ônibus.

Com estes novos trechos, São Paulo passa a ter 496,1 quilômetros destes espaços destinados para os ônibus e depois do dia 14 de setembro de 2014 também para os táxis com passageiros.

A Avenida Embaixador Macedo Soares – pista local da Marginal Tietê – é um dos trechos que receberam o espaço para os ônibus, entre a Ponte do Piqueri e a Rua Ricardo Cavatton, juntamente com Rua Ricardo Cavatton, entre a Marginal e a Rua Hugo D’Antola, e a Rua Hugo D’Antola, entre a Rua Ricardo Cavatton e Ponte do Piqueri, nas imediações da sede da Polícia Federal em São Paulo. Todo este trajeto de faixas soma 1,2 quilômetros e opera à direita no sentido bairro, segunda-feira a sábado, das 6h às 22h.

Somente nestes trechos, passam por dia 20 mil passageiros de ônibus.

Também nesta segunda-feira, outras faixas de ônibus na Marginal Tietê passam a operar em horário maior, igualando a este novo trecho, de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h. :

Sentido Ayrton Senna – Avenida Presidente Castelo Branco (pista local Marginal Tietê), entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte Jânio Quadros; e  Avenida Condessa Elisabeth de Robiano(pista local Marginal Tietê),  entre a Ponte Presidente Jânio Quadros e a Ponte  Aricanduva.

Sentido Castelo Branco – Avenida Morvan Dias de Figueiredo (pista local Marginal Tietê) , entre a Ponte Aricanduva e a Rua Ulisses Cruz.

REGIÃO DO IPIRANGA:

Também nesta segunda-feira, a região do Ipiranga recebeu mais um quilômetro de faixa para ônibus à direita que opera de segunda a sexta-feira das 6h às 9h no sentido centro.

O espaço envolve a Rua Greenfeld (entre a Rua Bom Pastor e a Rua Lino Coutinho) e a Rua Cipriano Barata (entre a Rua dos Patriotas e a Rua Tabor).

Por este trecho da Rua Greenfeld, sentido Centro, circulam sete linhas de ônibus municipais, numa frequência de 53 ônibus/hora, transportando uma média de 79 mil pessoas por dia útil. Já pelo trecho em questão da Rua Cipriano Barata, sentido Centro, circulam sete linhas de ônibus municipais, numa frequência de 39 ônibus/hora, transportando uma média de 64 mil pessoas por dia útil.

MULTAS:

Nestes dois espaços, as multas começam a ser aplicadas na próxima segunda-feira, 29 de fevereiro.

Até lá, segundo a CET, devem ser realizadas orientações para os motoristas.

Transitar sem autorização em faixas de ônibus ou corredores é infração gravíssima, com de sete pontos no prontuário habilitação e multa de R$ 191,54.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading