Tarifas de ônibus suburbanos interestaduais e internacionais sobem na segunda-feira

Ônibus suburbanos terão reajustes nas tarifas tanto pelas empresas autorizatárias como permissionárias. Foto: Adamo Bazani

Aumento será de 11,29% e para todo território

ADAMO BAZANI

A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira autorização de reajuste das tarifas de ônibus suburbanos que operam linhas interestaduais e internacionais, a partir de segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016.

O percentual de reajuste será de 11,29% para as tarifas linhas com percurso máximo de 75 quilômetros e vai ser aplicado o chamado o coeficiente tarifário que foi fixado em R$ 0,092557.

O coeficiente tarifário leva em conta fatores como extensão das linhas, número de passageiros transportados e tipo de serviço.

De acordo com a ANTT, os serviços de transportes desta categoria são feitos com características urbanas, com ônibus que possuem portas separadas de entrada e saída dos passageiros e os embarques e desembarques são realizados em paradas, mesmo cruzando divisas de Estados e fronteiras do país.

A ANTT ainda infirmou que “necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias [empresas que têm permissão ou licença, autorizadas pela justiça] e autorizatárias [empresas autorizadas pela ANTT a prestar temporariamente o serviço, ainda que sem a realização de processo licitatório]”.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: