BILHETE ÚNICO DO DESEMPREGADO: Cadastramento começa hoje, diz SPTrans

Ônibus em São Paulo. Cadastramento para Bilhete Único do Desempregado deve ser feito por site da SPTrans e passageiro deve mandar cópias dos documentos pelos Correios.

Segundo prefeitura de São Paulo, benefício deve custar R$ 20 milhões ao sistema de transportes

ADAMO BAZANI

Como informou o Blog Ponto de Ônibus no último sábado, a SPTrans começa nesta segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016, o cadastramento para quem tem direito a usar ônibus municipais se pagar tarifa pelo Bilhete Único do Trabalhador Desempregado.

O benefício foi criado pelo decreto 56.585, de 9 de novembro de 2015, mas só agora passa a ser disponibilizado para os passageiros.

De acordo com estimativa da Prefeitura de São Paulo, o bilhete do desempregado deve custar aos cofres públicos R$ 20 milhões por ano, que serão pagos às empresas de ônibus em fora de subsídios. A estimativa é de que entre 15 mil e 30 mil pessoas sejam beneficiadas por mês com as viagens gratuitas.

Com base nas informações da prefeitura, o Blog Ponto de Ônibus traz as principais perguntas e respostas para que o passageiro possa verificar se possui ou não direito ao benefício e como obtê-lo.

– Quem tem direito ao Bilhete Único do Trabalhador Desempregado?

Trabalhadores que tiverem recebido a última parcela do seguro-desemprego em um período de até três meses antes da solicitação.

– Por quanto tempo o passageiro pode ter direito ao Bilhete Único do Trabalhador Desempregado?

Por até 90 dias após a solicitação e liberação do Bilhete. Caso neste período, o trabalhador consiga novo emprego, o benefício é cancelado.

– A quantas passagens o Bilhete Único do Trabalhador Desempregado dá direito?

Serão disponibilizadas 12 cotas diárias por mês por um período de no máximo três meses.  Cada cota dará direito a realizar até oito embarques por dia nos ônibus municipais. Quando o passageiro voltar a trabalhar durante o período da gratuidade, ele deverá informar a SPTrans e as cotas serão canceladas.

– Como fazer o cadastro para o Bilhete Único do Trabalhador Desempregado?

1 – O cadastramento é pelo site da SPTrans: http://bilheteunico.sptrans.com.br/. O passageiro já deve ser cadastrado no Bilhete Único, se não for, deve fazer a solicitação do cartão. Não haverá um cartão específico de Bilhete Único para o Desempregado. Quem não tiver nenhum cartão deve pedir a modalidade comum.

2- Após fazer o pedido do cartão, o trabalhador deve acessar a opção “Benefício Desempregado” no menu do site da SPTrans para solicitar as cotas. Além do cadastro normal, o interessado deverá informar o número do PIS/PASEP, o número do seguro-desemprego, a data da rescisão, a data da disponibilidade da última parcela do seguro, e ainda os números da Carteira Profissional e do CNPJ da empresa em que trabalhava. Quem trabalhava para pessoa física, como empregados domésticos, pode fornecer o CPF do antigo empregador.

3 – Feita a solicitação, se os dados do cadastro estiverem corretos e a pessoa tiver direito ao bilhete, o sistema informará o próximo passo, que será encaminhar cópias autenticadas dos documentos físicos à SPTrans pelos Correios.

O endereço é:

Caixa Postal 77075 – CEP 01014-970. São Paulo – SP

As cópias dos documentos necessários são:

– RG ou CNH (frente e verso) – cópia autenticada em cartório

– CPF– cópia autenticada em cartório

– PIS/PASEP– cópia autenticada em cartório

– Comprovante de Residência com CEP (máximo de 6 meses) – cópia autenticada em cartório

– Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego (cópia simples – não precisa de autenticação).

– Quanto tempo demora para a pessoa poder começar usar as cotas?

Depois do usuário solicitar o benefício e comprovar o direito à gratuidades, as cotas serão disponibilizadas nos cartões entre 15 e 20 dias, a partir da data de postagem dos documentos exigidos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

20 comentários em BILHETE ÚNICO DO DESEMPREGADO: Cadastramento começa hoje, diz SPTrans

  1. Daniel pereira lima // 29 de Fevereiro de 2016 às 17:56 // Responder

    legal

  2. JOCEILDA SIQUEIRA DINIZ // 13 de Maio de 2016 às 12:25 // Responder

    ISTO É UMA PALHAÇADA PRA DIZER QUE FAZ ALGO PELO POVO, É SÓ PRA GANHAR VOTO DIZENDO, EU FIZ O BILHETE ÚNICO DO DESEMPREGADO, PORQUE SE UMA PESSOA PRA TER DIREITO TEM QUE ESTAR SEM RECEBER O SEGURO A PELO O MENOS 3 MESES E NESSES 3 MESES TEM QUE PAGAR DO BOLSO? e ainda tem que esperar resposta deles depois que mandar um monte de documento autenticado em cartório se eu estou desempregada eu nao tenho dinheiro pra estar pagando um monte de ducumento autenticado, quem es[a desempregado , está em coma´portanto nao pode esperar 4 meses pra ter seu direito atendido, esse Brasi é podre mesmo com tanto político corrupto

    • Dinharodriguespereire // 9 de junho de 2016 às 01:16 // Responder

      Palhaçada isso se eu estou desenpregda não tenho dinheiro para tantas documentos autenticada. Isso e brinca com as pessoas tenho vergonha de ser brasileira só tem ladrão

  3. não estou conseguindo fazer o cadastro

  4. Jamerson Carnauba // 19 de Janeiro de 2017 às 11:33 // Responder

    Como fazer cadastro

  5. COMO POSSO CADASTRAR PARA PODER RECEBER ESSE BENEFICIO BILHETE LIVRE

  6. quero me cadrastra por que esta muito dificil procura serviço pedindo carona

  7. Como posso ter bilhete único do desempregado …

  8. Estou desempregado e precisando do benefício. Esta opção “Benefício Desempregado” não existe no site da SP Trans, aliás o site sequer dispõe de um menu de opções, todas elas são dispostas individualmente na home e em contato com a Central de Atendimento eles informam que este serviço não existe.

  9. Paulo Cezar Rodigues // 30 de Maio de 2017 às 09:04 // Responder

    Bando de safados e ladrões , a prefeitura não ia ficar com 20 milhões no vermelho tinha que arrumar um jeito de passar a conta pra alguém como sempre faz,claro que é o povo que tem que pagar .

    Tenho vergonha de brasileiro!

  10. No site da SPTrans não existe a opção benefício,,estou o dia todo tentando falar com alguém,e ninguém responde,,,Onde fazer o cadastro,acho que isso é mentira

    • Arlinda. Você viu a data da matéria? Se atualizou na página inicial deste site? Viu que já noticiamos que a emissão foi suspensa? Por favor pessoal, saibam se atualizar. A notícia é antiga, mas já colocamos a nova. Se formos explicar um por um, fica impossível né

  11. acorda povo .. o mal do brasileiro é nao ler … vamos buscar conhecimentos.. so o conhecimento nos salvará das maos desses politicos imundos .. !!

  12. Isso é um tapa na cara do desempregado da sociedade que não tem um puto no bolso e manda a pessoa tirar varias xerox autenticada em cartório uma piada de muito mau gosto desse governo podre politica não faz nada em beneficio do povo gente acorda o que dizem que fazem é desvio de dinheiro publico

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: