Zona Sul de São Paulo recebe mais 300 metros de faixas de ônibus

Faixas de ônibus reduziram tempo de viagem no transporte público, diz CET.

Espaços vão operar no sentido bairro e englobam três vias. Tempo de viagem dos ônibus caiu depois de faixas, diz CET

ADAMO BAZANI

A partir desta segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016, a zona sul da capital Paulista recebe mais 300 metros e faixas de ônibus. Os espaços são na Rua Baltazar Fernandes, na Avenida Jurubatuba e Avenida Morumbi em trechos diferentes.

As faixas são à direita das vias, no sentido bairro, com funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h às 20h e aos sábados das 6h às 14h.

Os trechos são:

– Rua Baltazar Fernandes (entre a Avenida Doutor Chucri Zaidan e a Rua Miguel Sutil)

– Avenida Jurubatuba (entre a Rua Baltazar Fernandes e a Avenida Morumbi)

– Avenida Morumbi (entre a Avenida Jurubatuba e Avenida Doutor Chucri Zaidan)

Com esta nova implantação, de acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, a cidade de São Paulo soma agora 493,9 quilômetros de faixas para ônibus, que desde setembro de 2014 também podem ser usadas por táxis com passageiros. As multas nestes novos espaços começam a ser aplicadas no dia 22 de fevereiro. Pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB, transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

GANHO DE TEMPO COM FAIXAS DE ÔNIBUS:

De acordo com levantamento do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo de 2015, após a implantação de faixas de ônibus, as viagens se tornaram mais rápidas. No horário de pico da manhã, na direção bairro-centro, o tempo dos trajetos dos ônibus diminuiu de 66 minutos em 2012 para 61 em 2014. No pico da tarde, na direção centro-bairro, passou de 69 minutos para 64 minutos.

Já um estudo de 2014 feito pela CET- Companhia de Engenharia de Tráfego em 59,3  quilômetros de faixas indicou aumento de velocidade média dos ônibus de 12,4 quilômetros por hora para 20,8 quilômetros por hora. Ainda segundo a CET, o maior ganho foi na faixa da ponte do Jaguaré, na região Oeste, com aumento de 317,3% na velocidade, passando de 10,8 quilômetros por hora para 44,9 quilômetros por hora. Na rua Voluntários da Pátria, o aumento de velocidade foi de 269%. As faixas exclusivas melhoraram a velocidade dos ônibus em 140%, de 12,1 quilômetros por hora para 29,3 quilômetros por hora na avenida Lins de Vasconcelos, na região sul. Na rua Faustolo, o crescimento na velocidade foi de 50,7%,  e na rua Voluntários da Pátria, os ônibus ficaram 15% mais rápidos, ainda segundo este estudo da CET.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: