Sancionado projeto de lei que cria rede empréstimo de bicicletas em terminais de ônibus estações metrô ferroviárias de São Paulo

Em Sorocaba, no interior Paulista, programa de empréstimo de bicicletas é semelhante, inclusive tendo o mesmo nome. Cartão dos ônibus da cidade é usado para retirar as bicicletas. Sistema funciona desde 2012.

Ainda será necessária a regulamentação da lei, o que deve ocorrer em até 60 dias

ADAMO BAZANI

O projeto de lei que institui o Programa Integra Bike São Paulo, consistindo numa rede de empréstimo de bicicletas públicas em terminais de ônibus da cidade, estações da CPTM e do metrô, foi sancionado pelo prefeito Fernando Haddad.

O projeto é de autoria do vereador Paulo Reis e também prevê o compartilhamento de bicicletas na periferia da capital paulista.

O sistema será semelhante ao adotado em diversas cidades e deve funcionar de forma parecida com o Bike Sampa, uma rede privada de empréstimo de bicicletas que hoje tem 279 estações na cidade sendo possível por convênio com Banco Itaú. O banco Bradesco também empresta bicicletas, mas aos domingos para as ciclofaixas de lazer que somam 120,7 quilômetros.

O Integra Bike prevê que a iniciativa privada coloque as bicicletas para empréstimo. Para retirar o veículo, o usuário deve fazer um cadastro prévio no sistema. O projeto prevê também mecanismos de autoatendimento. Todo o processo poderá ser feito por meio do Bilhete Único.

O objetivo é conectar o transporte público ao cicloviário, permitindo que as pessoas usem a bicicleta e continuem o trajeto de ônibus, trem ou metrô. Em 2013, o Metrô chegou a emprestar bicicletas nas estações, mas o programa foi descontinuado por falta de interesse da patrocinadora.

Ainda falta regulamentação, o que deve ocorrer no prazo de 60 dias. Ainda não foram estabelecidos aspectos como se as estações de bicicletas serão implantadas dentro ou fora dos terminais e estações e quantos pontos de compartilhamento devem existir na cidade.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: