Uganda lança micro-ônibus movido à energia solar

Placas de energia solar no teto do micro-ônibus

Kiira Motors acredita que produção em escala comece em 2018

ADAMO BAZANI

A fabricante Kiira Motors lançou em Uganda o protótipo de um micro- ônibus movido à energia solar.

O modelo é o Kayoola que possui duas baterias que recebem energia elétrica produzida depois de placas no teto do veículo captarem luz solar.

Veículo tem dimensões reduzidas e pode chegar a 100km/h

O protótipo pode desenvolver velocidade de 100 km/h e as baterias têm autonomia de 80 quilômetros se estiverem completas e não forem recarregadas. Mas as placas são sensíveis para ter sensibilidade de captarem pouca incidência de luz, permitindo assim a geração de energia para as baterias.

O micro-ônibus tem comprimento total de 9,14 metros e capacidade para 34 passageiros sentados.

Com a apresentação do protótipo, a fabricante quer atrair investidores de todo o mundo. A estimativa é que possa ser produzido em escala a partir de 2018, com o empreendimento podendo gerar mais de 7 mil empregos diretos e indiretos em Uganda.

Até 2039, a Kiira Motors acredita que todas as peças e a tecnologia do veículo sejam produzidas em Uganda. Hoje seria necessária a importação de parte dos componentes.   Com a nacionalização, o preço do micro-ônibus a energia solar poderia chegar a US$ 58 mil.

Acompanhe vídeo de apresentação:

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

2 comentários em Uganda lança micro-ônibus movido à energia solar

  1. Esse é feio hein…..

  2. FALTA MUITAS INFORMAÇÕES, MAS ESTA VALENDO. CUSTO BENEFICIO É ENORME VEJA POR EXEMPLO A IBRAVA-RS , FECHANDO POR 60 DIAS , ESSA É A HORA DO GOVERNO AGIR EM DEFESA DAS INDUSTRIA NACIONAL.SÓ PROPAGANDA EM TV , NÃO SE RESOLVE NADA?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: