Dos 12 corredores de ônibus prometidos para 2014 em São Bernardo do Campo, apenas um deve ficar pronto até o final da gestão Marinho
Publicado em: 5 de fevereiro de 2016
O maior corredor, o Leste Oeste, só deve ser concluído em junho de 2017
ADAMO BAZANI
Anunciado como uma das soluções para mobilidade em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o Programa de Transportes Urbanos da cidade apresentado em abril de 2012 não vai ser entregue pela gestão do Prefeito Luiz Marinho. Entre as promessas do programa estava a conclusão de 12 corredores de ônibus e quatro terminais até 2014.
Para o programa, o governo municipal conta com US$ 250 milhões do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Com o decorrer do tempo, diante de dificuldades financeiras e também em relação aos projetos, a prefeitura mudou a meta e prometeu a entrega de 12 quilômetros de corredores de ônibus 2014. Só que esta meta também não foi cumprida.
Agora, em 2016, a estimativa é de que apenas o corredor da Estrada dos Alvarengas seja entregue à população.
O Corredor Alvarenga vai sair do Terminal Alves Dias, que está em construção, e seguir pela estrada dos Alvarengas, avenida Robert Kennedy até a região da Avenida Piraporinha, dando acesso para o município vizinho: Diadema, somando 3,6 quilômetros.
O maior corredor de ônibus e que promete desafogar até 40% do trânsito em São Bernardo será o corredor Leste Oeste, que deve ter 13,6 quilômetros de extensão e cruzar a cidade. As obras já iniciaram, mas o caminho para o transporte público só deve estar completamente pronto em junho de 2017, de acordo com a mais recente promessa da prefeitura de São Bernardo do Campo.
Com os 13,6 quilômetros, o Corredor de Ônibus Leste-Oeste de São Bernardo do Campo vai desde o km 22 da rodovia dos Imigrantes, perto do limite com Diadema, até a Praça dos Bombeiros, passando pela estrada Samuel Aizemberg, passando pela avenida José Odorizzi, viaduto Tereza Delta, avenidas Francisco Prestes Maia e Tiradentes.
As obras devem custar R$ 419 milhões, sendo que R$ 247 são provenientes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento com a seguinte divisão: R$ 165 milhões liberados por financiamentos e R$ 82 milhões provenientes do Orçamento Geral da União. A contrapartida do município é de R$ 172 milhões.
O pacote de corredores e terminais prometidos no Plano de Transportes Urbanos de São Bernardo do Campo engloba os seguintes espaços:
– Corredor de Ônibus Faria Lima
– Corredor de Ônibus Jurubatuba
– Corredor de Ônibus Montanhão
– Corredor de Ônibus Ferrazópolis
– Corredor de Ônibus Rotary
– Corredor de Ônibus Capitão Casa
– Corredor de Ônibus Castelo Branco
– Corredor de Ônibus Galvão Bueno
– Corredor de Ônibus João Firmino
– Corredor de Ônibus Senador Vergueiro
– Corredor de Ônibus Leste-Oeste
– Corredor de Ônibus Alvarenga
– Terminal de Ônibus Alves Dias
– Terminal de Ônibus Batistini
– Terminal de Ônibus Vila São Pedro
– Terminal de Ônibus Rudge Ramos
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Pra que corredor no Battistini??? kkkk….Corredor na Jurubatuba e na Faria Lima para que??? Só utilizar o da Metra na cupece a SPTRANS usa…..privilegiar só os passageiros da metra e os outros onibus?? não há necessidade de gastar dinheiro com corredor na jurubatuba e nem na faria lima..é só melhorar o da metra…..aí usa-se o dinheiro para outras coisas que tb são importantes