ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO: Passeios em ônibus antigos e em trólebus são atrações na cidade

O-355

Ônibus Monobloco que deve ser uma das atrações em passeios que vão abraçar São Paulo de um jeito diferente em seu aniversário.

Capital Paulista completa 462 anos. Voltas pela cidade em ônibus especiais e trólebus são maneiras de vivenciar São Paulo de uma forma diferente

ADAMO BAZANI

São Paulo, a cidade acolhedora, que recebe a todos e que reúne um pouco de todo mundo em seu vasto território, completa 462 anos nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2016, e pode ser abraçada de um jeito diferente.

Entre as várias atrações em comemoração ao aniversário da maior cidade da América Latina, estão dois passeios pouco comuns para grande parte de quem passa pela cidade com a pressa do dia a dia. Um dos passeios, já é atração tradicional, e é feito em trólebus. O outro vai ser em dois ônibus antigos restaurados. Em ambas atrações, os veículos vão percorrer pontos turísticos da cidade muitas vezes que passam desapercebidos pelos olhares de quem vive da cidade, mas nem sempre vive na cidade.

TRÓLEBUS E ELÉTRICOS A BATERIA:

Especificação K10 - Banner-page-001

O passeio de trólebus já está na décima primeira edição, que vai contar com um ônibus elétrico à bateria de 12 metros de comprimento, que já foi usado em edições anteriores, e um de 15 metros e três eixos, este de forma inédita, que foi apresentado recentemente e está em testes.. A volta pelos pontos turísticos da região central da capital paulista dura 40 minutos e o passeio é gratuito. Os trólebus partem a cada quatro minutos do Pateo do Colégio somente com passageiros sentados. Um dos pontos fortes é que guias de turismo vão dentro dos veículos contando um pouco da história da cidade através de praças, viadutos, monumentos e edifícios que podem ser apreciados durante o passeio.

Não é necessário reservar vaga. Basta chegar ao Pateo do Colégio. Os passeios ocorrem das 9h às 15h., mas às vezes é necessário ter paciência nas filas. No local também haverá outra atração especial, o Trovadores Urbanos, que vão cantar e tocar MPB e Choro.

O trajeto comtempla os seguintes pontos:

Páteo do Colégio, Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Biblioteca Mário de Andrade, Largo São Francisco e Catedral da Sé.

ÔNIBUS HISTÓRICOS:

Outro passeio interessante que vai ser realizado no aniversário de São Paulo, mas que já está com as inscrições encerradas é o Bus Brasil Tour.

Um Monobloco O-355 Mercedes Benz, de propriedade da Suzantur, e um Monobloco O-364 Mercedes Benz, da Viação Gato Preto/Gatti vão a partir das 08h30,  percorrer pontos turísticos da cidade de São Paulo. O interessante deste passeio é que além de monumentos da cidade e edifícios antigos poderem ser vistos de uma maneira diferente, com mais tranquilidade, a viagem a bordo destes veículos históricos aumenta mais o clima de nostalgia e de interesse sobre como a cidade se desenvolveu com a ajuda dos transportes de passageiros, sejam urbanos, metropolitanos, de fretamento e rodoviários.

Os pontos visitados devem ser os seguintes – não necessariamente na ordem: Terminal Rodoviário do Tietê, Ponte Octavio Frias de Oliveira, Aeroporto de Congonhas, Parque do Ibirapuera, Estádio do Pacaembu, Memorial da América Latina, Praça da República, Praça Ramos de Azevedo, Largo São Francisco, Vale do Anhangabaú, Bairro do Bixiga, Praça 14 Bis, Viaduto Maria Paula, Praça João Mendes, Museu do Ipiranga, Praça da Sé, Largo São Bento, Paissandu, Estação Júlio Prestes, Estação da Luz, Museu dos Transportes – Gaetano Ferolla, onde podem ser conferidos modelos antigos de ônibus, trólebus, bondes, carros, todos restaurados e preservados,além de fotos, uniformes, passes, fichas e miniaturas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. humberto disse:

    Legal mas até a página 2.
    Os ônibus de 2 andares já estavam prontos para circular em outubro de 2015 e até agora nada! Lamentável como as coisas aqui nesse país caminham a passos de lesma com sarampo!!!

    1. Paulo Gil disse:

      Humberto, bom dia.

      Mas com certeza faltou carimbar a folha 20 cor de rosa, juntar a guia de recolhimento, ptocololizar no segundo andar, pegar o visto da fiscalizadora, enviar para a garagem.

      Isso se tiver a requisicao do Diesel e se o chefe nao estiver de licenca.

      Brasillllllllllllllllllll

      Quem sabe quando Sampa fizer 500 anos.

      Isso se nao precisar refazer o cambio.

      Abcs,

      Paulo Gil

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Na especificacao do BYD, faltou um item importantissimo para os passageiros – a largura util do corredor de apoio de braco ate o outro apoio debraco.

    Pode ser que eu esteja mal informado, mas so fiquei sabendo agora pelo Blog do Bus Brasil Tour, nao sei se houve divulgacao na midia, nao vi nada no SP TV.

    Esse 364 deve ser aquele com as cores legitimas da verdadeira Viacao Gato Preto, mas pelas fotos que vi na Internet nao ha nenhuma inscricao, nem o prefixo 57 que era da Gato Preto.

    Bom esse ja era, quem sabe numa proxima eu esteja mais bem informado ou este e um tour para uma lista de passageiros “VIP”.

    Apesar de todo o stress dessa cidade, Parabens Sampa e que cuidem mais de voce.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading