Haddad se mostra contrário a passe livre e não vai revogar aumentos

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Segundo o prefeito de São Paulo, impacto de tarifa zero seria de R$ 8 bilhões, o equivalente a arrecadação integral do IPTU

ADAMO BAZANI

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se mostrou contrário à proposta de implantação do passe livre para todos os passageiros de ônibus na capital paulista nas condições atuais.

Em entrevista ao ValorPro, serviço de informação em tempo real do jornal Valor Econômico, Haddad disse que a proposta de tarifa zero neste momento não é viável para a cidade de São Paulo, como defende o MPL – Movimento Passe Livre. O prefeito ainda complementou dizendo que São Paulo hoje tivesse tarifa zero, seriam necessários R$ 8 bilhões em subsídios anuais, praticamente o mesmo valor que hoje a prefeitura arrecada com o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.

Haddad afirmou ao jornal que não vai revogar o reajuste de R$ 3,50 para R$ 3,80 das tarifas de ônibus, como pede o MPL.

O prefeito Fernando Haddad também disse que será possível com a renegociação das dívidas da prefeitura com a União, conseguir recursos para financiar obras que dependeriam de verbas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, mesmo sem apoio do Governo Federal. De acordo com regras do PAC, para que o financiamento seja liberado, a prefeitura deve começar as obras e os projetos com recursos próprios. Com as contas públicas em dia, é possível conseguir empréstimos no mercado financeiro para começar essas intervenções e depois receber as verbas do PAC. No entanto, na entrevista, Haddad reconhece que por causa da crise econômica e fiscal, a União tem liberado menos recursos pelo PAC.

Boa parte da meta de 150 quilômetros de corredores de ônibus, prometidos por Haddad durante a campanha de 2012 para ser entregues até o final do mandato em 2016, depende justamente de verbas do PAC. Por causa dos problemas de liberação de recursos e da suspensão das obras depois de suspeitas de irregularidades, como sobrepreço, de mais de 40 quilômetros em diversos trechos, por parte de TCM – Tribunal de Contas do Município, e por recomendações de bloqueio do TCU – Tribunal de Contas da União, a meta é considerada quase impossível de ser cumprida.

O prefeito Fernando Haddad também afirma que é uma conquista o número de ciclista ter dobrado na cidade de São Paulo depois da implantação das ciclovias e nega que faz uma administração de ódio ao automóvel. Confira na íntegra a entrevista ao ValorPro.

Valor: Como o senhor vê a atuação da polícia nas manifestações contra o reajuste da tarifa?

Fernando Haddad: A polícia não está sob meu comando, infelizmente. No mundo inteiro, a polícia é em geral civil e subordinada à municipalidade, que é o melhor modelo. É difícil fazer avaliação de uma corporação que não está sob seu comando, até porque você pode sofrer as consequências disso, como aconteceu em 2013, em que a partir de um breve comentário meu nós sofremos no dia seguinte as consequências. Quase perdemos dois prédios históricos da cidade, a sede da prefeitura e o Theatro Municipal.

Valor: Houve retaliação do governo estadual?

Haddad: Não estou dizendo que houve retaliação, mas quando disse que alguns protocolos não haviam sido observados [pela PM], no dia seguinte os prédios da prefeitura ficaram sem proteção e nós quase perdemos a sede da municipalidade e o Theatro Municipal, que quase foram incendiados. Tive que recorrer ao próprio governador e pedir para que os prédios fossem protegidos. São situações que aprofundam a crise institucional, colocando em risco as regras que temos que defender, que é da democracia e do convívio pacífico. Neste momento, a municipalidade está fazendo o que lhe cabe, que é mobilizar o Ministério Público Estadual, que estava distante e que tem o dever e poder de ajudar. O MPE pode ajudar a interpretar a Constituição e colocar certas balizas. São Paulo tem sido palco de manifestações e muito mais numerosas. Tivemos no segundo semestre de 2015 manifestações com 20 mil a 50 mil pessoas, sem nenhum incidente. São Paulo convive bem com as regras democráticas e sempre que há violência a cidade se ressente.

Valor: Os protestos são contra o aumento da tarifa que o senhor e o governador promoveram. Há chance de o senhor revogar o aumento?

Haddad: Fechamos o mês de dezembro com 530 mil estudantes no Passe Livre, a um custo de R$ 700 milhões por ano para a municipalidade. Só o Passe Livre Estudantil, que foi um gesto de diálogo com o movimento, corresponde a um subsídio de R$ 700 milhões por ano. É o orçamento da Secretaria da Cultura, por exemplo. O Passe Livre Estudantil abrange 70% dos alunos, todos de escola pública e baixa renda. O resto tem renda. Além disso, tem subsídio ao idoso. Diminuímos a idade para 60 anos – os homens eram 65 anos. No total, são 22% de passagens gratuitas, 2,2 milhões de pessoas que não pagam passagem de ônibus, a um custo de quase R$ 2 bilhões. O subsídio aprovado no primeiro ano do meu governo era de R$ 600 milhões.

Valor: Os manifestantes alegam que o aumento compromete a renda do trabalhador e beneficia as empresas de transporte. O repasse às empresas aumentou 17% entre 2014 e 2015, mas o número de passageiros caiu 1%…

Haddad: O trabalhador tem vale-transporte. O estudante está mais preocupado com o trabalhador do que com… Acho isso estranho, só os estudantes estão na rua. Não tem aumento de repasse. Tem aumento de subsídio. Alguém tem que pagar o passe livre. A pauta do movimento, de Passe Livre para todos, significa R$ 8 bilhões de subsídio. É óbvio que alguém pode propor isso. Quem sabe não aparece um candidato que defenda essa tese, que fale ‘olha, vou pegar todo o IPTU da cidade – que é mais ou menos o que custa o sistema de transporte-, e vou usar para passagem grátis para todo mundo’?

Valor: Então não vai revogar?

Haddad: Estou dando as condições para que as pessoas julguem o que está se falando. Em outubro vamos fazer esse debate, é ano eleitoral. Vamos discutir de forma madura. O dinheiro da prefeitura é dinheiro do povo. Se o povo entender que vale a pena colocar 100% do IPTU no transporte tirando de saúde, educação, é um direito da democracia, mas tem regras democráticas para decidir isso. O ano é muito propício para discutir isso.

Valor: A política econômica do governo federal atrapalhará sua candidatura?

Haddad: Antes da troca do ministro da Fazenda, em virtude dos desequilíbrios que foram acumulados ao longo do tempo, como acúmulo de desonerações, swap cambial e tarifas administradas, acumulamos um passivo, sobretudo em 2013, 2014. O governo considerou importante esse modelo para manter o nível de atividade e o nível de emprego, mas chegou ao esgotamento, a economia mundial não permitia que esse modelo que pudesse prosperar. Estamos vivendo um momento de transição e isso implica sacrifícios para quem está no governo. É mais fácil para a oposição do que para o governo.

Valor: Como o senhor avalia o primeiro ano da política econômica, com Joaquim Levy, voltada basicamente para o ajuste fiscal? E a política de juros do Banco Central?

Haddad: Acumularam-se passivos importantes e houve um esgotamento desse modelo. A transição se impôs. O governo a partir daí fixou dois objetivos de curto prazo. Equacionar o problema da relação dívida/ PIB e trazer a inflação para o centro da meta. Essas duas metas eram impossíveis de serem atingidas da maneira como se previa porque a política monetária corroía o ajuste fiscal e obviamente tem que ter uma recalibragem da política econômica… À luz do passivo acumulado, essas metas eram tão exigentes que provocariam uma retração econômica muito forte, como aconteceu. Estamos com novo ministro e temos que aguardar. A aposta que se faz com Nelson Barbosa é que ele promova essa recalibragem para que a transição seja menos dolorosa do ponto de vista social e recupere a confiança dos agentes econômicos. Uma boa parte da crise não é econômica. Tem outra dimensão, que é a questão da base de sustentação do governo, que precisa ser resgatada. Outra dimensão é o efeito das ações de combate à corrupção. Isso está afetando a economia.

Valor: É possível uma guinada do governo à esquerda?

Haddad: Não acho que se trata de esquerda ou direita. Trata-se de conduzir uma transição para um novo ciclo de desenvolvimento em função do fato dos dez anos de crescimento que tivemos. Essa transição vai ter que ser feita com muita sabedoria, senão vai comprometer avanços sociais importantes e isso de certa maneira pressiona muito a política. O eleitorado se ressente.

Valor: E o que a prefeitura pode fazer para ajudar o governo a estabilizar a economia, se não voltar o crescimento?

Haddad: A prefeitura está em seu melhor momento. Com a renegociação da dívida trouxemos o nosso endividamento para menos de 85% da nossa receita líquida real, o que coloca São Paulo numa posição privilegiada em relação a outros entes da federação. Isso abre espaço para financiar o nosso PAC mesmo eventualmente sem apoio federal. Pelo terceiro ano consecutivo estamos batendo recorde de investimento, com R$ 4,5 bilhões. Estamos com uma folha controlada na casa de 35% da Receita Líquida Real contra 46% do Estado, 45% da Prefeitura do Rio, que são os entes que têm rating parecido com a capital. Não estou com obra parada, nem suspendi obra nenhuma. Creio que nesse último ano de mandato possamos atingir entre R$ 17,5 bilhões e R$ 18 bilhões de investimento no quadriênio, o que é um recorde histórico.

Valor: A prefeitura esperava cerca de R$ 8 bilhões da União e até agora só uma pequena parcela desse montante foi repassado. O senhor cobrou recentemente R$ 400 milhões. O governo federal tornou-se mais um problema do que solução?

Haddad: Com a crise, o repasse federal de todas as unidades da federação caiu demais. Não foi diferente em São Paulo. Agora muitas coisas estamos fazendo com recurso próprio. Meu dever é sempre buscar recurso.

Valor: O senhor tem sido criticado por não cumprir as metas de seu governo, em áreas importantes como saúde, educação e transporte…

Haddad: Isso vai se provar falso.

Valor: Da meta de construção de 20 CEUs, por exemplo, a prefeitura só entregou um. Dos três hospitais, só um está pronto. A meta dos corredores de ônibus não deve ser cumprida, nem a de zerar o déficit de 150 mil vagas em creche…

Haddad: Vou entregar 15 CEUs e deixarei cinco com as obras iniciadas. Entreguei um, oito já estão em obras e seis entrarão em obras no dia 22. São 12 meses de obra para construi-los. Vou entregar dois hospitais e um vai estar atrasado seis meses porque o metrô requisitou a área para fazer a estação Brasilândia. Perdi seis meses para deslocar o hospital e sobrar área para o metrô. Não acho que a Brasilândia vai ficar chateada de ganhar um hospital junto com uma estação do metrô. Vou entregar o hospital Parelheiros até agosto, setembro deste ano e Brasilândia até junho, julho do ano seguinte eu entrego. Abri 90 mil vagas de educação infantil, é o recorde da história da cidade. Com o país em recessão, abri mais vagas do que todos os antecessores. Vamos divulgar que o déficit de vagas em creches caiu para menos da metade.

Valor: O cronograma não está muito atrasado?

Haddad: Houve atraso, por várias razões. Tive que colocar R$ 2 bilhões de subsídios que não estavam previstos. Não prometi Passe Livre para estudante. Isso tirou dinheiro de obra. Tive a crise dos precatórios, que o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional. Devo terminar o meu mandato com a economia brasileira encolhendo uns 5% ou 6% e tivemos uma inédita decisão do Tribunal de Justiça suspendendo a atualização da planta genérica do IPTU. Nenhum prefeito conviveu com nenhuma dessas quatro condições e nenhum dos que me antecederam suportaria qualquer uma dessa quatro. Eu não só suportei essas quatro como bati recorde de investimento. Quem é que enfrentou esse cenário adverso no passado?

Valor: Marta Suplicy assumiu uma prefeitura falida, por exemplo.

Haddad: O que é isso? Eu era secretário-adjunto de finanças daquela gestão e não fez nem cócegas perto do que enfrentei. Eu resolvi o problema do [Celso] Pitta em 90 dias.

Valor: O senhor terminou 2015 com uma rejeição de 49%, segundo pesquisa Datafolha. É possível reverter essa má avaliação a poucos meses das eleições?

Haddad: Em 2012, a pesquisa Datafolha da véspera do primeiro turno me dava 20%, sete pontos percentuais atrás do Russomanno. Respeito instituto de pesquisa, mas a vida não é assim.

Valor: Uma das principais bandeiras da sua gestão, as ciclovias, são alvo de críticas de que foram feitas sem planejamento e muitas estão ociosas..

Haddad: Quase dobrou o número de ciclistas na cidade. Segundo pesquisa do Ibope, aumentou 70%. Não teve divulgação dessa pesquisa do Ibope porque a imprensa é muito contra o programa de mobilidade da prefeitura. Todos os editoriais, sem exceção, são contra o plano de mobilidade. Faixa de ônibus, ciclovias, redução da velocidade, abertura de ruas aos fins de semana para o lazer. Não conheço nenhum veículo de comunicação que tenha feito um gesto na direção do que eu considero a modernidade. Sobre a redução da velocidade, prefiro ser criticado e ter salvado 300 pessoas, que deixaram de morrer em um ano no trânsito. Foram cerca de dez mil feridos a menos. Ouço os técnicos da CET e não faço demagogia com a vida dos outros. Segui orientação técnica e os resultados estão ai, para ninguém mentir. É a velocidade máxima nas cidades europeias todas [50 km/h]. Fomos todos muito criticados pelo plano de mobilidade. O engraçado é que é uma lei federal.

Valor: Existe uma espécie de ódio ao automóvel pela administração?

Haddad: Em São Paulo ninguém discute mais semáforo. Investi R$ 220 milhões na reforma semafórica da cidade. Em dia de chuva chegamos a ter 400 semáforos em amarelo piscante ou apagado. Hoje nossa média é menos de 0,5%. De 6.400 semáforos, chegamos a ter mais de 6% comprometidos com chuva.

Valor: O senhor enfrenta dificuldades também na periferia, reduto eleitoral petista, que será disputado por Russomanno e Marta Suplicy. Quais serão suas marcas?

Haddad: Vamos entregar 20 hospitais-dia e 10 hospitais-dia móveis, 3 hospitais gerais, 16 UBS, 15 UPAs, CEUs, a duplicação de vias importantes, obras de drenagem, muita coisa. Mais do que qualquer prefeito me antecedeu, em condições econômicas mais favoráveis. Todo mundo dizia que eu iria perder a eleição em 2012. Não vi nenhum analista falar que eu ganharia.

Valor: A campanha será mais curta neste ano e o senhor terá menos tempo para tentar melhorar a avaliação do governo. Essa mudança prejudicará sua candidatura?

Haddad: Se a campanha é mais curta, é mais tempo para eu trabalhar.

Valor: A campanha será também a primeira sem doação empresarial. Em 2012 a receita de sua campanha foi de R$ 42 milhões que arrecadou, só 0,3% foram de pessoas físicas. Qual será o impacto nas campanhas?

Haddad: É bom. Ninguém vai ter [doação empresarial]. Todos os candidatos passarão pela mesma situação. O bom é que vale para todos. Sempre fui contra doação empresarial. Espero que mude muito a campanha. A doação empresarial é péssimo exemplo para democracia e está na raiz de muitos problemas que vivemos no país.

Valor: O senhor está decepcionado com a política?

Haddad: A situação está muito crítica e o pior não é isso. É que a situação atual afasta as pessoas de bem da política. A política está cada vez menos convidativa, em parte porque a classe política de bem está se degradando. Não há processo de regeneração e em parte porque não há por parte daqueles que acompanham a politica o desejo de discernir o bom do ruim. Quando você coloca todo mundo na mesma vala, você piora a seleção. É o que está acontecendo no Brasil. Toda classe política, independentemente de indivíduos corretos ou incorretos, todos estão sendo colocados na mesma vala comum e o cidadão, por falta de informação de quem é ético e quem não é, opta por outras variáveis para escolher, que não são as melhores para sanear o sistema. Tem um círculo vicioso, que leva a crer que Ulysses Guimarães estava certo. Está reclamando desse Congresso? Vamos ver o próximo. É o que está acontecendo no Brasil.

Valor: Diante desse quadro o senhor pretende se distanciar do PT?

Haddad: As pessoas de bem estão cada vez mais desinteressadas da política. É ruim para você, para o cidadão comum. Não vejo um esforço da sociedade, em geral, de criar as condições para que as pessoas possam discernir. Então as rotulações, as criminalizações coletivas estão sendo a marca da política atual e da comunicação também. Tenho dito sempre que vou dar palestra sobre o assunto – e sou razoavelmente bastante convidado para falar sobre o assunto – digo que a honra do indivíduo é um atributo dele, mas não é um ativo dele, é da sociedade. Nós deveríamos aprender a defender a honra de quem tem, independentemente de nossas posições ideológicas. Isso não está sendo feito nem pela imprensa, por ninguém. Então lamento, mas isso é o caminho da tragédia, não da regeneração. A partir do momento que eu não tenho coragem de sair em defesa de um adversário político que é honrado, não estou contribuindo para melhorar a sociedade.

10 comentários em Haddad se mostra contrário a passe livre e não vai revogar aumentos

  1. Antonio Idevano dos Santos // 15 de Janeiro de 2016 às 13:14 // Responder

    Como é esta história dos ¨JÊNIOS DO TRANSPORTISMO¨, da tarifa zero, do almoço grátis ? De onde virão os recursos para viabilizar um sistema grandioso e complexo como o da maior cidade brasileira ? Existe algum país no mundo que pratique a tarifa zero ?

  2. acho que esse prefeito não teve infância, so pensa em bicicleta!

  3. Amigos, boa noite.

    Se continuarem a refazer todo o pavimento recapiar as “ciclotintas” já pintadas e de quase nenhuma utilização como estão fazendo, e cujas bykes não têm placas, não pagam DVPAT-byke e nem IPVMP (Imposto de Veículo Movido a Pedaladas) e nem são multadas por excesso de velocidade; DESPERDÍCIO POR DESPERDÍCIO, é melhor a tarifa zero.

    Pega os 8 bilhões do IPTU de Sampa e custeia o buzão pronto.

    Assim as verbas públicas serão mais bem gastas, sem desperdício, e sem uso inadequado .

    E acaba essa ladainha de licitação e quebra quebra em Sampa.

    Eu gosto do buzão, mas tanta ineficiência e ineficácia cansa.

    Att,

    Paulo Gil

  4. Melhor prefeito que a cidade já teve. Está civilizando um bando de carrocratas coxinhas sem nenhum repeito pela cidade jogando lixo pela janela dos seus SUVs e depois reclamando da sujeira na cidade. Não respejtam pedestres, ciclistas, idosos, ninguem. Reclamam das ciclovias, mas nenhuma selas sequer tirou faixa de rolamento de carros. Criticar o governador que nao sabe cuidar da água e gasta aos tubos em obras absurdas sem entregar 1 km sequer de metro, isso ninguem critica.

    • Melhor prefeito kkkkkkk tu mora aonda na disneylândia, você é mais um daqueles que acha que quem critica o PT é rico, sendo que os maiores apoiadores do Malddad são sempre as familias mais ricas da cidade, pobre detesta o PT.

    • Isso é papo de militância de esquerda mesmo. Eu também questiono se fazem quebra-quebra por R$ 0,30, por que não fazem quebra-quebra pelos milhões que a corja do PT e PMDB roubou dos cofres públicos e que muita coisa poderia ser feita em favor do povo que dizem tanto defender? Jogar lixo pelas janelas não é exclusividade de quem anda de carro bom, pois o que há disso nos ônibus da cidade… até mãe ensina seus vícios ao seu filho, de jogar lixo pela janela. Lamentável, isso sim tem haver com a falta educação do brasileiro em geral, aí que adianta reclamar depois da cidade estar suja? respeitar pedestres? Sinalização? poxa que engraçado isso é uma coisa que não vejo nos ciclistas, pois se não tiver aqueles funcionários que ficam monitorando as ciclovias em cruzamentos de ruas ou de faixas de pedestres, nem querem saber se o semáforo está fechado e se tem gente atravessando, vão metendo a bicicleta ali e o resto que dane-se, por que aquele farol vermelho é para os carros – ora não quer também transitar pelas avenidas de SP? Também tem que respeitar a sinalização! E o que dizer das muitas faixas de tinta Suvinil que mal são utilizadas? como será que ficou o fluxo de carros nessas avenidas e ruas? Quantas pessoas não se acidentaram ou até mesmo perderam a vida nessas ciclovias mal construídas? Será que teve estudo e planejamento para implementação dessas ciclovias? O foco não é mobilidade urbana? então por que não colocar o transporte público em primeiro plano? Por que não se construiu mais corredores de ônibus ao em vez de soluções tapa buraco como faixas exclusivas? que elas ajudaram um pouco sim, mas teria mais eficiência em algumas avenidas da cidade se tivesse o seu próprio corredor em vez das faixas. Ademais, há lugares que em vez de se instalar uma ciclovia para beneficiar milhares, poderia ser construído um corredor de ônibus para beneficiar milhões de passageiros que utilizam esse transporte, enquanto as ciclovias poderiam serem instaladas em ruas paralelas, onde funcionariam da mesma forma e não haveria impactos no transito local. Se há dinheiro para gastar com faixas que nem utilizadas são, por que não usar esse dinheiro para negociar com as tais cooperativas que viraram empresas, e que por motivos de aumento da carga tributaria a pagar em contraste com o repasse do percentual de passagens da prefeitura a elas, mandou embora milhares de cobradores, ficaram desempregados e agora ainda há muitos que não sabem o que fazer. Isso sem contar os motoristas que estão realizando dupla função. Isso é legal? A prioridade é o bem comum ou é “fazer média” para determinados grupos? O Alckmin realmente deu muitas mancadas com a gente sim (lamentável) falta de planejamento quanto as represas, atrasos em obras do metro, fechamento de escolas públicas, então, tem que ser reclamado sim. Mas tem que deixar de lado esse confronto de ideologias partidárias que existem nesses movimentos e focar mais nas picaretagens desses governantes, porque no fim todos são farinhas do mesmo saco e sempre estão puxando a sardinha para o lado deles e a gente que se ferra.

  5. Amigos, boa tarde!

    Um dia meu pai me disse o seguinte: “Sabe por que os ricos reclamam tanto do transporte publico da cidade sendo que eles nem utilizam? Reclamam porque, para eles, é “injusto” nós, pobres, gastarmos menos e termos quase os mesmos beneficios”. Ele está certissimo: custa R$3,80 para andarmos de onibus ou trem com ar-condicionado e chegarmos até mais rápido que eles. Não estou dizendo que qualidade é boa, muito pelo contrário. Mas esse revanchismo de pegar no pé do Haddad e não do Alckimin é nojento! O Haddad, querendo ou não, está fazendo o que dá com o que tem (exceto as ciclotinta: essas sim são inuteis!). O Tucano impediu acesso a informações importantes até 2025 e ninguem acha estranho?? Como pode?

  6. E porque a pressão só em cima do Haddad?O Alckmin subiu a tarifa e o povo fica pianinho,sera que e porque e do PT?Normal o Alckmin ai a 20 anos e povo tomando na cara e amando,que vergonha,achar ainda que tem politico honesto do PT e PSDB e piada.

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