São Paulo perdeu 13 mil cobradores de ônibus, diz sindicato

Cooperativas se transformaram em empresas para licitação e estão mandando cobradores embora, diz sindicato.

Segundo levantamento da entidade, de 32 mil cobradores, cerca de 1/3 foram demitidos em um ano.

ADAMO BAZANI

O número de cobradores de ônibus na capital paulista tem diminuído sensivelmente, principalmente depois de as cooperativas de transportes terem sido transformadas em empresas de ônibus para o processo de licitação do sistema.

É o que aponta um levantamento do Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo revelado ao jornal Agora São Paulo.

Segundo a entidade, de 32 mil cobradores, em torno de 13 mil foram demitidos no período de um ano. Ainda de acordo com o Sindmotoristas, ao menos 13 empresas que atuam no subsistema local da capital paulista trabalham sem os cobradores.

O maior número de pessoas utilizando o Bilhete Único, a transformação das cooperativas em empresas de ônibus e novos equipamentos de bilhetagem eletrônica podem explicar este número.

O Sindmotoristas promete realizar manifestações e debates sobre o tema. É preocupação da entidade também a licitação dos transportes de ônibus da capital paulista, que está barrada pelo TCM – Tribunal de Contas do Município e é alvo de mais uma ação do Ministério Público de São Paulo. Veja no link: http://wp.me/p18rvS-5He

A licitação prevê a diminuição da frota em aproximadamente 2.000 ônibus, o que para o sindicato, vai interferir no nível de emprego da categoria. Segundo a prefeitura, o edital prevê a presença de cobradores nos ônibus de maior porte da capital paulista.

O sindicato ainda reclama do aumento do nível de estresse dos motoristas que precisam cobrar enquanto dirigem, ampliando os riscos de acidentes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

12 comentários em São Paulo perdeu 13 mil cobradores de ônibus, diz sindicato

  1. Sindicato fazendo seu papel, afinal de conta é da contribuição sindical e mensalidade , pagas ou descontadas de cada cobrador, que vivem estes parasitas membros de diretorias dos sindicatos. Há alguns anos atras não víamos técnicos em telecomunicações fazendo trabalhos nos postes ou nos armários das cias de telecomunicações, hoje os vemos. Há tempos atrás existiam os datilógrafos nos escritórios hoje não existem mais, morreram de tédio ou se aperfeiçoarem e estão noutra atividade? No entanto cabe a estes sindicatos junto a prefeituras oferecer cursos de reciclagens e aperfeiçoamento profissional para os cobradores se encaixarem em outras atividade. Não dá para generalizar mais o uso de cobrador é quase que dispensável, salvo os ônibus de grande porte

  2. PARABÉNS HADDAD! VC É MUITO PIOR Q O FINADO E NÃO SAUDOSO CELSO PITTA! 13.000 PÉSSOAS SEM TRALBALHO NOS ÔNIBUS ! SEU INCOMPETENTE E MONSTRO DE IMPIEDADE MESMO!

  3. Peço desculpas, mas não sinto a minima falta, afinal de que serve hoje cobrador, serve apenas como bagagem, e para atrasar viagens, por que quando o ônibus encosta no ponto final so entram quando o ônibus sai, tem caso que eu já vi de cobrador correr atras do ônibus, profissão extinta bola pra frente.

  4. Haddad empresas e cooperativas todos juntos para escravizar
    Os empregados , motoristas das novas empresas recebem salario inferior ao da categoria e falam que é culpa da prefeitura

  5. Não sei de onde o sindicato tirou isso,agora que lembraram dos cobradores de cooperativas?Porque corte de linha de ônibus não vi nenhum aqui na ZL,cobradores um dia ira acabar se não for com esse prefeito sera com outro.

  6. Amigos, bom dia.

    Duvidas:

    No buzao de Sampa ha a dupla funcao do piloto ????

    Ou a diminuicao do buzao em operacao ja foi reduzida ???

    Talves as duas respostas podem ser verdadeiras.

    Att,

    Paulo Gil

  7. eu fico feliz so em saber que essa pessoa so vai ficar ate o final desse ano.na prefeitura. e ainda esta pensando em ser reeleger ooo coitado!!!

    • Vamos ver se o Russomano que só entende de Procon,o Datena que mete o pau no transporte,e a Marta que acabou com os trólebus serão melhores,cuidado com a síndrome do PT que acham que e o único partido que e ruim.

  8. Parabéns Malddad, graças a deus que esse ai só fica até o fim do ano.

  9. Victor Morais Mdc // 19 de Janeiro de 2016 às 17:49 // Responder

    No Rio, não é diferente, sou ex-fiscal, e desde que fui demitido não consegui trabalhar na mesma, pois, cobrador no Rio não existe mais.

  10. marta sim é uma mulher de fibra que vai fazer alguma coisa com a classe de cobrador não pode deixa as excooperativa faser isso com os cobradores tem muito cobradores que so pode viver diszo pois é doente é precisa sobreviver!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: