Oito ônibus municipais foram depredados em protesto liderado pelo MPL em São Paulo

Manifestante em ato do MPL depreda ônibus pichado com extintor de incêndio. Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Manifestação terminou em confusão na região central de São Paulo. Carros da CET, da SPTrans da Polícia Militar e agências bancárias também sofreram danos

ADAMO BAZANI

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo informou que pelo menos oito ônibus do sistema da Capital Paulista foram depredados no protesto que ocorreu entre a tarde e a noite desta sexta feira dia, 8 de janeiro de 2016, contra o reajuste das tarifas de ônibus, metrô e trens que entrou em vigor neste sábado.

A maioria dos veículos teve vidros quebrados, bancos e portas destruídos e, em um deles, os manifestantes jogaram objetos em chamas para provocar incêndio, mas o fogo não se alastrou.

O protesto foi liderado pelo MPL – Movimento Passe Livre e começou de forma pacífica, mas jovens usando máscaras começaram a provocar a Polícia Militar e a praticar atos de vandalismo.

Houve confronto com os policiais que lançaram bombas de efeito moral.

Manifestantes queimaram lixo e atacaram bens públicos e privados.

De acordo com Secretaria de Segurança Pública, 17 pessoas foram detidas e três policiais militares foram feridos a pedradas.

Além dos oito ônibus, um carro da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, um veículo da SPTrans – São Paulo Transporte e duas viaturas da Polícia Militar foram danificados.

Também foram depredadas três agências bancárias que tiveram os vidros quebrados.

Responsável pelo protesto, o MPL informou que compareceram 30 mil manifestantes. A PM diz que foram 3 mil pessoas.

No Rio de Janeiro, onde também houve aumento de tarifa de ônibus, manifestantes realizaram protestos que também terminaram em violência e confronto com a Polícia Militar.

Os custos de depredações, riscos de operação e avarias também compõem as tarifas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

6 comentários em Oito ônibus municipais foram depredados em protesto liderado pelo MPL em São Paulo

  1. Manifestantes ? Bandidos ainda é pouco pra esses Baderneiros que a Justiça Não Prende, Conversa com o Delegado e Sai de Boa pra Aprontar Mais uma. Alías, até Rojões foram Usados pelos bandidos, que é uma Arma Letal e por isso é uma Tentativa de Homicídio, um Cinegrafista Foi Morto por um Rojão à alguns anos pra Relembrar. Todos esses Bandidos Sempre Fazendo o Mesmo Esquema de 2013, com um dedo de algum Partido Político no Meio. CADÊ A JUSTIÇA PRA ACABAR COM OS BLACK BOSTAS ???

    • Trombadinhas é Muito pouco, Meu Caro, Rodrigo Santos, São Bandidos Marmanjos com Barba na Cara e Pêlo no Nariz, pra Não Dizer Outra coisa. A Polícia Militar Senta Borracha, Prende e Depois Solta ? Assim não dá, marco véio !!!

  2. MANIFESTANTES ?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK “TÁ SERTÚ!!” KKKKKKK
    VAGABUNDOS! AMIGOS DO PT ISSO SIM ! TUDO TEATRINHO!

  3. NA APROXIMA MANIFESTAÇÃO VAMOS PROTESTAR TODOS COM LENCINHOS BRANCOS ABANANDO OS AO VENTO, NÃO TEM MOCINHO NESTE FILME DE TERROR, NOSSO TRANSPORTE PUBLICO NÃO TEM NINGUEM QUE ESCAPE E SO TRATADO, O QUE ESTAMOS VENDO E RESULTADO DA MAIS PROFUNDA, DESESPERANÇA DA POPULAÇÃO, E DESCASO DOS GOVERNANTES, CADE A LICITAÇÃO, PAROU PORQUE?, O QUE VOLTOU A RODAR DE ÔNIBUS VELHOS EM SP E BRINCADEIRA, TUDO PELO LUCRO, E O NOSSO PREFEITO VIVENDO NO MUNDO DAS BICICLETAS.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: