Aumento de tarifa de ônibus deve ter impacto inicial de 0,2 ponto porcentual na inflação

Aumento de tarifa já deve ter Impacto inicial na inflação

Cálculo é da Tendências Consultoria Integrada. Peso maior é das tarifas de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e  Rio de Janeiro

ADAMO BAZANI

Os aumentos nas tarifas de ônibus em diversas capitais brasileiras neste início de ano devem gerar, no mínimo, o impacto de 0,20 ponto porcentual na inflação. O cálculo é da Tendências Consultoria Integrada para o jornal O Estado de São Paulo.

Já segundo a LCA Consultores, as tarifas devem ter Impacto final de 0,31 ponto porcentual da inflação de 2016, já excluindo passagens aéreas e transporte escolar.

Os preços controlados, como transporte público, combustíveis e energia elétrica, tiveram peso significativo na inflação dos últimos 12 meses que, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA chegou a 10,48% .

Somente os aumentos no Rio de Janeiro e em São Paulo devem gerar um impacto de 0,07 ponto percentual na inflação, cada um.

Segundo o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, somente o ônibus urbano responde por no mínimo 2,55% dos gastos das famílias brasileiras, em média.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

4 comentários em Aumento de tarifa de ônibus deve ter impacto inicial de 0,2 ponto porcentual na inflação

  1. Adamo como esta o processo da licitação na cidade de São Paulo, parou?, vejo que a renovação da frota parou, por que as empresas não sabem como vai ficar, o prefeito precisa tomar alguma providencia, o transporte em SP ficou estagnado,

  2. Adamo, você sabe me explicar o motivo/justificativa dada pela a Prefeitura em exigir que as cooperativas de perueiros se transformassem em empresas de ônibus?? A remuneração paga a elas não era menor que as pagas aos empresário de ônibus? Não estão querendo reduzir custos? O serviço era mal prestado ? mas não são eles que irão concorrer novamente no processo licitatório como pequenos empresários??

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: