Confira se para você vale mais a pena o Bilhete Único Mensal ou  Bilhete Único Semanal com aumento de tarifa

Publicado em: 4 de janeiro de 2016

onibus

Ônibus em São Paulo. Em grande parte dos casos, vale mais a pena o Bilhete Único Mensal ou Semanal

No caso da modalidade mensal, a partir de 36 viagens já vale a pena e no caso da semanal, sai mais barato manter esse bilhete se uso for de 10 viagens para cima

ADAMO BAZANI

Com o aumento das tarifas de ônibus municipais em São Paulo, trem da CPTM e metrô, a partir do próximo sábado 9 de janeiro de 2016, as modalidades mensal e  semanal do bilhete único se tornam mais vantajosas já que elas não terão reajustes.

A tarifa unitária vai de R$ 3,50 para R$ 3,80 e a integração entre ônibus e sistema de trilhos de R$ 5,45 para R$ 5,92.

Permanece também sem reajuste o Bilhete do Madrugador nos trens e no metrô, valendo R$ 2,92.

Veja abaixo a partir de quantas viagens vale a pena ter as modalidades temporais de Bilhete Único

– Bilhete Único (só ônibus): R$ 3,80

– Bilhete Único (só trilhos): R$ 3,80

– Bilhete Único (integração ônibus e trilhos): R$ 5,92

– Bilhete Único Diário (só ônibus ou só trilhos): R$ 10 – permanece congelado e vale a pena para duas viagens pagas ou mais

– Bilhete Único Diário (integração ônibus e trilhos): R$ 16– permanece congelado e vale a pena para três viagens pagas ou mais.

– Bilhete Único Semanal (só ônibus ou só trilhos): R$ 38 – permanece congelado e vale a pena para dez viagens ou mais.

– Bilhete Único Semanal (integração ônibus e trilhos):R$ 60 – permanece congelado e vale a pena para onze viagens ou mais.

– Bilhete Único Mensal (só ônibus ou só trilhos): R$ 140 – permanece congelado e vale a pena para 37 viagens ou mais.

– Bilhete Único Mensal (integração ônibus e trilhos): R$ 230 – permanece congelado e vale a pena para 39 viagens ou mais.

– Bilhete Madrugador CPTM:  R$ 2,92, permanece congelado, sendo que o horário vigente é das 04h00 às 05h35

– Bilhete Da Hora – Linha 9 Esmeralda CPTM: R$ 2,92 – permanece congelado, sendo que o horário vigente é das 09h00 às 10h00.

– Bilhete Madrugador Metrô: R$ 2,92 – permanece congelado, sendo que o horário vigente é 04h40 às 06h15.

Tanto para os trens da CPTM, Metrô e ônibus municipais de São Paulo, as modalidades de Bilhete Único devem ser solicitadas no site da SPTrans – São Paulo Transporte: http://bilheteunico.sptrans.com.br/

Tenha em mãos os seguintes documentos e dados:

RG, CPF, CEP residencial e uma foto digitalizada 3X4.

O passageiro deve escolher a opção de envio do Bilhete quando estiver pronto para um posto de atendimento da SPTrans mais perto de casa, escola, faculdade ou  trabalho. A confirmação do cadastro será mandada pela SPTrans por e-mail.  Na hora de retirar o cartão, é necessário apresentar um documento original com foto.

Se não for possível fazer o cadastro pela internet, o passageiro deve imprimir o formulário e colar a foto 3X4  procurar um posto da SPTrans  ou enviar pelo o correio à SPTrans para seguinte endereço:

Rua Três de Dezembro, 34 – São Paulo – SP – CEP: 01014-020.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Rubens Segura disse:

    Alguém poderia me esclarecer qual o motivo de transformar as Cooperativas de Micros em Empresa de ônibus?
    1 – remuneração da prefeitura para as cooper era mais barata, algo em torno de 20% por passageiro transportado;
    2 – politica do molusco quando de seus mandatos era de socializar o sistema nacional através de cooperativas e gerar empregos diretos.
    3 – porque nunca nenhum órgão municipal/estadual/federal quis fiscalizar os desmandos das cooperativas de micros , já que seus conselhos fiscais são manobrados e eleitos pelos Presidentes e diretores das mesmas. Esta omissão faz com que os operadores sejam acharcados e ameaçados pelo PCC.
    4- Ou será que é bem mais fácil pegar PIXULECO de 05/06 Presidentes de empresa de ônibus de que de 2000 operadores de micros/vans??
    É no minimo estranho e se justificarem bagunças dos motoristas e falta de compromisso com os usuários, pra que serve fiscalização e punição??

  2. Juliana disse:

    Gostaria de saber se eu colocar semanalmente 38,00 toda semana eu vou ter que colocar esse mesmo valor ou vai cobrar apenas 3,80 por semana?
    Aguardo Retorno

    1. Deve escolher a modalidade Semanal e usar os R$ 38 na semana. Se quiser que os R$ 38 durem mais de uma semana, deve depositar este valor na modalidade comum.

      1. Juliana disse:

        Então eu não entendi assim se eu coloco 38,00 eu vou pagar uma passagem 3,80 por semana ou vou ter que colocar toda semana 38,00?

      2. Bilhete Único Semanal é R$ 38 por semana e não R$ 3,80 por semana.

      3. Juliana disse:

        Então no caso eu vou gastar 152,00 por mês isso ??

      4. Mas aí neste caso, se você só usar ônibus, é melhor a modalidade mensal, que é R$ 140. Para a integração é R$ 230

      5. Juliana disse:

        Hum entendi eu pensava que ia gastar por mês 38,00 sendo 3,80 por semana no caso eu irei pagar 3,80 e usar uma semana sem pagar nada é isso? outra coisa meu bilhete já esta liberado só falta eu ir retirar quanto qual é o prazo de retirada?

      6. Aí depende de caso quanto à liberação. É melhor ver o caso pontualmente pelo telefone 156

  3. Jonatha disse:

    Fiz o bilhete único mensal mais não sei como faço agora para adquirir a integração ônibus e metro, basta apenas colocar 230,00? Ou teria um outro bilhete específico para ônibus e metrô?

    1. Na hora da compra, deve informar a opção pela integração na modalidade mensal

  4. Leticia disse:

    Se eu recarregar a integração mensal, mas não utilizar todos os créditos, eles acumulam para o mês seguinte ou eu vou perder esse valor? Obg

  5. Blogpontodeonibus eu estou com duvida em relação ao bilhete único mensal,hj fui retirar o bilhete e levei 140,00 reais pra carregar,mas a moça me disse que essa recarga só serve para a utlização do ônibus,mas eu uso o mêtro e onibus e não sabia que pra carregar teria que colocar 230,00 reais. Se eu quiser colocar 130,00 reais ainda esse mês será que o bilhete mensal fica valendo como onibus e metro,pq hj eu nao sabia que pra usar ele como metro e onibus precisava carregar 230,00 e eu só tinha hj 140,00 reais. Por favor me esclarece essa dúvida.

    1. Não é recomendável a complementação, já que o Bilhete Único na modalidade mensal é adquirido em cotas. Assim, você numa vez só compra a cota só para ônibus ou a da integração. Não dá para fazer a compra em duas etapas.

      1. Então vou ter que esperar o mes acabar para poder no próximo mes recarregar o valor de 230,00 reais, isso eu posso fazer né?

  6. Gustavo disse:

    Eu tenho uma dúvida, eu estou gastando por média 200 reais de passagem (ônibus + metrô), sendo que eu pago meia estudantil. Eu liguei na central 156 e pedi pra moça me explicar se pra mim valeria a pena pegar o bilhete mensal de 140 reais ( meia dos 230) e ela disse que não. Ao meu entender eu pago o mensal e posso andar o quanto eu quiser não é? Eu faço 52 viagens ao mês (sendo integração) e pelo que entendi eu pagando o bilhete mensal integração meia economizaria 60 reais. Certo?

    1. O total de viagens no mês é ilimitado na modalidade Mensal. Seria interessante fazer uma experiência, mas acredito que a atendente do 156 tem razão pelo fato de o Bilhete Único Mensal não conceder meia passagem.

  7. Vanessa Ranieri disse:

    A minha empresa consegue creditar o meu vale transporte no bilhete unico mensal sem eu ter feito o cadastro no site?

    1. Seria interessante pedir esta informação no posto da SPTrans

  8. Vanessa Ranieri disse:

    Após ler os comentarios entendi que posso ter o bilhete unico mensal na modalidade com integração onibus no valor de 230,00 e usar durante o mês quantas vezes eu quiser no periodo dos 31 dias datados da recarga?

  9. Vanessa Ranieri disse:

    Como funciona para o empregador, o valor é devolvido para a empresa, quando o funcionario ñ usa o valor total creditado no bilhete unico mensal? É deduzido o valor que sobrou na proxima recarga do mes seguinte para esse funcionário que não usou a cota no mês?

    1. Não. O saldo se esgota em um mês.

  10. Vanessa Ranieri disse:

    Quando o meu vale transporte é recaregado pela empresa no BOM com integração com o metro é possivel eu me cadastrar no bilhete unico mensal? Esse bilhete unico mensal é aceito nos onibus intermunicipais que aceitam o BOm? O bilhete unico mensal após o meu cadastro será o mesmo bilhete unico que ja possuo?

    1. Não. O Bilhete Único mensal é aceito somente nos ônibus municipais de São Paulo

  11. Ana disse:

    Gostaria de saber se o bilhete mensal faz integração pro metrô e ônibus intermunicipal moro em Guarulhos e trabalho em sp

    1. Só com o Metrô. Com o ônibus intermunicipal, não

  12. Eliane Rodrigues disse:

    Já possuo o Bilhete de Empresa, Gostaria de saber se ao solicitar o Bilhete Único Mensal o meu Bilhete de Empresa será cancelado? ou ficarei com 2 Bilhetes?

  13. mariana disse:

    Se eu adquirir o bilhete unico mensal onibus + metro, eu posso usar a vontade ou tem limite?

    posso usar 10 vezes o metro em um dia so?

  14. Dioclides Macena disse:

    Bom dia;gostaria de saber se eu adquirir o bilhete unico mensal metro e onibus ou vice e versa, quantas vezes no mesmo dia posso utilizar este benefício e na mesma catraca ou onibus tem tolerância de quanto tempo para passar novamente.

  15. priscila disse:

    gostaria de saber se adquirindo o bilhete unico mesal integração por exemplo consigo usar de manhã só no onibus e a tarde integraçao onibus e metro

  16. bruna disse:

    Gostaria de saber como funciona o bilhete semanal e diário.
    É colocado a cota determinada e o uso é a vontade?
    por exemplo o diário é R$16,00 p/ integração , eu posso utilizar a vontade no dia ?

  17. Giovane oliveira disse:

    Oi eh tenho o bilhete mesal ,só q ele só passa em ônibus pois é da empresa ,q paga 140 mensal certo.se eu colocar mais os 90reais ,da o para usar como bilhete mensal integrado?

  18. valmira fonseca dos santos disse:

    se eu fizer o bilhete semana sou obrigada a gastar naquela semana,e recarregar toda semana ou não posso recarregar quando quiser,e usar 7 dias independente da semana?

    1. Só quando usar, mas os créditos valem pelo período apenas. Ou seja, quando quiser dentro da semana

  19. Bruna disse:

    Olá, utilizo trem 4 vezes por semana e ônibus uma vez. Eu vi que existe a opção mensal para ônibus ou trem/metro. Nesse caso eu teria que optar no momento da compra? Ou só não poderia fazer a integração entre eles? Consigo usar o mesmo cartão o mês inteiro utilizando trem e ônibus mas em momentos diferentes?
    Obrigada.

    1. Seria interessante entrar em contato com a SPTrans pelo telefone 156

  20. Sandra disse:

    Meu filho utiliza a tarifa zero pela escola, neste mesmo cartão posso colocar o credito de 140,00 mensal comum neste período de férias?

    1. Melhor ter outro para evitar transtornos

  21. Thais. disse:

    Boa tarde!

    estou pagando o boleto do bilhete unico mensal de um funcionario mais mes que vem ele nao vai ultilizar se ele nao pegar a cota ela fica disponivel para o mes de fevereiro?

    1. Os créditos têm validade por 31 dias após a compra na modalidade mensal.
      Assim, não será aceita em fevereiro. Em todo o caso, nós aqui do site, orientamos que você procure a prefeitura de São Paulo pelo telefone 156.

    2. Vc não deveria ter carregado então. Se a cota mensal não for usada os 30 dias não expiram. Só começa a contar os dias assim que começar a usar. Por exemplo, pode carregar cota mensal hoje e começar a usar dia 25 e só vai expirar dia 25 do mês seguinte. Eu sou usuário de cota mensal de ônibus.

  22. Kleyton Dos Santos Rodrigues disse:

    Ola ontem fui carregar meu Bilhete e nao conseguir carregar o valor semanal no valor de RS38,00

    1. Por favor, entre na página inicial do site. Tem atualização, esta matéria é antiga. Não existe mais Bilhete Único Semanal. Acesse a página inicial

  23. Kleyton Dos Santos Rodrigues disse:

    porque será ??????????????????????

    alguem sabe de alguma coisa eu nao vi nada

Deixe uma resposta para blogpontodeonibus Cancelar resposta