Ao contrário de tendência mundial, maioria dos jovens brasileiros quer ter automóvel próprio, diz pesquisa

De acordo com pesquisa, jovens ainda relacionam pouco o carro ao congestionamento e à emissão de barulho e poluentes atmosféricos.

De acordo com levantamento, maioria de estudantes usa ônibus e metrô, no entanto, o desejo pelo carro ainda predomina

ADAMO BAZANI

Uma pesquisa realizada no final do ano passado pelo jornalista e diretor da rede social Campus Universitário, Lupércio Thomaz, revela que a maioria dos jovens ainda deseja um automóvel próprio. O número brasileiro é diferente de outras pesquisas realizadas em países da Europa e até mesmo da América do Norte, onde a preferência dos jovens pelo carro tem caído consideravelmente.

De acordo com a pesquisa “Jovem X Automóvel”, que ouviu 404 estudantes em São Paulo e em Ribeirão Preto, no interior paulista, 59% dos jovens com idades entre 18 e 25 anos ainda não possuem Carteira Nacional de Habilitação. Entre esse grupo, 95% querem ter a CNH logo que for possível. Dos 404 jovens ouvidos, 51% eram homens e 49%, mulher.

Os números da pesquisa mostram que ainda aos poucos a concepção que a juventude tem pelos carros tem mudado.

De acordo com o levantamento, 18% dos universitários consideram o carro como expressão de liberdade, já 51% consideram o veículo próprio apenas como meio de transporte. Em décadas anteriores o número de jovens que encontrava no carro o sinal de liberdade era maior.

Ainda segundo a pesquisa, 11% dos jovens consideram o carro como objeto de desejo. Somando a imagem positiva do transporte individual entre as respostas “objeto de desejo” e “expressão de liberdade”, 29% dos jovens entrevistados aprovam o carro como meio principal de deslocamento. O número de jovens que veem os lados negativos do transporte individual soma 20% quando forem considerados os seguintes resultados: 7% consideram o carro como fonte de poluição e barulho, 6% m um automóvel como vilão do meio ambiente, 5% concordam que o carro atrapalha o trânsito e 2% acho que carro é gerador de acidentes nas cidades.

Segundo a pesquisa, a maioria dos jovens usa ônibus para se deslocar seguido de metrô Confira outros dados:

  • 69% declaram que utilizam pouco ou raramente carros em seus deslocamentos. Ônibus (46%) e metrô (31%) são as alternativas mais citadas. Motocicleta 3% e bicicleta 5%.

    • 60% dão carona a quem estuda ou trabalha junto.

    • 90% usariam menos o automóvel, se o transporte público fosse melhor.

    • 77% aceitariam compartilhar um veículo, a exemplo de bicicletas.

    • 73% não estariam dispostos a se endividar para ter um carro.

    • Se tivessem R$ 50.000, apenas 13% comprariam um automóvel. Outras respostas: intercâmbio cultural (18%), viagem de estudo (15%), pós-graduação (12%), cursos complementares (11%), outra graduação (8%), turismo (7%) e outros projetos (16%).

    • Entre os que indicaram a preferência pelo carro, 53% são homens e 47% mulheres

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

3 comentários em Ao contrário de tendência mundial, maioria dos jovens brasileiros quer ter automóvel próprio, diz pesquisa

  1. Reflexo da “BOA” qualidade dos nossos transportes!!!

  2. COM ESSA MARAVILHA DE TRANSPORTES PUBLICOS Q TEMOS…PRINCIPALMENTE EM SP/SP…E GRANDE SP…COM EXCEÇÃO DO CORREDOR SÃO MATHEUS/JABAQUARA/DIADEMA/BERRINI…ATÉ EU, SE FOSSE UM JOVENZINHO DE 16 ANOS IRIA QUERER TMB…AINDA Q FOSSE UM FUSCA BEM VELHINHO…OU UM CORCEL 1.873…KKKKK
    KKKKKKKKK A CULPA PRA VARIAR É DO DEMONIO DA POLITICAGEM ! Q ATRAPALHA TUDO ! ISSO FORA A CORRUPÇÃO…Q DISPENSA COMENTARIOS E A MALEMOLENCIA, NO NOSSSO CASO, GRANDE SP… DO ESTADO DE SP, ALIÁS DO GOVERNO DO ESTADO E DA STM E EMTU-RMSP COM AS EMPRESAS DA “ASQUEROSA” AREA 5 DA MESMA! (ABCD E AFINS…)! E ATOTAL INCOMPETENCIA DA PREFEITURA DE SP/SP…Q TRANSCENDE ATÉ AS POLITICAGENS IMUNDAS DO PT E PSDB! É MUITA INCOMPETÊNCIA JUNTA!

  3. AH ! ALGUEM VIU A MAIS NOVAQ O HADDAD TRANQUEIRÃO FEZ NA CIDADE DE SP/SP…EM TERMOS DE CICLOVIAS/CICLOFAIXAS?? A Q ELE FEZ EM SANTANA…NAS RUAS Q SE CONECTAM “EM RETA” E DÃO ACESSOA O TERMINAL URBANO DO METRÔ SANTANA, NA ZONA NORTE DA CAPITAL PTA. ? AFF!! VAI DAR MORTE E OU INVALIDEZ PARCIAL OU TOTAL DE ALGUÉM …É MUITA BABAQUICE!! ALI PASSAM MUITOS COLETIVOS…E ATÉ CAMINHÕES UTILITARIOS DE PÉQUENO PORTE…AFF!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: