Arquitetos internacionais elegem faixas de ônibus, ciclovias e Paulista aos domingos como “inspiradoras”

faixas de ônibus

Faixas de ônibus em São Paulo são elogiadas por arquitetos internacionais

Votação feita por membros do site ArchDaily diz que ações desafiam “sociedade conservadora”

ADAMO BAZANI

As ações de mobilidade na cidade de São Paulo têm provocado polêmica. Inicialmente foram com as faixas de ônibus que mexeram com parte da população que chegou a realizar até mesmo protestos. Hoje, de acordo com pesquisa da Rede Nossa São Paulo e outra do DataFolha, 90% dos paulistanos aprovam esse espaço para ônibus.

Depois foram as ciclovias que também dividem opiniões. Uma das ações mais recentes é a abertura da Avenida Paulista para pedestres aos domingos sendo fechada para carros. Moradores da região não concordam com a medida e dizem que atrapalha o fluxo de quem precisa ir até avenida, inclusive para hospitais.

No entanto, alguns especialistas internacionais fazem menções positivas às medidas de mobilidade em São Paulo.

Uma eleição envolvendo engenheiros e arquitetos de diversas partes do mundo pelo site ArchDaily trouxe menções positivas e aprovações às ações de mobilidade na cidade.

De acordo com o ArchDaily, 13 projetos em todo mundo foram considerados notáveis e provaram “ser de líderes neste ano”.

As faixas para ônibus e para as bicicletas foram consideradas “inovações até então inimagináveis” para uma cidade como São Paulo. Já Avenida Paulista para pedestres e ciclistas aos domingos foi considerada processo “projeto inspirador”

Segundo o texto, há uma resistência de parte da sociedade paulistana, considerada pelos especialistas que participaram da eleição, conservadora:

“mesmo sob pressão de uma sociedade conservadora, a atual gestão conseguiu impulsionar e ganhar reconhecimento da população em algumas de suas principais ações, como inserir uma rede de ciclovias que possibilitam o uso – até então inimaginável – de bicicletas, criar novas faixas exclusivas para ônibus, abrir a avenida Paulista – ícone da cidade – para que os pedestres possam ocupá-la durante todos os domingos, incentivar a arte e cultura urbana.”

A eleição faz menção positiva ao Plano Diretor apresentado em 2014.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Emílio Santos disse:

    Bem, esses Tais Sujeitos especialistas Internacionais e etc e tal, não Vivem a Vida que Temos Aqui em São Paulo e ficam aí dizendo que a Prefeitura Municipal da Capital Paulista, Comandada por uma Organização Criminosa (PT), está sendo exemplo ? Ora, se esses caras morassem aqui por uns 5 anos eu Duvido que eles iríam Aplaudir todo esse Absurdo que fizeram na cidade. 2015 é Demais mesmo, Prefeito Haddad “o Visionário” e Anitta ” a Mulher Mais Sexy do Mundo”,…Meus Deus, o que eu Fiz pra Merecer essa Cruz ?!

    1. Reinaldo Antunes disse:

      Sou mais a Anitta rsrsrsrs

    2. J disse:

      EU QUERO Q ESSES GRINGOS VIVAM UMA SEMANA AQUI ! SÓ UMA SEMANINHA! DESCULPA OS PALAVRÕES ! E HADDAD, KASSAB, DILMA, LULA E ANITTA SÃO UNS LIXOS! E A MULHER MAIS LINDA E SEXY DO MUNDO, AINDA VIVA E BEM VIVA! GRAÇAS A DEUS ! PRA MIM AINDA É A JULIANA PAES !

      1. Emílio Santos disse:

        OPA, J, aí Você Já Usou a Inteligência, meu Caro, kkkkkk. Mas, enfim, uma coisa eu volto à Ressaltar, que este ano de 2015 foi de Notícias Absurdas pra Enganar os Inocentes que Votaram no “13” nas Urnas e que Agora estão Pagando o Pato. #táfalado !

    3. oque exatamente vc considera absurdo???? faixa para ônibus q transporta mais de 100 pessoas em um unico veiculo????? ciclovia para pessoas q preferem deixar o carro em casa e opta por um transporte não poluidor e não congestionante??? abriu uma via um unico dia por semana para q seja usado por pedestres, turistas, ciclistas, familias, papagaios, crianças, formigas e afins????

  2. cadê rogê disse:

    Republicou isso em cadê rogêe comentado:
    Toda proposta para tornar São Paulo uma cidade melhor é bem-vinda.

  3. diegofc88 disse:

    Parabéns ao prefeito de SP, humanizando a cidade. Queria ter um aqui Haddad na minha cidade.

  4. Bruno disse:

    Se isso é especialista, imagino então o que não seria…Haddad é o pior prefeito que essa cidade ja teve.

  5. Alessandro disse:

    Confirmando a matéria, a sociedade conservadora e ignorante se manifesta aqui. Haddad continua administrando a cidade apesar dos reacionários raivosos.

  6. Alex Sandro disse:

    Concordo e discordo com a matéria e com o que foi dito acima… faixa e ônibus, ciclovias e espaços para pedestres são bem vindas sim e necessária porém deve ser feitas direito e não para mostrar números como está seno feito, tem local que a faixa de ônibus é tão estreita que nem cabe o próprio ônibus, em curvas os articulados precisam “comer” faixa para passar, ou seja falta de um projeto descente, o mesmo se aplica as ciclovias, tem local que a ciclovia é uma irresponsabilidade e poe em risco o ciclista, fechamento da paulista poderia ser de forma diferente pois muita gente precisa de ônibus pois trabalham ali aos domingos. mandem esses gringos passarem 15 dias aqui, avenidas esburacadissimas, locais mal sinalizados, industria da multa, transito caótico, insegurança etc, agora só não entendi o que a Anitta tem a ver com tudo isso??

    1. Emílio Santos disse:

      Meu Caro, Alex Sandro, é a coisa mais simples de se explicar, é que é tantos Absurdos que Falam pela Mídia de outros Países, sobre a Eficiência do Prefeito Haddad, que de Eficiente Não Vemos Nada, mas, para os Europeus que Não Sabem como é Sofrido Morar numa Cidade com uma Administração Falida e Irresponsável não vêem e acham que o cara é o Grande Prefeito. Se Falam um Monte de Absurdos, como a Anitta sendo a Mais Sexy do Mundo, entendeu, Meu Caro, Alex Sandro ? É mais Fácil Acreditar na Vinda de Jesus Cristo e que Judas Está Vivo do que nesta Notícia. #taexplicado !

  7. Emílio Santos disse:

    Esta Notícia é pra Todo Inocente que Não Tem Vergonha na Cara de Levantar a Bandeira do Crime Organizado (PT) Acreditar. Se Haddad é o Melhor Prefeito e o Governo Bolivariano do PT está Fazendo o Brasil Melhor, então, a Dercy Gonçalves é a Mulher Mais Sexy do Brasil. #dercyeterna !

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading