BYD vai apresentar em São Paulo ônibus 100% elétrico de 15 metros

Ônibus de 15 metros vai ser testado em São Paulo. Capacidade é para 95 passageiros.

De acordo com empresa, veículo tem autonomia de 265 quilômetros e pode operar em 90% das rotas de transporte coletivo com apenas uma carga noturna

ADAMO BAZANI

A fabricante chinesa BYD apresenta nesta quarta-feira, 16 de dezembro de 2015, na região central de São Paulo, um ônibus 100% elétrico que depende apenas de baterias para funcionar com 15 metros de comprimento e três eixos. As emissões de poluentes são zero durante a operação e o nível de ruído é baixo. As informações são da própria fabricante ao Blog Ponto de Ônibus.

O modelo K 10-A possui baterias de Fosfato de Ferro e, de acordo com a fabricante, tem uma autonomia de 265 quilômetros sem ar condicionado. Com o equipamento de refrigeração em funcionamento, a autonomia pode ser menor dependendo do trajeto.

A BYD já testou em São Paulo o K 9, de 12 metros, modelo que já circula em cidades do mundo, inclusive em Campinas, no interior de São Paulo, onde a fabricante instalou uma planta industrial. Também foi testado o K 11, ônibus de 18 metros articulado, que deve ter uma versão de carroceria com as especificações da SPTrans, gerenciadora de São Paulo, e em Porto Alegre, o K 7, um micro-ônibus  100% elétrico também roda experimentalmente.

Segundo a BYD, o veículo possui maior capacidade de passageiros com autonomia semelhante ônibus convencional. A lotação é de 95 passageiros, entre sentados e em pé, e o peso bruto é de 26 toneladas.

O veículo vai percorrer linhas de São Paulo.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

7 comentários em BYD vai apresentar em São Paulo ônibus 100% elétrico de 15 metros

  1. Começa o fim do ônibus elétrico com rede aérea. DEMOROU!!!!!!

  2. Que bacana,ponto positivo pra BYD ,tomara que alguma empresa compre.

    • Não é bem por ai!! Peguei uma linha da Viação campo Belo (6450) que tem 25Km na ida e 25Km na volta. Ou seja, a cada 5 viagens, o carro precisa ser reabastecido. Isso não é lá muita vantagem!

      • Kaique Paulino // 16 de dezembro de 2015 às 21:56 //

        Ah, mas nesse caso deve haver um consenso da empresa. Pra que colocar ônibus assim em linhas que já andam os tais super e biarticulados? Esses aí vão servir mais pra linhas médias.

  3. Amigos, boa noite.

    Isso sem rodar na buraqueira e no subidao da Vila Livieiro e nas horriveis valetas da Vila Madalena e outras tantas.

    Esse buzao so rodara no tapetao.

    Mas mesmo no tapetao torco pelos buzao bateria ser uma realidade em Sampa.

    Att,

    Paulo Gil

  4. É o futuro, a autonomia hoje não é lá essas coisas mas vai melhorar com o tempo. O meio ambiente agradece!

  5. O governo deveria e primeiro deixar essas vias em perfeito estado para andar com veiculo, que adinta veiculo de ultima geração e a merda do asfalto do brasil!!

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. São Paulo vai testar ônibus elétrico de 15 metros a bateria – Via Trolebus
  2. Três Novidades Chegam ao Transporte de São Paulo | Transportes Cidade e Grande São Paulo - TCGSP

Deixe uma resposta para William de Jesus Cancelar resposta

%d blogueiros gostam disto: