“Planalto” e “Ouro e Prata” com 80 ônibus novos. Cinquenta para parceria

ÔNIBUS

Parceria entre Ouro e Prata e Planalto com ônibus dotados de bagageiros maiores

Veículos são do modelo Paradiso 1350, sendo que 50 unidades são para linhas recém assumidas

ADAMO BAZANI

As empresas de ônibus Ouro e Prata e Planalto Transportes compraram 80 ônibus novos Paradiso 1350. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 18 de novembro de 2015, pela encarroçadora Marcopolo.

No último dia 05 de novembro, as viações concretizaram parceria para operar 43 linhas que eram originalmente atendidas pelas empresas Real e Reunidas (Caçador) e que atendem 64 cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Deste total de ônibus, 50 serão destinados às linhas contempladas na parceria e 30 para as linhas já operadas anteriormente pelas empresas, sendo 15 unidades para a Planalto e 15 para a Ouro e Prata.

A união ocorreu às vésperas da regulamentação definitiva da concessão de linhas interestaduais gerenciadas pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que inicialmente queria licitar lotes e grupos de trajetos e que agora vai conceder autorizações individuais por linhas.

Em nota, a Marcopolo destaca algumas características do modelo de ônibus vendido para as duas empresas:

“Os ônibus Paradiso 1350, lançado no Brasil em julho de 2015, apresentam baixo custo operacional e extrema robustez. Os veículos desenvolvidos para a Planalto Transportes e para a Ouro e Prata contam com 42 poltronas do tipo semileito de 1060 mm de largura, sistema audiovisual com DVD e monitores individuais e internet sem fio (wireless). Com chassi Mercedes-Benz O500 RSD, o Paradiso 1350 possui portas pantográficas com travamento automático e pneumático, parede de separação com porta deslizante, sistema multiplex, sanitário, cintos de segurança retráteis, porta-copos, porta-revistas e sistema de ar-condicionado com dutos individuais. Um dos diferenciais do Paradiso 1350 é o maior espaço para bagagens – 1.350 cm de saia lateral e a maior capacidade volumétrica do mercado, com até 20,75 metros cúbicos. Conta ainda com conjunto ótico com LEDs nas luzes de direção e de posição – Daytime Running Light (luz de posição diurna), que ampliam a segurança durante as viagens e aumentam a eficiência luminosa e a vida útil, diminuindo a necessidade de troca/manutenção.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Mário de Campos Bueno disse:

    Oi Adamo: por que a Cometa teve uma linha sua cassada pela ANTT?

    Resolução nº 4925, de 12 de novembro de 2015

    Aplica a penalidade de cassação da Autorização Especial da empresa VIAÇÃO COMETA S/A, para operar o serviço São José do Rio Preto/SP – Juiz de Fora/MG, prefixo nº 08-2012-00.

    1. Ainda preciso checar, amigo. Estou indo ao médico para um tratamento de saúde, mas chegando vou tentar levantar

  2. Pedro disse:

    So para informação, a linha intermunicipal da Cometa de São Paulo para Sorocaba sai de 15 em 15 minutos, já alinha municipal de São paulo 702 U Parque Dom. Pedro II X Pinheirtos, da Viação Gato Preto sai de 20 em 20 minutos, isto porque já ocorreram varias reclamações e segundo a Sptrans varias reuniões, e esta a licitação que o prefeito de São Paulo vai oferecer ao seus cidadões, acorda prefeito poem para fora esta empresa uruca da Gato Preto.

    1. Paulo Gil disse:

      Pedro, boa noite.

      Isto ocorre porque a fiscalizadora ainda opera nos moldes da CMTC, um carro de 20 em 20 minutos no dias uteis, mais o zig zag caranguejafo e as sobreposicoes.

      Isso num evolui nunca.

      Abcs,

      Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading