Iveco e Mascarello apostam em novo modelo de micro-ônibus

Iveco Way

Micro Mascarello Iveco promete ser mais uma opção no segmento de ônibus pequenos e é indicado para aplicações em fretamento e escolar. Câmbio fica no painel. Ergonomia se assemelha à de vans.

WayClass usa mesma plataforma do Daily CityClass e pode atender até a 29 passageiros

ADAMO BAZANI

A Iveco promete trazer uma nova opção ao mercado de micro-ônibus com o modelo WayClass.

Com o câmbio na altura do painel, como ocorre em vans, o veículo é indicado para transporte escolar e fretamento. Dependendo da configuração interna, a capacidade é de até 29 passageiros.

O chassi é 70C17, o mesmo usado pela linha Daily CityClass. A plataforma também passa a ser vendida separadamente, mas no caso do WayClass, o encarroçamento é de responsabilidade da Mascarello.

Já o CityClass, que continua sendo comercializado, é encaroçado pela Neobus, empresa que deve ter como principal acionista a Marcopolo.

Ambos concorrem com os modelos da Volare, marca de ônibus pequenos da Marcopolo.

O chassi possui motor FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv. Para atender às normas de restrição às emissões de poluição, o micro-ônibus usa o sistema ERG, de recirculação de gases poexaustão, dispensando o tanque de ARLA 32. O câmbio é de seis marchas sincronizadas à frente e uma à ré e a suspensão conta com feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.

A carroceria S2, desenvolvida pela Mascarello Carrocerias e Ônibus, de Cascavel -PR, podendo transportar até 29 pessoas, contando com vidros colados e ar condicionado.

O lançamento do modelo e a possibilidade de venda do chassi separadamente é uma estratégia da Iveco de ampliar o atendimento, como explica, em nota, o diretor da Iveco Bus para a América Latina, Humberto Spinetti.

“Já contamos com uma longa e bem-sucedida parceria com a Neobus, no modelo CityClass. Com o WayClass, damos ao operador do transporte a possibilidade de escolher a carroceria que represente a melhor solução para o seu negócio… A liberdade para escolher a carroceria passa a ser plena. Com isso, além de atender com maior competitividade as licitações, que representam cerca de 60% dos negócios do setor, com as duas novidades passamos a oferecer novas alternativas de customização para as vendas no varejo, que envolvem os outros 40% do mercado” – disse

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Pode ser novo, mas o design deixa a desejar.

    Precisa ser desenvolvido um micro bonito, como eram os Carolinas, este remete aos primeiros micros Marcopolo da decada de 70.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Claudio Boff disse:

    É, o desing não emocionou. Precisa mais, ousar um pouco mais, é possível fazer com o mesmo investimento. Tem designers cheios de motivação pra criar algo novo no ramo ônibus.

  3. felipe disse:

    Carroceria mascarello é a pior do país

  4. Boa noite, Assim como a maioria das encarroçadoras do Brasil a MASCARELLO não da oportunidades a novos designer se voce enviar para eles um modelo eles não aceitam e dizem que é contra o regime interno da empres .eu mesma ja enviei varios designer de onibus para essa empresa mas nunca aceitaram ,porem plagiaram um modelo e nunca me pagaram por ele e quando busquei satisfações disseram na cara de pau que eu estava louco. A soerte desta empresa é que enviei o desenho sem registrar se não eu tinha mostrado a essa empresa com quantos paus se faz uma canoa. o modelo é o novo roma e o novo gran metro

  5. Rafael Adauto da Costa disse:

    A iniciativa é válida para aumentar as opções para o mercado de micro-ônibus. O design da carroceria não é de todo ruim, mas me parece ter sido desenvolvido a partir dos componentes já disponíveis no mercado (faróis, parabrisas), do que propriamente de um design 100% inovador. Essa estratégia é perfeitamente compreensível nesse momento econômico hostil aos novos investimentos, onde todos têm que “se virar” para não parar a produção.

  6. Gilvan disse:

    Eu aguardo esse desenvolvimento.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading