Multa em espaço exclusivo para ônibus na região da 9 de julho começa nesta segunda

ônibus 9 de julho

Túnel da Nove de Julho e viaduto possuem espaços exclusivos para ônibus. CET anunciou início da fiscalização.

Motoristas de carro reclamaram, mas tempo de viagem para quem usa transporte coletivo caiu até 15 minutos

ADAMO BAZANI

Motoristas que passam pela região da avenida Nove de Julho, na Capital Paulista, devem estar atentos porque a partir desta segunda-feira, dia 9 de novembro de 2015, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego começa a multar quem invadir o viaduto Dr. Plínio de Queiroz, dedicado somente aos transportes coletivos e também a faixa da esquerda nos dois sentidos do túnel Daher Elias Cutait. O funcionamento é 24 horas.

Estes espaços são exclusivos ao transporte público de passageiros desde o dia 2 de novembro,  última segunda-feira, mas até hoje não eram aplicadas multas para o motorista que desrespeitasse.

De acordo com a CET, neste trecho por causa da implantação do espaço exclusivo para ônibus, os passageiros tiveram uma redução de até 15 minutos em cada viagem.

A criação dos espaços exclusivos para ônibus, tanto no túnel como no viaduto, faz com que houvesse uma interligação do corredor da Avenida Nove de Julho que era interrompido na região.

A medida causou polêmica entre os motoristas de carro, mas os passageiros de ônibus elogiaram a diminuição no tempo de percurso.

A multa para quem invadir o corredor de ônibus é de R$ 191,54, além de sete pontos na CNH Carteira Nacional de Habilitação, considerada infração gravíssima.

Segundo a CET, passam pelo local, 28 linhas municipais que transportam diariamente 325 mil passageiros, em 445 ônibus. Pelo fato de o viaduto ser exclusivo e a faixa no túnel ser do lado esquerdo, os espaços são considerados corredores, seguindo as mesmas regras, como a que proíbe de circulação de táxis com ou sem passageiros das 06h às 09h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Adamo Bazani jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading