Tatto diz que prefeitura pode liberar faixas de ônibus para fretados
Publicado em: 29 de outubro de 2015
Reivindicação do setor é antiga e gera discussões
ADAMO BAZANI
A circulação de ônibus e vans de fretamento pelas faixas destinadas ao transporte público pode incentivar mais pessoas a deixarem o carro em casa e optar por este tipo de deslocamento ajudando na mobilidade ou pode prejudicar a velocidade dos ônibus urbanos e diminuir os ganhos que a faixas proporcionaram?
A discussão é grande, mas a prefeitura de São Paulo promete analisar novamente a questão, que é uma das reivindicações de empresas de fretamento e associações de categorias que usam os ônibus e vans.
A confirmação de novos diálogos neste sentido foi dada nesta quinta-feira, 29 de outubro, pelo secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, em reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes.
Ao menos 150 associações de moradores ou de trabalhadores já fizeram pedidos específicos para a prefeitura liberar estes espaços. Os pedidos vão desde liberação para fretados, transporte escolar até para carros de funerárias.
Tatto disse que o estudo se refere aos fretados e que somente liberação vai ser concedida se for comprovado que não haverá prejuízo para os urbanos. Uma das alternativas é de a circulação ser fora do horário de pico.
Hoje, além de ônibus, apenas táxis com passageiros e carros de socorro com giroflex acionado podem circular pelas faixas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Se os inúteis taxista só porque tem representantes na câmara podem circular. Os fretados já eram pra estar circulando a muito tempo pois eles sim trazem benefícios a mobilidade. Me admira vc Adamo demagogo usar de forma negativa a expressão de que se perderia velocidade nos corredores com a medida. Vc é mesmo um tremendo puxa saco de empresário de ônibus e encarroçadora de ônibus. Defenda o que é certo esse país precisa parar de fazer as coisas só no interesse
É uma dúvida que se pretende esclarecer. Há o ponto de interrogação, inclusive. Sugiro que você leia direito, depois comente de forma mais educada. Aliás, você está certo mesmo em chamar taxista de inútil? É isso que você pensa mesmo?
Eu acho uma boa, pois, eu vejo que os fretados não tem lugar certo para parar.
Adamo, utilizo diariamente ônibus fretado e acredito que essa medida irá fazer uma grande diferença para os passageiros dessa modalidade. Cada ônibus normalmente transporta 46 passageiros, o que quase iguala com os ônibus urbanos.
Amigos, boa noite.
Que a velocidade do buzao ira diminuir, isso e obvio.
O problema sera que com o aumento da velocidade do fretado seu uso ira aumentar, diminuindo o faturamento do buzao; ai ja se sabe o que ocorrera.
A questao e complexa, Sampa esta saturada e o pior de tudo e que o buzao de Sampa nao evolui no operacional, ou seja, redes e ponto a ponto em reta.
Desse jeito so ha acrescimo de volume na faixa do buzao e nenhuma racionalizacao e otimuzacao no sistema.
So sei que essa linha de pensamento do buzao nao tem destino e nem itinerario.
Ainda falta muita TECNICA na questao do buzao de Sampa.
Att,
Paulo Gil
Boa noite.
Esse é um ponto interessante na qual o Paulo Gil abordou, se o fretado utilizar as faixas e corredores vai sim de fato melhorar para os usuários de fretado, mas vai também diminuir ainda mais a velocidade dos ônibus urbanos. Na minha opinião, acho que os táxis não deveriam ter o direito de utilizar as faixas e corredores de onibus (se é corredor de ônibus, então deve circular somente Ônibus), mesmo que o taxista tenha passageiros. Eu penso que a prefeitura deve construir mais corredores BRT Integral (com todas as suas premissas), e estruturar todo o sistema de forma que a rede contemple serviços alimentadores, troncais (os de BRT), metrô, trem, ciclovias e que priorize a pessoa acima de tudo.
O grande problema de SP é excesso de gente. Pode fazer o que for que não vai resolver nada
Se se for apos a licitação né,e somente em faixas exclusivas,em corredor não sou a favor.
Exitem pontos em estações do metro que os ônibus urbanos levam até 20 minutos para passarem o ponto como a do metro Tatuape, agora se liberarem os fretados vai para 1 hora com certeza, as faixas exclusivas estão perdendo a sua finalidade.
Pedro, bom dia.
Soma-se a questao que voce colocou, que com os articulados o tempo de embarque e desembarque esta maior.
Abcs,
Paulo Gil
Sò as faixas ou faixas e corredores? Libera o da Metra? :p
Só faixas, se caso mesmo a proposta se concretizar.
Nas vias de 3 faixas, a da esquerda poderia se para os coletivos do transporte público, a do meio poderia ser preferencial (fretados, escolar, carros com 3 pessoas, táxi com passageiros, etc) e o da direita livre para os veículos particulares.
Assim, priorizando o transporte coletivo, poderemos ter uma melhor mobilidade
Ideia “genial”…