Por causa de atrasos em BRTs no Recife, 26 ônibus estão parados há um ano e três meses

ônibus

Ônibus padrão BRT em circulação em Recife. Frota em circulação deste tipo de ônibus, que é melhor, só não é maior por causa de atrasos em obras de corredores.

Dois corredores de ônibus estão sem datas para conclusão das obras

ADAMO BAZANI

Ônibus articulados, de maior capacidade de passageiros e dotados de mais tecnologia são os “sonhos de consumo” nas principais cidades que precisam solucionar os problemas relacionados aos transportes públicos.

Em Recife, estes sonhos já são realidade, mas não podem ser “desfrutados” integralmente pela população. Tudo por causa dos atrasos nas obras de corredores de ônibus BRT.

Segundo reportagem do jornal Diário de Pernambuco, 26 ônibus padrão BRT de uma frota total de 88 veículos estão ociosos há um ano e três meses. Enquanto isso, parte da população ainda se espreme em ônibus menores e com menos conforto.

A repórter Anamaria Nascimento conversou com o diretor institucional do consórcio operacional Conorte, Gbson Pereira. O consórcio reúne as empresas Itamaracá, Rodotur e Cidade Alta. Segundo Gbson, os ônibus precisam dar voltas nos pátios para não estragarem com o tempo.

“Temos um custo de manutenção porque esses ônibus se desgastam pelo não uso. Colocamos os veículos para circularem internamente nas garagens para retardar esse desgaste”

Cada ônibus BRT pode ser até três vezes mais caro que um ônibus comum. Os 26 veículos estão distribuídos entre as três garagens do consórcio.

SEM PREVISÃO:

Para piorar a situação, a Secretaria das Cidades, do governo estadual, diz que não há prazo para a conclusão total de dois corredores BRTs da Região Metropolitana do Recife.

O corredor Norte/Sul – que vai de Igarassu ao Centro do Recife tinha previsão inicial de entrega completo em maio de 2014. Depois foi para março deste ano, dezembro de 2015 até não ter mais previsão.

Já o corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e o centro do Recife deveria ter sido concluído em dezembro de 2013.

Faltas de verbas e problemas na execução das obras por parte das empresas que foram contratadas, um dos consórcios de empreiteiras abandonou os serviços no corredor Leste/Oeste, são as justificativas apresentadas pelo governo do estado.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    E a falencia multipla do orgaos, digo, dos estados.

    Vendam esses buzoes pra Sampa e nao percam tempo rodando na garagem.

    Ta mais do qud comprovada a teoria do dono da Gontijo.

    Urbano so da problema e dor de cabeca.

    Relaxo.

    Att,

    Paulo Gil

    1. Andre disse:

      Culpar os ônibus pelo próprio descaso que sofrem foi genial Paulo, parabéns!

      Para construir corredores de ônibus o país não tem dinheiro, mas para construir vários estádios inúteis tem! Um país que não consegue construir corredores de ônibus mas se vangloriar de ser uma das maiores economias do mundo esta longe de ser contraditório, é ridículo! Conversinha para boi dormir.

  2. eu vi uma reportagem dessa fazem alguns meses,vergonha isso,esse e o Brasil.

  3. J disse:

    Se esses lindões aí tiverem portas a direita e a esquerda, como os tem os daqui…Mandem eles pra SP/SP…o sr. Belarmino e o sr. Ruas ou os srs. Donos da Santa Brígida mandariam readequar as portas altas as plataformas dos corredores daqui, inclusive do EXPRESSO TIRADENTES, O UNICO BRT DE VERDADE Q TEMOS AQUI !!! E ficaria tudo beleza! “MARAVILHINDO” !! (Como fala aquele Irmão Missionário Redentorista la de Aparecida-SP…Santuario Nacional – Irmão Viveiros ! kkkkkkkk) É MUITA INCOMPETENCIA MESMO DO PODER PUBLICO DE LÁ !! AINDA BEM Q TEM COMO ESSES EMPRESARIOS AÍ DONOS DESSAS BAGAÇAS VENDEREM AINDA E TENTAR FICAR SEM O PREJUÍZO…PELO MENOS UMA PARTE DO PREJUÍZO!

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