Expresso do Sul recebeu os primeiros ônibus de dois andares de lote de nova compra do Grupo JCA que engloba 83 ônibus novos

JCA

Grupo JCA compra novos ônibus Scania para diversas companhias. Entre as novidades, estão ônibus de dois andares para a Expresso do Sul

Veículos são marca Scania e vão circular em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e S. José do Rio Preto. Investimentos são de R$ 60 milhões

ADAMO BAZANI

O Grupo JCA, que é dono de empresas como Viação Cometa, Auto Viação 1001, Expresso do Sul, Auto Viação Catarinense, Rápido Ribeirão, entre outras, anunciou a finalização da compra de mais 83 novos, num investimento de R$ 60 milhões. Este lote de veículos é de chassis produzidos pela Scania e carroceria Marcopolo. Em menos de um ano já são 156 veículos feitos pela montadora de São Bernardo do Campo.

Além de manter a frota com idade média de três anos, o grupo se prepara para a nova forma de autorização de linhas interestaduais e internacionais pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que vai regulamentar a operação de 2 mil trajetos aproximadamente em todo o País.

Os veículos comprados pelo grupo são para linhas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Duas novidades são que os primeiros ônibus do novo lote foram os de dois andares da Expresso do Sul para a linha Rio – São Paulo e os ônibus com freio a disco para a 1001.

A compra se divide em:

– Auto Viação 1001: 69 ônibus sendo 40 K 360 4×2, 13 K 360 6×2, 10 K 360 4×2 com freio a disco e seis K 440 8×2 Double Decker.

– Rápido Ribeirão Preto: oito K 360 6×2

– Expresso do Sul: seis K 440 8×2 Double Decker

Em nota, a Scania detalhe o modelo de dois andares, considerado topo de linha da marca:

Nos ônibus K 440 8×2 DD do Grupo JCA, a primeira classe (primeiro andar) oferece leito-cama com poltronas anatômicas que reclinam 180 graus, DVD, ar-condicionado, manta e travesseiro, banheiro, wi-fi e tomadas para recarga. No andar superior (executivo), estão disponíveis wi-fi, DVD, ar-condicionado e banheiro. O chassi de quatro eixos do Scania K 440 8×2 pode ser usado em diferentes aplicações rodoviárias para médias e longas distâncias. O veículo conta com motor 13 litros, 440 cv de potência e torque de 2.300 Nm. Já o K 360 chama a atenção pela rentável operação oferecida ao cliente que atua em linhas rodoviárias regulares interestaduais, fretamento ou no turismo para médias e longas distâncias. Ele sai de fábrica com motor 13 litros, 360 cv de potência e torque de 1.850 Nm. Os modelos foram adquiridos com sistemas de freios EBS, ABS, controle de tração, ESP, câmbio automatizado Scania Opticruise de quarta geração, suspensões dianteira e traseira pneumáticas, sistema antitombamento nos bolsões de ar – que oferece ainda mais segurança –, rodas de alumínio e Scania Driver Support (exclusiva tecnologia Scania que serve como um “professor” eletrônico no painel, ajudando o motorista com dicas em tempo real para melhorar sua condução), além de freio auxiliar Scania Retarder

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. João Ayrton Lambiase disse:

    Esses carros de dois andares, são muito bonitos e confortáveis.

  2. michael siegfried dussmann disse:

    a viação cometa também comprou um lote de MB O 500 RSD , SÓ NÃO SEI A QUANTIDADE TEM G7 E NEOBUS ENTRE OS CHASSIS TEM O 2441 COM FREIO A DISCO E TAMBÉM O 2436

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