Expresso do Sul recebeu os primeiros ônibus de dois andares de lote de nova compra do Grupo JCA que engloba 83 ônibus novos
Publicado em: 21 de outubro de 2015
Veículos são marca Scania e vão circular em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e S. José do Rio Preto. Investimentos são de R$ 60 milhões
ADAMO BAZANI
O Grupo JCA, que é dono de empresas como Viação Cometa, Auto Viação 1001, Expresso do Sul, Auto Viação Catarinense, Rápido Ribeirão, entre outras, anunciou a finalização da compra de mais 83 novos, num investimento de R$ 60 milhões. Este lote de veículos é de chassis produzidos pela Scania e carroceria Marcopolo. Em menos de um ano já são 156 veículos feitos pela montadora de São Bernardo do Campo.
Além de manter a frota com idade média de três anos, o grupo se prepara para a nova forma de autorização de linhas interestaduais e internacionais pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que vai regulamentar a operação de 2 mil trajetos aproximadamente em todo o País.
Os veículos comprados pelo grupo são para linhas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Duas novidades são que os primeiros ônibus do novo lote foram os de dois andares da Expresso do Sul para a linha Rio – São Paulo e os ônibus com freio a disco para a 1001.
A compra se divide em:
– Auto Viação 1001: 69 ônibus sendo 40 K 360 4×2, 13 K 360 6×2, 10 K 360 4×2 com freio a disco e seis K 440 8×2 Double Decker.
– Rápido Ribeirão Preto: oito K 360 6×2
– Expresso do Sul: seis K 440 8×2 Double Decker
Em nota, a Scania detalhe o modelo de dois andares, considerado topo de linha da marca:
Nos ônibus K 440 8×2 DD do Grupo JCA, a primeira classe (primeiro andar) oferece leito-cama com poltronas anatômicas que reclinam 180 graus, DVD, ar-condicionado, manta e travesseiro, banheiro, wi-fi e tomadas para recarga. No andar superior (executivo), estão disponíveis wi-fi, DVD, ar-condicionado e banheiro. O chassi de quatro eixos do Scania K 440 8×2 pode ser usado em diferentes aplicações rodoviárias para médias e longas distâncias. O veículo conta com motor 13 litros, 440 cv de potência e torque de 2.300 Nm. Já o K 360 chama a atenção pela rentável operação oferecida ao cliente que atua em linhas rodoviárias regulares interestaduais, fretamento ou no turismo para médias e longas distâncias. Ele sai de fábrica com motor 13 litros, 360 cv de potência e torque de 1.850 Nm. Os modelos foram adquiridos com sistemas de freios EBS, ABS, controle de tração, ESP, câmbio automatizado Scania Opticruise de quarta geração, suspensões dianteira e traseira pneumáticas, sistema antitombamento nos bolsões de ar – que oferece ainda mais segurança –, rodas de alumínio e Scania Driver Support (exclusiva tecnologia Scania que serve como um “professor” eletrônico no painel, ajudando o motorista com dicas em tempo real para melhorar sua condução), além de freio auxiliar Scania Retarder
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Esses carros de dois andares, são muito bonitos e confortáveis.
a viação cometa também comprou um lote de MB O 500 RSD , SÓ NÃO SEI A QUANTIDADE TEM G7 E NEOBUS ENTRE OS CHASSIS TEM O 2441 COM FREIO A DISCO E TAMBÉM O 2436