Empresas de transportes participam de atividades do Outubro Rosa

ônibus outubro rosa

Ônibus da Jundiaiense, uma das empresas que ao caracterizar veículo, ajuda a lembrar a população sobre o problema do câncer de mama.

Ações visam conscientizar população sobre a importância da prevenção do câncer de mama

ADAMO BAZANI

Apesar de parte da população já ter recebido algum tipo de informação sobre o câncer de mama, a doença é preocupante e o número de pessoas que fazem os exames preventivos ainda deixa a desejar.

De acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer, são aguardados 57 mil 120 novos casos de câncer de mama no Brasil neste ano de 2015, com uma taxa de risco estimado de 56,09 casos para 100 mil habitantes.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais causa mortes no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Em 1990, foi criado nos Estados Unidos o símbolo de um laço rosa pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, dando início a mobilizações mundiais que integram hoje o chamado Outubro Rosa.

Diversos setores da sociedade realizam campanhas para conscientizar sobre a gravidade da doença e também sobre o fato de que o diagnóstico precoce pode levar à cura na maior parte dos casos.

Empresas de transportes em todo o País também participação das mobilizações, com ações como adesivando ônibus e carros de metrô (vagões) e transportando mulheres até unidades de saúde.

Garcia outubro rosa

Em Maringá, Viação Garcia caracterizou um ônibus que leva mulheres de diversos bairros para exames preventivos em unidades de saúde.

Na capital Paulista, o metrô criou uma adesivação especial em seis carros e um trem rosa está em circulação na Linha 3-Vermelha (Palmeiras-Barra Funda/Corinthians-Itaquera).

Segundo o Metrô, neste ano o foco é a capacitação de mulheres, homens e profissionais para identificar o câncer nos seus primeiros estágios, por meio de diagnóstico precoce.

A interatividade também é uma das apostas do metrô para maior adesão:

“A campanha também é interativa e vai contar com a participação de usuários e do público em geral para disseminar nas redes sociais a hashtag #CadaGestoConta. As pessoas que aderirem à causa em seus canais de mídia social aparecerão no painel de LED da estação Sé, que exibirá por dez minutos fotos e frases dos participantes. Ao longo do dia, serão 50 inserções com os participantes.” – diz o metrô em nota.

Em Maringá, a Viação Garcia firmou uma parceria com a prefeitura e disponibilizou um ônibus devidamente caracterizado para levar as mulheres dos bairros mais distantes a unidades de saúde para exames preventivos. O veículo padrão rodoviário também conta com folhetos informativos para que as mulheres levem para casa.

Em diversas cidades, ônibus se transformam em outdoors ambulantes. Circulando em linhas convencionais, trazem a lembrança do problema e como prevenir à população em geral.

Um dos exemplos é um ônibus urbano da Viação Jundiaiense, em Jundiaí, no interior paulista, que com a cor rosa, típica das campanhas do mês, faz com que as pessoas se recordem que a batalha contra o câncer de mama é contínua.

Lembrando que, apesar de maioria dos casos ser entre mulheres, o câncer de mama também pode acometer homens.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Empresas de transportes participam de atividades do Outubro Rosa

  1. Amigos, boa noite.

    O buzão é paratodos e paratudo.

    Muito legal a iniciativa e o buzão pink, ficou showwwww !

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: