MAN diz que caminhões e ônibus Volkswagen não estão relacionados ao escândalo de manipulação de dados de emissões de poluentes

investigação ônibus

Ônibus Volkswagen. Dona da marca, MAN, nega que investigações sobre adulteração de dados de poluição atinjam veículos pesados no Brasil.

Suposta adulteração de dados envolveu 11 milhões de veículos no mundo, em especial carros e comerciais leves

ADAMO BAZANI

A MAN, empresa que controla a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, negou nesta terça-feira, dia 29 de setembro de 2015, que as suspeitas de manipulação de dados das emissões de poluição envolvam os veículos pesados no Brasil e América Latina.

O escândalo da suposta adulteração por um software de medição de poluentes em veículos movidos a diesel levou à demissão o presidente do grupo, Martin Winterkorn, e a perda de um terço do valor no mercado.

O equipamento foi fornecido pela Bosch em 2007, mas a fabricante disse ter avisado à montadora que programa de computador era para teste e que não poderia ser instalado nos veículos.

O programa “enganava” as medições de poluentes ao fornecer dados de emissões menores do que as geradas pelos automóveis.

As suspeitas recaem sobre 11 milhões de veículos em todo o mundo, a maioria carros de passeio e picapes.

No Brasil, carros leves não podem circular com diesel. O único veículo a diesel da Volks comercializado no País é a picape Amarok, montada na Argentina, com motor feito na Alemanha.

Ao Brasil, se as investigações se estenderem, devem recair sobre a picape.

A produtora de ônibus e caminhões Volkswagen, da MAN, é separada das operações fabris de carros e picapes.

Confira a íntegra da nota:

“Os caminhões e ônibus das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN não estão afetados pela atual discussão sobre a manipulação dos limites de emissões – todos os seus motores atendem as exigências da legislação. Como fabricante de caminhões e ônibus, as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN não estão afetadas pela atual discussão sobre a manipulação de determinadas emissões de motores a diesel. As exigências legais e as normas técnicas para controle de emissões de caminhões e ônibus são muito rigorosas. As marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN cumprem todas as exigências estabelecidas em lei, como confirmado por agentes certificadores credenciados por órgãos governamentais.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

2 comentários em MAN diz que caminhões e ônibus Volkswagen não estão relacionados ao escândalo de manipulação de dados de emissões de poluentes

  1. Eles precisam comprovar, por outro lado, que o desempenho do sistema SCR co injecao de ureia, funciona com a mesma eficiencia do laboratorio no teste de homologação nas ruas da cidade, em baixas velocidades e operacao urbana. Nao adianta encarecer os veiculos com equipamento de controle de emissoes que funciona precariamente na pratica. Testes do mesmo ICCT que pegou vW no pulo levantam essa suspeita. O estudo está no site deles. Com a palavra os fabricantes e orgaos ambientais.

  2. Amigos, boa noite.

    Não há o que se preocupar.

    Buzão a Diesel, já era.

    É só uma questão de tempo.

    Buzão VERDE nas pistas e Bostobrás na área.

    Apesar de que com essa crise, vai faltar matéria prima para a Bostobrás.

    Alguém duvida ????

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: