Ônibus a biometano da Scania é apontado como alternativa para redução de poluentes em evento em São Paulo

biometano

Ônibus que opera com biometano ou gás natural foi apontado pela Scania como alternativa para a redução de poluentes na operação dos transportes públicos em congresso em São Paulo. Foto: Divulgação

Ônibus a biometano da Scania é apontado como alternativa para redução de poluentes em evento em São Paulo

Solução foi tema no Congresso da SAE – Sociedade de Engenheiros. Marca exibiu caminhão que pode ser abastecido com 100% de biodiesel

ADAMO BAZANI

O ônibus movido a biometano (gás proveniente da decomposição do lixo) ou gás natural que já foi testado em Itaipu, na região metropolitana de Porto Alegre e em São Paulo, entre outras cidades, é uma das apostas da Scania para uma mobilidade menos poluente e foi citado como alternativa para este objetico no Congresso SAE Brasil 2015, realizado em São Paulo entre os dias 22 e 24 de setembro.

O modelo é o Scania Citiwide, ano 2013, de 15 metros de comprimento e três eixos, K 280 – 6X2 *4 – DC 09 280, com chassi e motor feitos na Suécia e a carroceria na Polônia pela própria Scania.

De acordo com o presidente da Scania para a América Latina, P.O Svedlund, a montadora investe para ter um portfólio de veículos que se movam com combustíveis alternativos ao óleo diesel.

“Isso reforça nosso posicionamento global em direção de um transporte sustentável, bem como comprova que estamos no caminho certo para reduzir em 50% a emissão de gás carbônico por tonelada transportada até 2020”, diz P.O Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

 “O setor de transportes precisa encarar um desafio duplo. Quebrar a dependência por combustíveis fósseis e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de CO2 na atmosfera. Temos trabalhado nisso nas últimas duas décadas e criado alternativas sustentáveis para o mercado”, acrescentou o executivo.

A Scania apresentou também o caminhão R440 equipado com motor que pode funcionar com até 100% de biodiesel A operação com esse tipo de combustível pode reduzir em mais de 60% as emissões de gás carbônico, segundo a fabricante.

R440

Caminha R440 que pode operar com 100% de biodiesel pode reduzir em 60% as emissões de gás carbônico, diz Scania.

“Na América Latina, cresce o interesse dos mercados por frotas que ofereçam eficiência operacional e sejam ao mesmo tempo sustentáveis. É o caso de países como Colômbia, que fez aquisição de ônibus movidos a biogás da Scania, visando à redução de poluentes. No Chile, os setores de mineração e madeireiro já operam com caminhões pesados movidos 100% a biodiesel.” – informa a Scania em nota.

CIDADES BRASILEIRAS QUE TESTARAM O ÔNIBUS COM BIOMETANO OU GÁS NATURAL:

Entre os meses de outubro e novembro de 2014, o ônibus circulou com biometano no Parque Tecnológico da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Em seguida, entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, o ônibus foi testado dentro do Complexo Industrial da Braskem, em Triunfo, no Rio Grande do Sul, numa parceria com a Sulgás – Companhia de Gás do Rio Grande do Sul, Naturovos e a Ecocitros – o biometano era fabricado a partir de restos da plantação de frutas cítricas, ovos e de dejetos de animais. Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, o veículo circulou com gás natural em Sorocaba, no interior paulista. Em março, o ônibus circulou em São Pedro da Aldeia, abastecido na Usina Dois Arcos com biometano produzido a partir do material do aterro sanitário local. No mês de maio, o ônibus foi apresentado em Londrina, no Paraná. Em julho deste ano, conforme adiantou com exclusividade o Blog Ponto de Ônibus, o ônibus circulou com gás natural sem passageiros em linhas da capital paulista. O edital de licitação dos transportes de São Paulo prevê o uso do GNV nos ônibus: https://diariodotransporte.com.br/2015/07/20/licitacao-dos-transportes-em-sao-paulo-edital-preve-onibus-a-gas-natural/

Entre os dias 25 e 28 de agosto, o veículo transportou expositores e visitantes da 23ª Fenasucro&Agrocana, feira voltada para agricultura e setor energético movido com gás natural da GasBrasiliano, concessionária de distribuição de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo.

A estimativa da Scania é conseguir espaço com o biometano e com o GNV no Brasil pela disponibilidade das fontes para a produção destes combustíveis.

O ônibus apresentado roda tanto com GNV como com biometano, não sendo necessária nenhuma alteração no veículo com a troca de combustíveis.

Durante a apresentação dos resultados dos testes com biometano em Triunfo, com cobertura do Blog Ponto de Ônibus, a Scania garantiu que hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, os problemas de perda de desempenho dos ônibus a gás natural, que prejudicaram a imagem deste tipo de combustível para veículos de grande porte no Brasil, estão superados.

ÔNIBUS A GÁS DÁ CERTO MESMO?

Em 1983, a CMTC – Companhia Municipal de Transporte Coletivo, de São Paulo, colocou em circulação um monobloco O 362, da Mercedes-Benz,movido a metano. Em 1987, já eram 20 ônibus. Um dos locais de abastecimento dos ônibus, onde havia uma espécie de processadora do gás, era o lixão da região de Interlagos, na zona Sul de São Paulo.

Nos anos de 1990, eram comuns na cidade ônibus a gás natural – GNV. Muitos monoblocos Mercedes-Benz O-364, O-365 e O-371 eram vistos pela cidade, também operando pela CMTC. Algumas empresas particulares também operavam com estes ônibus a gás. Depois da privatização da CMTC, entre 1993 e 1994, alguns destes ônibus circulavam pela CCTC – Cooperativa Comunitária de Transportes Coletivos, em especial os O-371.

Mas uma das queixas, na época, era a perda de força do ônibus em subidas ou mesmo quando estivesse mais lotado. A velocidade era de difícil retomada e as quebras eram constantes.

Até hoje há uma resistência por parte de empresários e poder público quando assunto é ônibus a gás.

O diretor de vendas de ônibus da Scania, Silvio Munhoz, diz que estes problemas ficaram no passado. Hoje na Europa, uma parcela significativa de ônibus é a gás.

Ele explica que está na tecnologia de queima do combustível e no abastecimento, a grande diferença para que hoje os ônibus a gás não tenham os mesmos problemas que ainda assustam empresários e poder público.

“O que ocorreu com estes ônibus mais antigos era que eles tinham injeção mecânica. O que dá desempenho é a queima do metano. A fábrica, antigamente, fazia uma regulagem para o combustível, mas por diversos fatores, na hora da injeção, não vinha a quantidade de metano necessária para a queima. Já no sistema de injeção eletrônica, esta quantidade correta é regulada na hora por softwares. Há sondas na entrada e na saída do gás que enviam a mensagem para o motor que corrige na hora a quantidade de metano a ser queimada. Além disso, a distribuição era por carretas. Nem todo o gás dos cilindros das carretas eram aproveitados e o tempo de abastecimento era muito longo. Hoje em três minutos você enche um tanque de ônibus com gás. Um ônibus a diesel demora de um minuto e meio a dois” – explica.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

3 comentários em Ônibus a biometano da Scania é apontado como alternativa para redução de poluentes em evento em São Paulo

  1. Amigos, boa noite.

    Esse Stream Line é um showwwwwwwwwwwwwwwwwwwww.

    E esse buzão é assentado; tem um chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaame.

    UUUUUuuuuuuuuuuuuuuuu

    Pena que o de teste só rodará em Sampa pra lá de 2099; isso se não houver nenhum imprevisto.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Adamo
    Muito bom relembrar as pesquisas que a CMTC realizava, nesse caso os veículos movidos a Gas Metano.
    O modelo que iniciou os testes foi o Monobloco Mercedes Benz O-321HL tendo o motor disel substituido por um motor de ciclo otto da Chrysler.
    O projeto foi desenvolvido em conjunto com o Centro Tecnologico de Aviação CTA de S.Jose dos Campos.
    As oscilações de potencia realmente ocorriam entre a capacidade maxima do reservatorio preenchido e sua pressão menor quando esvasiava.
    Espero que a tecnologia atual possa resolver a questão
    abraços

  3. Ola Amigos, Sou Antonio Carlos, de São Paulo Capital. Tenho 57 Anos sou do dia 25 de Julho de 1958 dia enque Comemoramos o dia do Camioneiro, estou em Plena Condiçâo Fisica e Mental e com muita Vontade Sou Motorista Categoria A/E com muito Orgulho desde da decada de 1970 ,Iniciei na Profiçâo com os veiculo de Rodas Duras , Freios e embrenhagens Mecanicos Alavancas de Cambio Subaqueira , Bancos sem Regulagens e etc.. e Tambem Sou Instrutor de Trânsito atuo na area de Léves e Pesados em Geral. Tenho Varios Cursos na Áres. Oge em dia as maquinas estão muito Superiores e Melhores Para os Proficionais. Porem na Verdade eu Amo de Paixão a profição e as Maquinas e GOSTARIA DE TER UMA OPORTUNIDADE NA ÁREA, DE PREFERENCIA COMO iNSTRUTOR DE TRÂNSITO E TRÂNSPORTES, Sem Mais Obrigado. Meus Contatos, tonny-moreira@hotmail.com (011)998316355 Vivo (011)998145261 Tim Obrigado e estou no Aguardo. Abraços

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