Jaime Lerner vai elaborar projeto de região metropolitana do Rio de Janeiro

Região Metropolitana Rio de Janeiro

Ônibus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Escritório de criador do BRT vai desenvolver plano de integração regional.

Considerado “pai do BRT”, urbanista deve integrar ações em 21 cidades do estado. Licitação de ônibus intermunicipais está entre as propostas.

ADAMO BAZANI

Em 1974, o então prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, se destacava ao organizar a configuração urbana da capital paranaense criando eixos de mobilidade privilegiando os transportes públicos. Estes eixos contavam com “canaletas” pelas quais seguiam ônibus que, devido à exclusividade no espaço urbano, conseguiam desenvolver velocidade maior, reduzindo o tempo de viagem dos cidadãos. Nascia o BRT – Bus Rapid Transit, solução de mobilidade adotada em diversos países.

E é justamente o arquiteto e urbanista que deve dar uma nova configuração à região metropolitana do Rio de Janeiro junto com uma equipe de profissionais.

O escritório de Jaime Lerner venceu a licitação internacional que vai definir o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Serão tomadas ações conjuntas em 21 cidades, contando com a capital, em áreas como habitação, saneamento básico, criação de polos geradores de emprego e renda, além da mobilidade urbana.

O resultado da licitação foi anunciado nesta terça-feira, dia 08 de setembro, pelo governador Luiz Fernando Pezão.

A organização da região metropolitana vai contar com 3 milhões de dólares financiados pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, envolvendo as seguintes cidades: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá, Itaguaí, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.

A Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro, aprovada pela Assembleia Legislativa, deve criar um órgão apenas para promoção de políticas de integração entre as 21 cidades. Um conselho deliberativo deve ser formado com o governador e os prefeitos cujos votos terão peso proporcional ao número de habitantes de cada cidade.

Segundo Pezão, entre as prioridades para o Arco Metropolitano do Rio estão a despoluição da Baía do Guanabara e a licitação das linhas de ônibus intermunicipais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

3 comentários em Jaime Lerner vai elaborar projeto de região metropolitana do Rio de Janeiro

  1. Amigos, boa noite.

    Parabéns Sr. Lerner !

    Parabéns RJ !

    Nooooooooooooooooooooooosssssa.

    Enquanto isso Sampa …

    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Att,

    Paulo Gil

  2. Ah se esse cara tivesse feito isso aqui em SP ha tempos atras,triste.

  3. Jaime Lerner é o pai do BRT, o melhor prefeito que Curitiba já teve.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: