Vendas de ônibus continuam em queda e BYD entra para ranking da Fenabrave
Publicado em: 2 de setembro de 2015
Vendas de ônibus amargam queda acumulada de 27,74%, diz Fenabrave
Situação do mercado de caminhões é pior ainda com retração de 43,34% entre janeiro e agosto
ADAMO BAZANI
O agravamento da crise econômica do País, que agora oficialmente entrou em recessão, tem desestimulado os diversos setores a realizarem investimentos, o que traz impactos diretos nas vendas de caminhões e ônibus.
Considerados bens de capital ou intermediários, os veículos comerciais pesados refletem comportamento diferente do evidenciado pelo mercado de automóveis leves. Enquanto os ônibus e caminhões são adquiridos por empresas que prestam os serviços de transportes para os mais variados setores da economia, os carros mostram a disposição das famílias em consumir.
De acordo com a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que divulgou um novo balanço nesta quarta-feira, dia 02 de agosto de 2015, enquanto as vendas de carros despencaram 19,36% entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014, os emplacamentos de ônibus e caminhões tiveram retração de 40,35% nos oito primeiros meses deste ano.
Levando em consideração todos os automóveis, incluindo carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, a queda acumulada neste ano é de 21,35% com 1 milhão 753 mil 836 unidades.
Separando os segmentos de ônibus e caminhões, os dados dão a noção exata de que os investimentos estão retraídos. No acumulado entre janeiro e agosto deste ano, a queda nos emplacamentos de caminhões foi de 43,34%, com 49 mil 743 veículos de carga.
Já os emplacamentos de ônibus entre janeiro e agosto deste ano registraram baixa de 27,74% na comparação com semelhante intervalo de 2014. Foram vendidos, de acordo com a Fenabrave, 15 mil 019 ônibus nos oito primeiros meses deste ano contra 20 mil 785 veículos de transporte coletivo no ano passado.
Em relação às marcas de ônibus, a posição das fabricantes não sofreu grandes alterações. A fabricante de ônibus chinês BYD começou a ser contabilizada.
Confira no quadro os dados de emplacamentos de ônibus acumulados neste ano, de acordo com a Fenabrave.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Prezado Bazzani, boa tarde
Sou leitor de seu blog e fiquei com strôduas dúvidas no quadro de produção de ônibus por voce apresentado.
Primeira: A Marcopolo somente encarroça chassis do produto ônibus, não constrói o veículo completo.
Segunda: A Cummins produz ônibus também ou somente os motores???
No aguardo de sua resposta, atenciosamente
Max Acrísio
Olá.
O quadro é da Fenabrave. A Marcopolo aparece por causa da Volare. Os mini-ônibus Volare são vendidos montados.
A Cummins produz motores, mas quando os propulsores são comercializados para alguma montadora para testes, também é contabilizado como o veículo.
Amigos, boa noite.
Após a minha visita à Transpúblico (sem traslado CPTM – ExpoTransAamérica), fiquei com uma dúvida; além de molhado por ter de ir a pé até a estação da CPTM.
O BYD que será produzido em Campinas terá essa carroceria ?????
No aguardo de alguma informação oficial, se possível for.
Att,
Paulo Gil
Boa Noite Paulo,
Pelo que eu andei lendo em sites especializados, a BYD fabricará somente o chassi para encarroçamento pelas fábricas daqui.
Zé Tros, boa noite.
Muito obrigado.
Você é muito entendedor do buzão mesmo.
Valeu !
Abçs,
Paulo Gil
Isso e normal a indústria automobilística e a que sofrerá mais com isso.
Boa tarde adamo tdo bem? gostaria de uma informação eu tenho um carro urbano gostaria de retirar os banco e transformar em transporte de cargas sera possivel; gostaria de me informar sobre o assunto.obg.
Olá. Depende muito do tipo de veículo. Seria interessante ver com o Detran para evitar transtornos futuros.