Rio vai capacitar motoristas de ônibus sobre ciclistas

UCT bike

Imagem de uma das aulas em vídeo disponível para melhorar a relação entre ciclistas e motoristas de ônibus.

Em 2013, programa semelhante foi desenvolvido na Ilha do Governador. Além de palestras e encontros entre motoristas de ônibus e ciclistas, vídeos despertam conscientização e conceitos para convivência melhor

ADAMO BAZANI

Entre esta quinta-feira e quarta-feira, motoristas de 14 linhas de ônibus que servem o terminal Cosme Velho, na zona Sul do Rio de Janeiro, vão ser capacitados por instrutores das empresas de ônibus que operam no local para uma melhor convivência com cilclistas.

A ação faz parte do Programa “Rio Capital da Bicicleta, Eu Apoio” que vai oferecer também materiais informativos, visitas de escolas a um ônibus-modelo e debates com cicloativistas para que as pessoas que usam bicicletas tenham respeito também aos ônibus, entendendo que os veículos são grandes e possuem “pontos-cegos” e principalmente respeitem os pedestres, o elo mais frágil do trânsito.

A preparação de ciclistas e motoristas de ônibus da região se dá pela implantação de 10,4 km de ciclovias entre os bairros de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo. Pedestres serão abordados e orientados também.

Segundo a Fetranspor, associação das empresas de ônibus no Rio de Janeiro, o programa “Motorista Amigo do Ciclista” já capacitou 32 instrutores de tráfego, que se tornaram multiplicadores, que podem alcançar 8,9 mil profissionais dos transportes.

O programa foi idealizado pela Universidade Cooperativa do Transporte, da Fetranspor.

Além de palestras, são disponibilizados vídeos que podem ser assistidos pelo Youtube, de qualquer parte.

Em 2013, por exemplo, quando foram instalados 19,2 quilômetros de ciclovias na Ilha do Governador, formando o Anel Cicloviário, 42 funcionários da Viação Ideal foram capacitados.

A cidade do Rio de Janeiro possui cerca de 380 quilômetros de ciclovias, uma das maiores malhas da América Latina. São realizadas por dia 1,5 milhões de viagens, a maior parte em pequenas distâncias e integradas aos ônibus, trens e metrô.

Confira exemplos de vídeos educativo da UCT:

https://www.youtube.com/watch?v=NlEhwfo_EiU&index=3&list=PL2IspFfo23USt5WNOCz0upYPF2MccQf5E

https://www.youtube.com/watch?v=KYskXFd_m54&list=PL2IspFfo23USt5WNOCz0upYPF2MccQf5E&index=2

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Rio vai capacitar motoristas de ônibus sobre ciclistas

  1. Amigos, boa noite.

    É interessante aproveitar a oportunidade para capacitar os “cyclobykes” de todo o país, porque a grande maioria faz cada barbaridade e comete cada infração gravíssima.

    Eu já vi ao vivo e a cores uma colisão frontal de “ciclobykes” numa ciclovia (segregada); pois um deles trafegava na contramão.

    E quando as bykes terão placas para serem multadas pelas infrações cometidas.

    Prefeituras está ai mais uma fonte de renda que está sendo desperdiçada.

    Quero ver o dia que houver óbitos oriundos de acidentes entre “cyclobykes”.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: