Com recursos federais, obras de corredor de ônibus em Mauá devem começar em setembro
Publicado em: 27 de agosto de 2015
Também devem ser feitos três novos terminais. Objetivo é direcionar parte da demanda da CPTM para estação Guapituba
ADAMO BAZANI
A prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo, promete para setembro o início das obras de construção de um corredor de ônibus e de três terminais na cidade.
As intervenções terão financiamento de R$ 33 milhões do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.
O corredor de ônibus simples deve ser implantado no eixo da Avenida Itapark, uma das principais da cidade, com 12 quilômetros de extensão, desde o cruzamento com a Avenida Rio Branco até o novo terminal de ônibus que faz parte das intervenções. Os veículos de transporte coletivo terão prioridade, mas a estrutura não vai se tratar de um BRT – Bus Rapid Transit, com segregação total, embarque à esquerda e pagamento de tarifa em estações, antes mesmo da chegada dos ônibus.
Além do terminal Itapark, devem ser construídos um novo terminal no Jardim Zaíra, com a demolição do atual, e um terminal novo no Jardim Itapeva.
Todas as obras devem ser concluídas até o início de 2018.
Um dos objetivos com os novos espaços e remodelações das atuais linhas municipais é direcionar parte da demanda que embarca na estação Mauá da CPTM para a estação Guapituba, diminuindo o número de passageiros no centro da cidade e no Terminal Central de Ônibus, considerado pequeno pela quantidade de veículos.
O contrato com a empresa Oestevalle Pavimentações e Construções Ltda deve ser assinado na próxima semana.
As obras devem trazer transtornos ao trânsito durante a execução. A prefeitura de Mauá contratou por R$ 3 milhões uma empresa para informar rotas alternativas e readequar linhas de ônibus.
O transporte público em Mauá é operado hoje apenas por uma empresa de ônibus, a Suzantur. A demanda diária é de 120 mil passageiros, sendo que 40% passam pelo eixo da Avenida Barão de Mauá e 30% pela Avenida Presidente Castelo Branco, na direção do Jardim Zaíra.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Será que vai melhorar?? Ou é só mais um problema
o planejamento precisa ser bem estudado para não desperdiçar verbas.