Eixo Sudeste de corredor de ônibus será compartilhado com carros em Uberaba

brt vetor

Ônibus do Sistema Vetor em Uberaba. Novo eixo não terá a principal característica de um BRT, que é a exclusividade para o transporte público no espaço urbano.

Estacionamento será liberado nos dois lados das vias. Benefícios para os passageiros serão concentrados em estações

ADAMO BAZANI

O eixo Sudeste do BRT Vetor, de Uberaba, em Minas Gerais, não terá a principal característica de um sistema de BRT – Bus Rapid Transit, que é a exclusividade para os ônibus urbanos.

A prefeitura de Uberaba apresentou as linhas gerais deste eixo de corredor que deve 3,7 quilômetros e nove estações, atendendo a uma população estimada de 80 mil moradores de bairros como Recreio dos Bandeirantes, Leblon, Costa Teles, Valim de Melo, Gameleiras, Chica Ferreira, Maracanã, além dos novos loteamentos Isabel do Nascimento e Rio de Janeiro.

Segundo o poder público, o compartilhamento entre ônibus e carros na faixa central é uma reivindicação de comerciantes e foi decidida pela prefeitura por causa das vias estreitas por onde vão passar os coletivos.

As vias atendidas serão avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges de Araújo e Bandeirante.

O estacionamento dos veículos de entrega e de passeio será mantido nos dois lados da via, com exceção nas imediações das estações de embarque e desembarque.

No entanto, as conversões à esquerda de carros de passeio e comerciais serão proibidas. Os ônibus e os semáforos vão ter sensores que devem se “comunicar” para que haja prioridade aos veículos de transportes coletivos nos cruzamentos. O sistema já funciona em outros trechos de corredores já em operação.

Além das nove estações, os principais benefícios práticos para os passageiros, haverá o Terminal Sudeste, na Avenida dos Bandeirantes.

O sistema conta também com o eixo Sudoeste e o Leste/Oeste.

Segundo a prefeitura, “o total geral da movimentação de passageiros no Sistema BRT no mês de junho/2015 foi de 1.342.710 passageiros, sendo a média geral de passageiros/dia de 44.757.”

A prefeitura informou que nos próximos dias será lançado o edital de licitação para as obras, mas não deu prazo para conclusão das obras.

O trecho deve custar R$ 18 milhões e vai contar com verbas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

2 comentários em Eixo Sudeste de corredor de ônibus será compartilhado com carros em Uberaba

  1. Amigos, boa noite.

    Interessante essa forma de BRT, vou procurar um video no youtube, para entender melhor.

    É importante usar a criatividade e adaptar o buzão as características locais de cada cidade em benefício de todos.

    Legal !

    Att,

    Paulo Gil

  2. Que coisa ridícula, isso tira a vantagem do corredor.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: