Marcopolo lança oficialmente novos modelos de ônibus

Paradiso 1350

Paradiso 1350 completa a família da Geração Sete. Mercado precisava de um modelo intermediário entre o Paradiso 1200 e o LD

Fabricante diz que momento é estratégico para estimular renovações de frota

ADAMO BAZANI

Conforme adiantou o Blog Ponto de Ônibus em matéria publicada no dia 19 de maio deste ano ( https://diariodotransporte.com.br/2015/05/19/marcopolo-aposta-em-novos-modelos-e-versoes-em-mercado-retraido/ ) , a Marcopolo apresentou à imprensa e ao mercado de forma oficial novos modelos de ônibus tanto para transportes rodoviários e urbanos. Alguns destes veículos já estão em comercialização e circulando em sistemas de transportes no país e no exterior.

Os modelos são rodoviário Paradiso 1350, que complementa a Geração 7; o intermunicipal Ideale, e os urbanos Novo Torino Express (articulado), Novo Torino Low Entry (piso baixo) e Novo Torino com motor traseiro.

Segundo a fabricante, o lançamento oficial dos modelos numa atual conjuntura, de mercado retraído, é uma estratégia para estimular as renovações de frota. Além disso, quando o mercado se recuperar, a Marcopolo já estará pronta para atender a demanda com versões novas de modelos cujos nomes são conhecidos no mercado de ônibus.

De acordo com nota da encarroçadora, “esta não é a primeira vez que a empresa, ao contrário das tendências de mercado, investe e lança novos ônibus em situação de vendas menores. Em, 2009, durante a crise econômica mundial, a Marcopolo lançou a Geração 7 de rodoviários, que se transformou em grande sucesso de vendas, no Brasil e inclusive no exterior, sendo amplamente exportado. Desde 2008, a Marcopolo promoveu o lançamento de mais de 100 novos modelos em todo o mundo. Isto dá a média de um novo produto por mês. São desde ônibus especialmente desenvolvidos para outros países e mercados, como também modelos para cidades brasileiras, sobretudo para os sistemas BRTs”

Na nota, a empresa detalha algumas das características dos modelos apresentados:

NOVO PARADISO 1350

ônibus interior

Interior une materiais de fácil manutenção, baixo custo, mas mantém requinte e busca apresentar conforto para os passageiros

 

O Marcopolo Paradiso 1350 possui como diferenciais o maior espaço para bagagens – 1.350 cm de saia lateral e a maior capacidade volumétrica do mercado, com mais de 20,5 metros cúbicos – novo interior, com novas poltronas, porta-focos e toalete, e foi desenvolvido especialmente para oferecer às necessidades dos operadores em viagens de média e longa distâncias.

 

O Paradiso 1350 completa a família de rodoviários da Geração 7 da marca – Viaggio 900, Viaggio 1050, Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1600 Low Driver e Paradiso 1800 Double Decker – e oferece as mesmas características dos outros modelos da Geração 7, como elevado padrão de conforto, segurança e ergonomia, além do acabamento futurista, identidade da empresa, para o transporte de passageiros e o design arrojado.

 

Projetado e desenvolvido pela engenharia da fabricante, da unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, o novo modelo é o primeiro a oferecer as novas poltronas fabricadas pela Marcopolo, mais ergonômicas e confortáveis, além de novos revestimentos internos, porta-focus e um novo toalete.

 

NOVO IDEALE, A OPÇÃO PARA LINHAS INTERMUNICIPAIS E FRETAMENTO

Novo Ideale

Novo Ideale promete ser opção mais em conta que o Audace nos segmentos de fretamento e rodoviários de curta distância. Audace continua no mercado

 

A Marcopolo amplia a sua linha de ônibus rodoviários e intermunicipais e lança o Novo Ideale. O objetivo da fabricante é oferecer um veículo com diferenciais em conforto e design (Novo DNA Marcopolo), bem como facilidade de operação. O foco é a aplicação nos segmentos de linhas intermunicipais e fretamento, bem como linhas regulares de média e curtas distâncias.

 

O Novo Ideale foi concebido com base nos mais recentes conceitos de fabricação, que permitem a otimização de sua estrutura com melhor aproveitamento do espaço interno, elevação da rigidez estrutural, além de conferir mais conforto, segurança, ergonomia e menor custo operacional. Com diferenciais que agregam valor, o modelo foi desenvolvido para complementar a já conceituada linha de rodoviários, com os modelos Paradiso, Viaggio, Audace e o Senior rodoviário.

 

Projetado para oferecer ainda mais conforto, segurança e ergonomia para o transporte de passageiros, o veículo é 50mm mais largo que o atual e possui novo design, com LEDs nas luzes de direção, nova grade dianteira com padrão “colmeia”, grades inferiores do para-choque dianteiro injetadas e farol de neblina como opcional.

 

MARCOPOLO AMPLIA FAMÍLIA DE URBANOS TORINO

Torino motor traseiro

Torino novo com motor traseiro não tira o Viale do mercado, mas se configura uma opção mais em conta para este tipo de configuração que passa a ser exigência em diversos sistemas de transportes

 

Com os lançamentos do Torino Express, Torino Low Entry e Torino com motor traseiro, a Marcopolo completa a sua família de ônibus urbanos do modelo Torino, a de maior sucesso no mercado brasileiro em todos os tempos. Os novos modelos, junto com o tradicional Torino de motor dianteiro, ampliam as opções para os operadores do transporte coletivo urbano, que vão desde um veículo com baixo custo operacional para as aplicações severas, até mais sofisticados para atender a todas as necessidades do transporte coletivo, do serviço convencional até o sistema BRT.

 

São quatro diferentes modelos: Torino motor dianteiro, Torino motor traseiro, Torino Low Entry e Torino Express articulado. “O objetivo é oferecer aos nossos parceiros a melhor solução, de acordo com as características do seu negócio/serviço. Desde o consagrado Torino com motor dianteiro, o modelo de menores custos de aquisição e operação, até o Torino Express articulado, com capacidade para mais de 130 passageiros”, salienta Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo.

 

Segundo Corso, os novos modelos Torino Express articulado, Torino com motor traseiro e Torino Low Entry permitem à empresa oferecer opções para a aplicação em vias segregadas básicas e sistemas BRT.

 

Novo Torino Express Articulado

Torino Express

Torino Express foi desenvolvido inicialmente para os corredores de ônibus BRT do Rio de Janeiro e agora está disponível para todo o mercado

Com comprimento total de 20 a 23 metros, o Torino Express articulado foi desenvolvido para atender tanto ao padrão de vias segregadas básicas quanto dos sistemas BRT. O modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. Também conta com novos conjuntos óticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano.

 

O Torino Express foi concebido para oferecer conforto e segurança aos passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador em relação aos modelos exclusivos para sistemas BRT, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

 

O novo Torino Express possui como diferenciais a maior largura interna, com 2,55m, que permite amplo espaço para circulação, mais conforto aos que operam o veículo e segurança. Internamente, possui iluminação interna em LEDs, poltronas City ergonômicas com novos apoios de cabeça (opcional), que facilitam a movimentação dos passageiros, e a opção de poltronas com encosto alto.

 

Para oferecer padrão mais elevado de acessibilidade, o Torino Express conta com cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais, elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes. Também possui novo sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). Todos esses itens, de acordo com as normas da legislação vigente.

 

Para garantir maior conforto térmico e acústico, o modelo possui insuflador de ar para o motorista e o cobrador, e novo janelão com sistema de captação de ar mais eficiente. A posição do motorista também foi redesenhada, com ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.

 

No salão de passageiros, o veículo ganhou nova decoração e novo assoalho dividido em painéis removíveis e pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso sem a necessidade de remoção das poltronas. O resultando é o menor custo de manutenção e facilidade de limpeza, que também se aplica em todos os revestimentos da carroceria.

 

Novo Torino Low Entry

 

O Novo Torino Low Entry tem concepção robusta, elevada confiabilidade e excelente relação custo/benefício, atributos reconhecidos pelos operadores/empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Atende a todas as exigências dos sistemas de transporte existentes no País e no exterior, e é equipado com suspensão pneumática e piso baixo, o que facilita o acesso para todos os passageiros, sem a necessidade de elevador, e proporciona maior velocidade nas operações de embarque e desembarque, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida e cadeirantes.

 

Com comprimento de até 13,3 m e largura de 2,60 m, possibilita a colocação de mais poltronas, sem perda da área de circulação e do espaço interno. Desenvolvido para aplicação nos modernos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, está entre os mais avançados já fabricados no Brasil e tem capacidade para transportar até 90 passageiros, sendo 49 sentados e 41 em pé. Conta ainda com poltronas preferenciais para portadores de necessidades especiais, idosos e/ou gestantes, uma poltrona para obeso e um posto para cadeirante.

 

O modelo pode ser equipado com sistema de ar-condicionado, poltronas com encosto de cabeça, descansa-braços e descansa-pés, e lixeiras no salão de passageiros. Para maior segurança, pode receber ainda sistema de gerenciamento de frota, sistema de iluminação interna em LEDs e equipamentos audiovisuais com dois monitores de 19 polegadas em LCD e sirene de marcha à ré.

 

Novo Torino Motor Traseiro

 

O Novo Torino com motor traseiro possui as mesmas características técnicas do Novo Torino com motor dianteiro e apresenta como diferencial importante melhor conforto termoacústico. A Marcopolo desenvolveu para este modelo um novo sistema de isolamento do cofre do motor que, aliado ao seu posicionamento na parte traseira, reduz sensivelmente o nível de ruído interno e também a temperatura ambiente do salão de passageiros.

 

Por ter piso baixo, o Novo Torino motor traseiro ainda facilita o acesso dos passageiros, sem a necessidade de instalação de elevador para os usuários com mobilidade reduzida ou cadeirantes.

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Esse Torinão motor trazeiro vai dar trabalho, tem uma cara de “marrento”

    Algumas dúvidas:

    1) O que precisa mudar na campanhia e eliminar aquele barulho infernal “béééémm”.

    2) Quando sairá o micro lindão ??? ou o Senior morrerá em detrimento dos Volares.

    3) E o G8 quando virá ??

    Parabéns Marcopolo !

    Att,

    Paulo Gil

    1. Ryan disse:

      Estes são o G8, acredito que o Gran Viale será descontinuado agora que tem o Torino Low Entry além do articulado. Viale deve ficar somente na versão BRS e BRT (eu particularmente prefiro o antigo). Quanto ao Senior já existe o de piso baixo central, e a Volare existe há anos, então se fosse para o Senior acabar, o GV teria sido o último.

  2. Pedro Lucas Vieira disse:

    ótima materia parabéns caro Adamo Bazani

  3. Um dos motivos da Marcopolo não entrar em SP e não ser opção para os amigos do Ruas e Belarmino e que eles tem piso alto,e SP pela regra de mobilidade eles devem ser piso baixo,uma pena.

    1. Jaime Luiz disse:

      E a Marcopolo não tem piso baixo? A lista de opções em carrocerias da Marcopolo é mais extensa que qualquer outra no Brasil. Não está em SP por opção dos empresários em comprar somente na Caio. Simples

      1. Leo John disse:

        Em SP só não entra marcopolo por causa do RUAS, simples ele é dono da CAIO e de 2/3 do sistema de transporte da capital, simples assim.

    2. Ryan disse:

      A Marcopolo sempre teve Low Entry, as empresas que optam pela Caio.

  4. PAULO VICTOR MORAIS DE CARVALHO disse:

    Muito bom. Parabéns À todos e também a Marcopolo pelos belos Ônibus.

  5. William Reis de Oliveira disse:

    parabens a marcopolo que vem sempre inovando no mercado, nao e atoa que e lider no mercado. Sou de ribeirao preto e aqui boa parte das empresas tanto urbano e rodoviario utilizam carrocerias marcopolo, parabens marcoplo por inovar e parabens adamo por mais um post

  6. Marliceia a Ferreira disse:

    Qual valor???

  7. Rodrigo disse:

    Eu sou a favor de carros e mais carros nas ruas. As empresas de ônibus não prestam bons serviços e o governo e suas autarquias responsáveis pela fiscalização nada fazem pra melhorar a qualidade do transporte público. Então, sendo assim, sou a favor de colocar cada vez mais carros nas ruas. O dia que não couber mais carro nas ruas, quem sabe o governo toma uma providência para melhorar a qualidade do transporte público. Enquanto isso não acontece, que sejam colocados mais carros nas ruas.

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