Alckmin assina contrato com Constantino para VLT da Baixada

VLT

Governo do estado assina contrato com Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista para operação de VLT e ônibus no litoral sul de São Paulo.

Alckmin assina contrato com Constantino para VLT da Baixada

Governador entrega mais quatro estações

ADAMO BAZANI – CBN

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin assina nesta terça-feira, 23 de junho, contrato entre a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista, formado pela Viação Piracicabana e o Grupo Comporte Participações S.A., que tem o comando da família de Constantino Oliveira, empresário de ônibus e fundador da Gol Linhas Aéreas.

Também serão inauguradas mais quatro estações do sistema: Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, contanto com o Túnel José Menino, em Santos, e Itararé e João Ribeiro, em São Vicente.

O contrato passa ao Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista a atribuição também do sistema de transportes dos nove municípios da região por ônibus integrados.

O modelo é de PPP – Parceria Público Privada. O governo é responsável pelas obras, comunicação e sinalização e o Consórcio pela operação.

Devem ser investidos R$ 5,6 bilhões num prazo de 20 anos, sendo que R$ 666 milhões virão da iniciativa privada. O lote que vai do Terminal Barreiros até o Terminal Porto terá 11 quilômetros de extensão e 15 estações. Segundo a EMTU, “esse trecho inicial tem 95% das obras concluídas em São Vicente e 60% em Santos.”

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: