Aplicativo ajuda a escolher a forma de deslocamento mais sustentável

ônibus

Além de calcular custo, emissões de poluentes e até as calorias perdidas para quem for fazer os deslocamentos, aplicativo possui jogos e visual atrativo. Reprodução.

Aplicativo ajuda a escolher a forma de deslocamento mais sustentável

Além de indicar rotas, ferramenta mostra os meios de transportes menos poluentes e mais baratos

ADAMO BAZANI – CBN

Aplicativos para celulares que indicam as melhores linhas de ônibus, trens e metrô para os deslocamentos e até a previsão de chegada aos pontos e estações já não são novidades no mercado.

Mas uma nova opção lançada pelo Instituto Akatu, de consumo consciente, e pela Febraban – Federação Brasileira dos Bancos, promete trazer uma informação a mais: qual meio de transporte para determinada rota é mais sustentável? E quando se fala em sustentável, não é apenas menos poluente, mas também mais econômico e que ocupe melhor a vias.

É verdade que não precisa ser grande especialista para saber que, de maneira geral, o transporte coletivo, seja por ônibus, trem ou metrô, é mais sustentável. Mas na rota que você faz, o que é melhor? O ônibus, os trilhos ou mesmo um táxi? E a bicicleta?

Dúvidas como esta o aplicativo gratuito “Nosso Transporte” promete dirimir, ou pelo menos, ajudar.

Uma das opções do “Nosso Transporte”, que pode ser baixado gratuitamente, é a “Calculadora Transporte Consciente”. Nela, é preciso informar a média do preço do combustível na cidade, o valor da passagem do transporte coletivo e o endereço do destino.  A calculadora então vai comparar os gastos do deslocamento para cada modal, as emissões de carbono e as calorias que a pessoa gastaria para ir de carro, trem, ônibus, metrô, a pé e de bicicleta. A partir destes dados, o usuário escolhe o que é mais vantajoso do ponto de vista financeiro, ambiental ou para a saúde pessoal.

Além da Calculadora do Transporte Consciente, o Nosso Transporte oferece um jogo sobre emissões chamado “Catalisador”, cujo objetivo é filtrar as emissões na atmosfera, e dicas de transporte, meio ambiente e saúde.

Não espere perfeição do aplicativo “Nosso Transporte”, mas ele serve para despertar a consciência sobre a importância de preservação ambiental e dar uma noção maior sobre como a mobilidade pode ajudar para a melhoria das condições do meio ambiente.

Para mais detalhes, o link é:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.soundy.nossotransporte&hl=pt-BR

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: