Daimler: Unidade da Colômbia vai montar ônibus brasileiros

Mercedes-Benz Colômbia

Planta na Colômbia monta ônibus produzidos no Brasil. Empresa vê no mercado exterior alternativa ao baixo desempenho econômico brasileiro. Foto: Divulgação

Mercedes-Benz inaugura fábrica na Colômbia em busca do mercado latino

Unidade vai montar chassis enviados em sistema CKD produzidos no Brasil

ADAMO BAZANI – CBN

O Grupo Daimler inaugurou uma nova planta de ônibus no exterior. A unidade fica na Colômbia, cidade de Funza, região metropolitana de Bogotá e vai montar chassis feitos na planta de São Bernardo do Campo, no Brasil, enviados em sistema CKD.

No local serão montados ônibus já com tecnologia com base nas normas internacionais de restrição a emissão de poluentes, Euro V.

O presidente da Daimler na Colômbia, Mathias Held, explica, em nota à imprensa especializada, que a empresa investiu US$ 2 milhões para o funcionamento da nova planta.

“Com um investimento de mais de 5 bilhões de pesos (aproximadamente US$ 2 milhões), temos hoje nossa primeira planta de ônibus com a avançada tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz, que oferece benefícios em termos de eficiência e consumo de combustível, reduzindo também as emissões de poluentes … Assim, seguimos avançando com o compromisso de oferecer ao mercado veículos para transporte coletivo que atendem às normas vigentes em todas as cidades colombianas e nos demais países da região”.

A planta tem 1.100 metros quadrados de área e a capacidade inicial de produção é de 4 mil ônibus por ano.

Inicialmente serão montados seis modelos de chassis de ônibus indicados para o transporte urbano, intermunicipal, escolar e serviços especiais.

“A Daimler Latina concentra a responsabilidade pelas atividades comerciais de produtos das marcas Mercedes-Benz, Fuso, Freightliner, Thomas Built Buses, Western Star e Detroit Diesel em 43 países da região, com exceção do Brasil e da Argentina, que já possuem operações próprias de seus negócios; e do México, que integra outra divisão com os Estados Unidos.” – explica a empresa em nota.

Com a inauguração, a Mercedes-Benz do Brasil diz que agora são cinco unidades de veículos comerciais na América Latina:

Brasil:

– São Bernardo do Campo/SP: caminhões, chassis de ônibus e agregados

– Juiz de Fora/MG: caminhões

– Campinas/SP: central de distribuição de peças e pós-vendas

Argentina: linha Sprinter, caminhões e chassis de ônibus

Colômbia: montagem de chassis de ônibus feitos no Brasil.

Na Colômbia, a marca Mercedes-Benz está presente desde 1948. Em 1998, a representação local passou a ser filial do Grupo Daimler. Os ônibus Mercedes-Benz estão presentes, segundo a marca, em 60% da frota dos ônibus novos que fazem integração ao Transmilênio.

São mais de 3 mil ônibus circulando em cidades como Bogotá, Pereira, Bucaramanga, Medellín, entre outras.

No Brasil, a Mercedes-Benz lidera a fabricação de ônibus e é vice-líder no segmento de caminhões. Sentindo a situação econômica brasileira, a empresa demitiu 500 funcionários da planta de São Bernardo do Campo e colocou outros 5 mil em férias coletivas.

A aposta da montadora é exportar ou ampliar a atuação em países da América Latina que estejam com a economia mais forte que a do Brasil.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

 

Comentários

Comentários

  1. jair disse:

    Adamo,
    Chassi ok e a carroceria? também é brasileira?
    abrs

    1. A carroceria depende do operador que fizer a encomenda.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Ki Kassetada ; essa é só a primeira.

    Em breve, o monobloco do século XXI o ” OE CLB 777″

    Hasta la vista, baby.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading