São Paulo recebe mais espaços para ônibus nesta segunda-feira

Publicado em: 8 de junho de 2015

ônibus

Ônibus urbano em São Paulo. Cidade terá mais espaços para ônibus nesta segunda, contanto com faixas reversíveis. Foto: Adamo Bazani

São Paulo recebe mais espaços para ônibus

Na zona Oeste, o espaço é faixa convencional. Na zona Sul, serão faixas reversíveis em horários de pico

ADAMO BAZANI – CBN

Nesta segunda-feira, dia 08 de junho de 2015, a cidade de São Paulo recebe mais 2 mil 650 metros de faixas destinadas para ônibus. Os espaços são de dois tipos:

Na região das ruas Barão de Jundiaí e Clélia, na zona Oeste, são faixais convencionais à direita.

Já na zona Sul de São Paulo, são faixas reversíveis para ônibus na Ponte João Dias e uma a título de testes na Avenida Carlos Caldeira Filho.

Confira:

– Avenida Carlos Caldeira Filho:

A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego vai iniciar testes nesta segunda feira de uma faixa reversível destinada para ônibus na Avenida Carlos Caldeira Filho, no trecho entre a Avenida das Belezas e a Avenida Giovanni Gronchi, totalizando 1 mil 300 metros.

Uma faixa do sentido bairro será convertida para o sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 08h30. O espaço será delimitado por 130 cones e 25 cilindros de sinalização. Neste trecho, passam dois mil passageiros de ônibus por hora.

– Ponte João Dias:

Na Ponte João Dias, também na zona Sul de São Paulo, serão implantados 850 metros de faixas reversíveis para ônibus, a partir desta segunda-feira, dia 8 de junho.

Neste caso, a pista sentido centro vai ser convertida para o sentido bairro, interligando o corredor de ônibus da Avenida João Dias ao Terminal João Dias. De acordo com nota da CET, “ o início da faixa reversível será na altura da Rua Centro Africana, seguindo no contra fluxo pela Ponte João Dias e Viaduto Sônia Maria Moraes Angel Jones, retornando para o sentido Bairro no acesso ao Terminal João Dias.”

O horário de funcionamento será das 17h00 às 20h00, de segunda à sexta-feira. Serão usados para delimitar o espaço, 150 cones e 20 cilindros de sinalização.

– Zona Oeste:

Na zona Oeste de São Paulo, serão implantados 500 metros de faixas convencionais para ônibus no corredor formado pelas ruas Barão de Jundiaí e Clélia. O trecho fica entre as ruas Domingos Rodrigues e Jeroaquara, sentido centro.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 06h às 11h e das 16h às 20h.

De acordo com a CET, passam por dia 83 mil passageiros atendidos por 13 linhas de ônibus municipais.  Pelo local, também podem trafegar táxis com passageiros, mas a CET não soube informar quantas pessoas são transportadas por estes veículos.

A cidade de São Paulo possui, com estas implantações, 476,8 quilômetros de faixas para ônibus que, desde o dia 13 de setembro de 2014, podem ser usadas por táxis que estejam transportando passageiros.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta