Expresso Leste completa 15 anos sendo o segundo serviço mais movimentado da CPTM

EXPRESSO LESTE

Trem do serviço Expresso Leste, da CPTM. Ligação semi-expressa completa 15 anos. Viagem rápida é ponto positivo, mas lotação irrita passageiros.

Expresso Leste completa 15 anos sendo a segunda linha mais movimentada da CPTM

Média é de 515 mil passageiros transportados por dia e total de viagens cresceu no período

ADAMO BAZANI – CBN

No último dia 28 de maio de 2015, o Expresso Leste da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos completou 15 anos de operação.

De acordo com a empresa, hoje o serviço que liga as estações Luz e Guaianases, na linha 11 Coral, trata-se do menor trajeto da CPTM, com 21 quilômetros e 900 metros de extensão.

No entanto, é o segundo serviço com maior demanda da rede da CPTM, transportando uma média diária de 515 mil passageiros. Só perde para a linha 9 Esmeralda, que liga Osasco a Grajaú, e atende uma média de 600 mil passageiros por dia.

No período de 15 anos, ainda segundo dados da CPTM, o total de viagens subiu 270%. No ano da inauguração, em 2000, foram 38 mil 234 viagens. Em 2014, foram feitas no trecho 142 mil 098 viagens. No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o total foi de 47 mil 603 viagens.

Apesar do nome Expresso, o serviço faz paradas no meio do trajeto. São sete estações: Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco José Bonifácio e Guaianases. Há planos de expansão até Suzano. O tempo de viagem, quando não há problemas, é de em média 32 minutos por sentido. O intervalo é de 4 minutos entre as composições, nos horários de pico.

Apesar do intervalo, passageiros se queixam que a oferta de composições é insuficiente, gerando superlotação. O tempo de percurso, no entanto, é elogiado.

Foi a partir do conceito Expresso Leste que a CPTM implantou no ano passado, entre junho e julho, o Expresso da Copa, que levava torcedores em 19 minutos da Luz a Corinthians-Itaquera no dia de jogos da Copa, sem paradas.

A CPTM, no entanto, não possui nenhum plano de implantar modelo semelhante no dia a dia de quem precisa de transportes no dia a dia.

Números Curiosos:

A CPTM informou alguns números curiosos referentes ao total de 15 anos de operação do Expresso Leste:

– Registros de passagens: 968 milhões 330 mil 317

– Número de viagens realizadas: 1 milhão 473 mil 926

– Total de quilômetros percorridos: 34 milhões 029 mil 302,64 km, o que equivale a cerca de 850 voltas em torno da Terra.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Expresso Leste completa 15 anos sendo o segundo serviço mais movimentado da CPTM

  1. Amigo Adamo Bazani, a CPTM assim como o Metrô é uma mina de dinheiro, pois não passam de um grande cabide de empregos e uma grande fonte de corrupção para esta quadrilha que está aí, da qual fazem parte dela os “donos” das estradas onde pagamos pedágios extorsivos em estradas feitas com nosso dinheiro e depois entregues de mão beijada à empresários inescrupulosos do sistema. Não se fala mais do escândalo do trens reformados por valor muito superior a compra de trens novos, já caiu no esquecimento. Quanto ao plano de ampliar o expresso leste até Suzano vai ficar na ficção, a própria estação de Suzano junto com a de Ferraz de Vasconcelos prometidas para 2012 está atrasada em mais de três anos e com promessa provavelmente também fictícia para dezembro deste ano. E o Rodoanel? esse é outro absurdo entregue inacabado por motivos eleitoreiros no ano passado permanece inacabado até hoje, obra muito mau feita diga-se de passagem, o trecho elevado entre a região de Suzano e a Ayrton Senna parece uma sequência de lombadas gigantes. Desculpe ter desviado um pouco o assunto, mas eles têm em comum uma coisa, a grande fonte de roubalheira.
    Obrigado.
    Um forte abraço!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: