SPTrans divulga nova rede de linhas de ônibus em São Paulo. Confira todas as linhas

novas linhas SPTrans

Ônibus em São Paulo. SPTrans divulga nova distribuição de linhas da cidade. Foto: Adamo Bazani

SPTrans divulga nova rede de linhas de ônibus em São Paulo

Cidade será dividida em 21 setores e serão três modelos de serviços

ADAMO BAZANI – CBN

A SPTrans divulgou nesta quinta-feira, dia 28 de maio de 2015, a nova distribuição de linhas de ônibus que deve ser implantada  na cidade de São Paulo.

Serão criados 21 setores, sendo que cada um vai ter ao menos uma região central de bairro.

Os setores devem reunir ao menos 20% de viagens entre bairros da mesma região. A divisão ficou em: 1 Perus/Brasilândia, 2 Pirituba/Freguesia do Ó, 3 Santana/Casa Verde/V. Maria, 4

Tucuruvi/Mandaqui, 5 São Miguel/Itaim Paulista, 6 Penha/Ermelino Matarazzo, 7

Guaianazes/C. Tiradentes/S. Mateus, 8 Cid. Líder/Carrão, 9 Sapopemba/V. Prudente

10 Sacomã/Ipiranga, 11 Pedreira/Jabaquara, 12 Grajaú/Parelheiros, 13 Jd. Ângela

14 Capão Redondo/Campo Limpo, 15 Raposo/V. Sônia/Butantã, 16 Lapa/Barra Funda/Alto de Pinheiros, 17 Pinheiros, 18 Santo Amaro, 19 Saúde/V. Mariana, 20 Área Central, 21 Tatuapé/Belém/Mooca.

Os serviços continuam divididos entre estruturais e locais.

No sistema estrutural, que abrange as ligações de maior demanda, haverá linhas radiais e perimetrais, unindo diferentes regiões ou um setor até o centro da cidade.

Também estão previstos três modelos operacionais:

SERVIÇOS DE REFERÊNCIA

Linhas que operam ao longo do dia inteiro nos dias úteis e sábados + Linhas da Madrugada

Linhas que operam ao longo do dia inteiro aos Domingos

SERVIÇOS DE REFORÇO DE REDE Linhas que operam apenas nos períodos de pico, ou em outros horários específicos, para reforçar a operação do Serviço de Referência

SERVIÇOS ESPECIAIS

Linhas oferecidas para atendimento de demandas eventuais

Confira os modelos gerais neste link:

SPTRANS-CONCEITOS

Confira a relação de todas as linhas em:

SPTRANS-linhas

A SPTrans ressalta que as linhas são propostas e pode haver alterações em nota:

As informações contidas nesta comunicação são o resultado da primeira etapa dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela SPTrans com o objetivo de reformular a atual rede de linhas de ônibus de são paulo.
Inicialmente apresentam-se os conceitos que vêm orientando a formulação da nova rede de ônibus da cidade, com destaque para a permanência da atual subdivisão das linhas entre linhas  estruturais e linhas locais, a divisão da cidade em setores de transporte coletivo e a criação de novas linhas perimetrais, entre outras propostas inovadoras.
A segunda parte do material é uma listagem das linhas propostas até o momento, destacando o código provisório de identificação, a relação  de cada linha proposta com alguma linha existente, se é
o caso, bem como a classificação, tipologia e modelo operacional.
Vale ressaltar que a listagem de linhas anexa constitui uma proposta preliminar e que os trabalhos continuam visando seu aperfeiçoamento.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

44 comentários em SPTrans divulga nova rede de linhas de ônibus em São Paulo. Confira todas as linhas

  1. as cores nao vao corresponder as areas nao neh ?

  2. Curioso pra ver como vai ficar,e que linhas farão a área central pelo que vi de ônibus de cor cinza,Adamo e Itaquera não tem?

  3. Douglas Galdino // 29 de maio de 2015 às 10:48 // Responder

    Adamo… notei que na lista nao citam 2 linhas qe considero no novo padrao. 514T e 2104. O que houve?

  4. A linha 477P Ipiranga – Rio Pequeno sumiu da lista. :-(

    • Amigo, essa linha faz um zigue-zague louco. É até esperado que ela seja substituída por caminhos mais diretos. Dificilmente alguém fica nela num longo trecho. Exemplo: Da Faria Lima ao Ipiranga – ela passa no Brooklin, sobe em moema, desce no planalto Paulista até quase o aerporto, só pra depois subir pro Ipiranga de novo, não faz muito sentido.

  5. Reparei que num geral houve um encurtamento de linhas já existentes, não vi a criação de novas linhas, pelo menos na minha região… será que houve mudanças nos intinerários?

    • E eu gostaria de saber o q será da ótima linha 351F/10 – Jaçanã / Terminal Vila Carrão…se ela for seccionada, levando-nos do Jaçanã ao Metrô Tatuapé já seria um alivio! ela é boa em sua totalidade, é sinuosa, mas boa! e não pode acabar! É nossa ligação direta com o Tatuapé, Vila Formosa, Vila Carrão, e proximidades com o Shopping Aricanduva…bem como é mais uma opção a Vila Maria e pedaços da Vila Medeiros…Jd. Brasil, Vila Sabrina, Estrada da Conceição…até Rua Tupirama e Avenida Padre Sabóia de Medeiros…seria uma enorme sacanagem se essa linha acabasse! Eu não a vi na lista! E olha q procurei várias vezes…e com o “Zoom” bem ativado!

      • Pelo que vi deverá ser substituída pela linha Tucuruvi/Term. Carrão, sem falar que terá a linha Metrô Penha/Tucuruvi

      • Olá moro na região e entrei no site, percebi que a região vai sofrer muito depois da mudança, pois muitas linhas vão sofrer alterações e outras até vão deixar de existir. Por exemplo a linha 2123 antes que ia até o metrô Liberdade agora vai até o Pq D. Pedro e a linha 2127 q ia da Vila Medeiros até o metrô Liberdade agora vai começar no Pq D.Pedro e vai terminar na Liberdade ou seja vão diminuir a linha 2123 e a 2127 vai ser sua continuação e não vai passar mais pela V.Maria, a mesma coisa com a 271a q vai de Santana até a Penha, ela continua mas a linha 271a Santana Camgaíba vai começar s
        ó na Penha e vai até Cangaíba, outra q não vai mais passar na Vila Maria e região, a 701a
        Vila Madalena Pq Edu Chaves vai virar circular na região da V. Madalena, a 271c Pq Vila
        Maria vai até Santana e não mais até o term. Princesa Isabel.

  6. Fernando Bovero // 29 de maio de 2015 às 14:20 // Responder

    Bom dia!! Adamo.
    Na lista não consta linhas de alta demanda da area 1 consórcio bandeirante viação santa brígida como a linha 8622,Morro Doce /Praça Ramos a 8594 Cidade de Abril /Praça ramos e uma de pouca demanda 978J Voith terminal princesa isabel.Saberia informar o Motivo?Já que sem as duas primeiras as regiões norte e noroeste ficariam isoladas do centro.Será que elas vão receber onibus articulados ou superarticulados? ???

  7. explique :
    Perimetral
    Radial (Centro)
    Radial (Polo Regional)
    Articulação Regional
    Distribuidora.

  8. William de Jesus // 29 de maio de 2015 às 16:36 // Responder

    Boa tarde.

    De fato pessoal, tem linha que não tem condições. 477P é um exemplo. Ela é ziguizagueada demais! A intenção, na realidade, é racionalizar todas as linhas da cidade, de uma forma que ela fiquem mais rápidas e diretas, sendo que teremos muitas linhas circulares.

    Agora, ter 21 regiões… me deixou confuso. Alias, esse novo plano está todo confuso. Espero que a complexidade fique apenas no papel, e que na prática funcione!

    • vi erros grotescos nas denominaçãoes atuais das linhas…e espero q os numeros das linhas sejam definitavente regularizados…linhas da area 1 começando com numero 1, linhas da area 2 com num. 2, linhas da 3 começando com num. 3 e asim por diante! ainda temos em S. Paulo linhas da area 8 começando c0m numero 5…aff! olha a bagunça q a “Martaxa Suplício” deixou pra trás…gastou um dinheirão pra implantar esse sistema moribundo, o “Interligado”…e não pôs coisas q custaram grana nossa em prática…como a padronização do Sistema…em seus mínimos detalhes…e com certeza deve ter deixado mecanismos pra q os funcionários da SPTrans responsaveis por multar empresas e cooperativas não se preocupassem tanto com placas laterais de itinerário, placas de via ou intinerário básico q vão no painel, junto ao para-brisa do veículo…, letreiros com erros de nomes de locais e bairros e terminais…e com erros grosseiros de português…enfim! O Transporte tmb tem o dever de informar bem seus usuários!

      • J, concordo com você. Além disso, acho a identificação das linhas, atualmente, muito confusas. Há uma sequência de números, letras e números novamente (ex: 917M-31) que somente atende aos critérios e compreensão dos burocratas da SPTRANS. Ou algum usuário sabe o que significa aquele M no meio dos números? Utilizar somente dois números e uma letra (ex: linha 48-D), que possibilitam milhares de combinações, facilitaria a memorização pelos usuários. Além disso, espero que a nova rede seja bem melhor do que a supressão de itinerários que foi feita da última vez. Aqui, onde moro, mexeram na maioria das linhas e as mudanças foram para pior (aumento do tempo de viagem, das conexões e do valor gasto).

      • J e Edson,
        Concordo com suas reclamações, mas penso em dois adendos:

        -O povo elegeu em 2004 os néscios Serra e Kassab, que só pioraram o pouco que a Marta tinha iniciado. Podemos novamente nos ferrar se o Haddad não terminar a mudança de linhas a tempo;
        -Edson, concordo que muita letra hj perdeu o sentido (só o U das linhas da USP tem função, e olhe lá, vide 477U que não chega mais lá), mas dois números serve pra Osasco, Santo André, Guarulhos…mas não numa cidade que sempre terá mais de 900 destinos, né! As combinações por si seriam possíveis (2340), mas há partes da cidade (áreas 4 e 6, p.ex) que sempre precisarão mais linhas que outras (1 e 8,p. ex.).

  9. Essa forma de administrar o transporte público de fazer revolução nas linhas sem que a população usuária tenha conhecimento antecipado e as mudanças serem “Jogadas” em cima dos usuários não é novidade. Essas mudanças serão implantadas a partir de quando? Os estudos feitos nos últimos anos sempre deixam os passageiros insatisfeitos por motivos de falta de informação. Deveriam informar com antecedência antes de implantar definitivamente. Os horários de partidas devem ser rigorosamente controlados e cumpridos pelas empresas. Devem também expor as tabelas nos pontos iniciais.

  10. Outro ponto… vão criar uma ótima linha que sairá do terminal Lapa e irá pela Marginal até o terminal Pinheiros… Mas para quem está no meio do caminho a linha é inviável pois não há ponte(ex; região do Ceagesp), e aí comofaz?

  11. Existe uma previsão para implantação dessa nova rede?

  12. nelson severino da silva filho // 30 de maio de 2015 às 01:42 // Responder

    vai virar bagunça acho que deveriam implantar mais linhas com mais onibus articulados inclusive pelas marginais ai desafogaria mas o trem e o metro.

    • #CONCORDO! Inclusive locais aonde a condução poderia ser melhor trabalhada…com articulados…A marginal da Rodovia Fernão Dias – BR381 por exemplo…do Jaçanã até o Pq. Novo Mundo, ou até a Ponte Aricanduva… p q não?? agora a estrada é cuidada, iluminada, privatizada…e sei q em alguns trechos acontece a entrada no território do Município de Guarulhos…mas as linhas 1765/10 e 1766/10, em seus caminhos de volta ao TP (Jd. Cabuçú-Jaçanã – area 2- ZN de SP/SP) tmb passam dentro de Guarulhos sem problemas…pelo bairro guarulhense de Vila Galvão, efetuando principalmente desembarques de seus usuários em ponto determinado e autorizado pela Prefeitura de lá…desde a época em q foi duplicada com vários erros de Engenharia de Trânsito pesado, a Rodovia…nos dias do FHC…mais precisamente desde o fim de 1.998…não entendo o pq dessa presepada! ponham essas marginais dessa estrada pra servir o transporte publico Municipal de SP/SP!

  13. Eu nao consegui entender nada…afinal o que vão fazer??? Essa lista de linhas é o que?? São linhas que vão ser retiradas de circulação? Ou vão ser modificadas??? Ou vão aumentar o percurso????

    • Resposta. De tudo um pouco. Serão linhas modificadas, uma boa parte será encurtada, algumas serão retiradas de circulação outras novas serão criadas. No link anexo, há a relação de linhas propostas. Tente, por favor, procurar as que servem sua região para ver de pode haver alterações. Não seria possível explicar no texto mudança por mudança.
      Grato

  14. la vai o malddad ferrando a população

  15. E a 351F/10 ??? CADÊ?? JAÇANÃ / TERM. VILA CARRÃO…

  16. Haverá mudança na linha 675L-10 Terminal Sto Amaro Metro Sta Cruz?

  17. Amigos, boa noite.

    Nenhuma lista nova de linhas vai melhorar o buzão de Sampa; enquanto a mesma for
    elaborada a la CMTC; um buzão de 20 em 20 em dias úteis, “incrusivamente” o carro bota.

    Deixa como tá e pronto; não piorem o que já está ruim.

    Pensem e façam o que tem de fazer – “ralão” nos pontos do buzão, isso sim.

    De que adianta uma lista dessa se continuaremos a tomar banho de aguá suja em qualquer
    ponto de buzão e até nos “modernos corredores de Sampa”.

    Será que os “novos” corredores são dotados de “ralão”, ou isso nem passou pela cabeça de quem projetou ??????

    Att,

    Paulo Gil

  18. A express sairá fora do sistema, ouvi um papo que as vips da zona sul virão para zona leste porque a garagem imperador, e do brás será desativada, que irão trocar com a via sul, para poder ficar próximo a campo belo ?

  19. Cada Empresa deveria assumir sua Regiao.assim ficaria melhor para avaliar quem estava prestando melhor serviço.por Exemplo:campo belo e kuba na sua.Transpass assimia a sua com parcipacao da gato preto.e. nas todas Regiao.

  20. Mario Alessandro dos Santas // 26 de junho de 2015 às 11:44 // Responder

    Como pode todas essas empresas ter processo trabalhista participarem de uma licitação da prefeitura da cidade de São Paulo???

  21. É sério que eles vão cortar mais linhas pela “metade” que passam pelo metrô Santana? Onde que eles vão enfiar mais linhas lá, já tem linhas que param em tudo que é rua da região, daqui a pouco vai ter linha saindo do metrô Carandiru com letreiro de “Metrô Santana”.

  22. A linha 7001-10 que faz Vila Gilda Jardim Ângela só anda lotado e não vai ganhar reforço além de tirarem o micro ônibus que faz a linha santo amaro, que ajuda diminuir a lotação desta linha.
    Vão tirar a linha 677A, que faz Terminal Ângela Ana rosa, vão colocar o final na Henrique Chama.
    Vão tirar um monte de linha e vai ficar uma merda, já estou vendo protesto para todo lado, Em vez de colocarem mais ônibus estão tirando e inventando moda.
    Estes burocratas não andam de ônibus, quando fazem uma reportagem dentro de um ônibus já esta tudo programado, até a quantidade de pessoas dentro do coletivo.
    Quanto mais mechem pior fica.
    Está querendo enganar quem?.

    Daniel Fernandes

  23. Rodrigo barbosa Maia Bento // 20 de outubro de 2015 às 17:06 // Responder

    A linha 637J Vila São José x Pinheiros tem condições de ter carros articulado , não deveria desativar a linha. Já na linha 5632 vila são José x lgo são Francisco , vão encurtar até o Terminal Santo Amaro. Espero que coloquem Term.sto amaro x Lgo São Francisco!. Com esse encurtamento de linhas ficará muito complicado o trânsito na periferia de SP.

  24. Olá moro na região e entrei no site, percebi que a região vai sofrer muito depois da mudança, pois muitas linhas vão sofrer alterações e outras até vão deixar de existir. Por exemplo a linha 2123 antes que ia até o metrô Liberdade agora vai até o Pq D. Pedro e a linha 2127 q ia da Vila Medeiros até o metrô Liberdade agora vai começar no Pq D.Pedro e vai terminar na Liberdade ou seja vão diminuir a linha 2123 e a 2127 vai ser sua continuação e não vai passar mais pela V.Maria, a mesma coisa com a 271a q vai de Santana até a Penha, ela continua mas a linha 271a Santana Camgaíba vai começar s
    ó na Penha e vai até Cangaíba, outra q não vai mais passar na Vila Maria e região, a 701a
    Vila Madalena Pq Edu Chaves vai virar circular na região da V. Madalena, a 271c Pq Vila
    Maria vai até Santana e não mais até o term. Princesa Isabel.

  25. QUANTAS SAUDADES DAS LINHAS ANTIGAS E DAS OUTRAS EMPRESAS ANTIGAS PARA TRAFEGAR E CONCORRER COM OUTRAS EMPRESAS DE ÔNIBUS.POR ISSO QUE A CRISE SEMPRE TOMA CONTA

  26. Moro na zl, se acontecer mesmo o enxugamento da 2501-10 até a Vila Sampaio vai ficar horrivel.
    Eles deviam colocar ela até o Lgo. Da Concórdia, iria ficar ótimo.

  27. Boa Noite Sr, Adamo Bazanni, gostaria de obter uma planilha com todas as linhas da cidade de São Paulo e as numerações, por gentileza! Muito Obrigado!

  28. Ai cade a 637J, pra que encurtar a 5632, pra que tirar a 5362 do Cocaia e colocar no Term. Grajaú??? Q Xxxxxx SPTRANS!

  29. Eu já não tenho tanta opção para me locomover para outras áreas da cidade, quer dizer que para ir até o centro de São Paulo eu terei que pegar 3, 4 ônibus? Moro na zona sul, sempre quando há uma licitação minha área é a que mais sofre. As pessoas serão transportadas tudo que nem gado.

  30. Linha 178L já diminui faz tempo os ônibus na linha e a falta de respeito dos motorista e cobradores que diminuiu também.. Fora a sujeira e acento quebrado fora que todos os dias quebra mais de um ônibus no mesmo lugar. Coloca logo carro puxado por boi para transportar a população.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Haddad deve manter tarifa de ônibus em ano eleitoral e PT “atrapalha” imagem do prefeito, diz Tatto | Blog Ponto de Ônibus
  2. Apostas do mercado para a licitação dos ônibus em São paulo que sai até a próxima semana | Blog Ponto de Ônibus

Deixe uma resposta para Douglas Galdino Cancelar resposta

%d blogueiros gostam disto: