Ônibus a biometano bate recorde de velocidade

Bus Hude

Ônibus uma biometano da Scania Bateu Recorde de Velocidade parágrafo Veículo Deste tipo não Reino Unido. Fabricante Quer Mostrar Que Combustível Garante bom Desempenho.

Ônibus a biometano bate recorde velocidade na Europa

Veículo urbano movido com combustível feito a base de fezes bovinas ultrapassou 120 km/h

ADAMO BAZANI – CBN

Com agências internacionais

Um ônibus da Scania movido com biometano obtido pela decomposição de fezes bovinas bateu recorde de velocidade para um veículo de transporte coletivo deste tipo no Reino Unido.

Para quebrar o estigma de que os veículos que usam combustíveis alternativos ao petróleo ou com tecnologia de gás natural não têm bom desempenho e são lentos, o ônibus foi colocado numa pista de testes e alcançou 123,57 quilômetros por hora de velocidade. Habitualmente o modelo urbano alcança 90 quilômetros por hora.

VEJA O VÍDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=n0SLywYl_zI

O ônibus, apelidado de Bus Hound para lembrar o carro supersônico British Bloodhound (guardadas as devidas proporções), circula na cidade inglesa de Reading e faz parte da frota de 34 veículos de transporte coletivo no município que usam combustíveis menos poluentes.

O equipamento de combustão, motor e funcionamento mecânico são os mesmos de um ônibus a gás natural. O que muda é o combustível obtido por um processo denominado digestão anaeróbica. Bactérias em compartimentos especiais liberam um gás durante a decomposição das fezes que é refinado e transformado em combustível liquefeito.

Este combustível fica em tanques no teto do ônibus.

A 100 quilômetros de Reading, Bristol é outra cidade na Inglaterra que testa um ônibus movido a biometano. O combustível é produzido a partir do esgoto doméstico dos 32 moradores da cidade.

NO BRASIL:

A Scania também testa um ônibus a biometano no Brasil. O veículo fabricado na Suécia já circulou no Parque Tecnológico da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e no complexo industrial da Braskem, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a fabricante, os testes mostraram bom desempenho do veículo e redução das emissões de poluentes.

Logo depois dos testes no Rio Grande do Sul em janeiro, a Scania anunciou que o veículo seria avaliado em São Paulo na semana seguinte até março. O prazo não foi cumprido e não há nova previsão. Confira os detalhes dos testes no Brasil neste link:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/01/30/biometano-onius-scania-historia/

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Ônibus a biometano bate recorde de velocidade

  1. Amigos, boa noite.

    Em breve mais uma nova marca de combustíveis no Brasil.

    Nesse combustível somos os maiores e melhores.

    Afinal, tanta ca…

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: