Confira os três corredores de ônibus que serão licitados em junho pela Siurb

ônibus

Ônibus em São Paulo. Prefeitura transfere licitação de três corredores para a Siurb e com isso pode evitar novos bloqueios dos editais pelo TCM, com mudança de conselheiro. Foto: Adamo Bazani.

Haddad transfere para Siurb licitação de três corredores para não ser barrado

Apresentação de propostas será nos dias 16 e 17 de junho. Conselheiro do TCM que vai analisar editais é aliado político de Haddad

ADAMO BAZANI – CBN

Três corredores de ônibus que antes tinham sido licitados pela SPTrans – São Paulo Transporte, mas o processo foi barrado pelo TCM – Tribunal de Contas do Município, agora estão com a concorrência pública sob responsabilidade da Siurb – Secretaria de Infraestrutura Urbana.

Os corredores são:

– Lote 1 – Corredor Perimetral/Itaim Paulista/São Mateus (trechos 2 e 3) juntamente com o Terminal Itaim Paulista.

– Lote 2 – Corredor Leste Radial (trecho 3)

As propostas referentes a estes dois lotes devem ser apresentadas no dia 16 de junho de 2015.

– Corredor Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf  (trechos 1 e 2).

As propostas devem ser apresentadas nos dia 17 de junho de 2015.

Os pregões serão presenciais e o critério principal para a definição dos vencedores será por menor preço.  O modelo é por RDC – Regime Diferenciado de Contratações Públicas, que torna a licitação mais fácil e foi instituído pela lei federal 12.462 em 2011, com vistas à Copa do Mundo e Olimpíadas.

MANOBRA:

Aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial. Com mudança, prefeitura quer agilizar escolha de empresas que vão construir os corredores de ônibus

Aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial. Com mudança, prefeitura quer agilizar escolha de empresas que vão construir os corredores de ônibus

Estes corredores fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana da prefeitura de São Paulo e da promessa do pacote de 150 quilômetros apresentada na campanha de Fernando Haddad para o posto de chefe do executivo.

O TCM – Tribunal de Contas do Município barrou a licitação de 128 quilômetros de corredores no valor de R$ 4,2 bilhões em janeiro do ano passado alegando que a cidade não mostrou as fontes de recursos para as obras. A prefeitura então cancelou todas as licitações em dezembro.

O responsável por analisar os editais relativos a transportes é o hoje vice-presidente do TCM, Edson Simões. Ele também barrou licitações de câmeras de trânsito e radares e das concessões das garagens subterrâneas.

Simões é considerado opositor político de Fernando Haddad.

Passando da SPTrans para a Siurb, a análise dos editais deixa de ser feita por Edson Simões e vai para o conselheiro João Antônio da Silva Filho.

João Antônio é aliado político e já foi secretário de Relações Governamentais da Gestão Haddad.

A prefeitura nega manobra e diz que a licitação não foi antes feita pela Sirub porque a pasta estava sobrecarregada.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transporte

4 comentários em Confira os três corredores de ônibus que serão licitados em junho pela Siurb

  1. E assim o prefeito Haddad “dibra” este tal Edson Simões. Muito bem!

    Questões de interesse público não devem ser partidarizadas, pois quem perde é a cidade. Porém da mesma forma, preocupa a análise de um aliado político pois abre-se margem para má condução do processo.

    Triste ver que um órgão que deveria zelar pela isenção e apartidarismo, pelo bem comum de todos os cidadãos paulistanos, acaba tomando partido de ideologias. Só prova que a ineficiência se estende pelos três poderes.

  2. Esse conselheiro estava barrando as licitações na cara dura só para prejudicar o Haddad. E junto prejudica todo mundo que usa transporte público.

  3. Vamos ver se com essa manobra isso sai né,algo pra população ao menos,tomara que não barrem,agora acho que o problema e verba mesmo do maldito PAC pra obras em andamento complicado.

  4. Mauricio Lavalle // 23 de Maio de 2015 às 12:54 // Responder

    Mas se não há nenhum problema o Conselheiro não pode barrar, mas pelo que sei existem vários. Daqui a pouco o Poste Prefeito vai dar para a Secretaria de Transportes para contratar medicos, pois o secretario onde vai fala de faixa de onibus, é assim que essa ” pessoa ” administra a cidade. INCOMPETENTE

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Haddad tenta manobra para construção de BRT, diz blog – Via Trolebus
  2. Corredores de ônibus: Só 13% da meta alcançada e obras entregues estão incompletas | Blog Ponto de Ônibus
  3. ALEGOU SOBREPREÇO: TCM suspende mais uma vez licitação de corredores de ônibus em São Paulo: | BLOG PONTO DE ÔNIBUS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: