Prefeitura de São Paulo admite que túnel exclusivo para ônibus pode atrasar
Publicado em: 20 de maio de 2015
Prefeitura de São Paulo admite que túnel para ônibus vai atrasar
Orçada em R$ 150 milhões, obra não tem recebido recursos do PAC
ADAMO BAZANI – CBN
Com informações de Felipe Resk e Marco Antônio de Carvalho – O Estado de São Paulo
O primeiro túnel exclusivo para ônibus em São Paulo não deve ficar pronto na data prometida: novembro de 2016.
O motivo, segundo a prefeitura de São Paulo que admite rever o cronograma, é o atraso no repasse de verbas por parte do Governo Federal para pagar as empresas contratadas para as obras.
A maior parte dos R$ 150 milhões para o túnel vem do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
O túnel faz parte do Corredor Radial Leste Trecho 1, que vai ligar o Terminal Parque Dom Pedro II à Radial Leste com 700 metros de extensão.
O Trecho 1 vai contar com R$ 455 milhões de investimentos, contanto com o túnel, e vai ter ao todo 12 quilômetros de extensão entre Estação Vila Matilde, da linha 3 Vermelha do Metrô, e o Terminal Parque Dom Pedro II.
O túnel, que vai aproveitar uma passagem subterrânea de 150 metros inutilizada pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, deve ter três faixas para ônibus: uma em cada sentido e outra no meio para segurança caso haja algum problema mecânico nos veículos de transporte coletivo.
A SPObras, empresa da prefeitura responsável pelo andamento das intervenções, atribuiu os atrasos nos recursos do PAC à crise econômica brasileira atual.
ACOMPANHE A SITUAÇÃO DAS OBRAS DOS CORREDORES:
Em abril deste ano, a reportagem da Rádio CBN e do Blog Ponto de Ônibus visitou as principais obras de corredores de ônibus de São Paulo e verificou o ritmo lento dos trabalhos. Confira a situação das obras dos corredores no link:
No dia seguinte a veiculação da matéria, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, admitiu que as obras devem atrasar. Confira em:
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Caro Adamo
Este túnel seria inutilizada pelo METRÔ e não CET. abraços
Amigos, boa noite.
Em se tratando do buzão, até o túnel exclusivo dele atrasa.
Túnel só em lugares especiais, levantem as colunas, assentem as vigas e pronto, nada de túnel,
via suspensa mais rápida e mais barato.
Aproveito o ensejo para solicitar à CET melhorar o acesso ao Expo Center Norte, pois em dia de eventos aquilo lá é inadmissível, alongar o retorno não adianta nada.
O alongamento do retorno é efetuado por cavaletes e vias, hoje um motoqueiro ao cortar caminho passou com faixa e tudo, derrubou o cavalete e a faixa enrolou toda na moto.
Nem pra levantar o cavalete serviu, bom acho que era pedir demais né.
Outra aberração que vi, leiam esta história.
A fila para embarque nos táxis estava formada em cima da rampa de acesso aos PNE´s e eu estava com um amigo que é PNEs mesmo comentando alto onde a fila estava, ninguém se mexeu, nem o marronzinho.
Só se mexeu uma moça que atrapalhava mais ainda, pois estava sentada no roda´rodapé na única parte livre da rampa; e com um detalhe ela só levantou porque comentávamos alto o absurdo.
Sorte destas pessoas que o meu amigo é muito educado e paciente e não fez uso de sua bengala, para tirar da frente aquelas pessoas mal educadas (no mínimo), para fazer uso 100% do espaço que é de uso exclusivo dos PNE´s.
Ao sairmos avisamos ao marronzinho.
Agora se ele liberou a rampa dos PNEs, não sei.
Outro dia também num complexo cruzamento havia uma viatura do CET estacionada em local proibido ( nas faixas de zebra ) e o marronzinho não fazia nada, ahhhhhhhh fazia sim multava.
Bom já passou da hora de trabalhar né.
Fila de passageiros para embarque de TAXI formada em cima de rampa para PNEs; cadê a PMSP; SMT. DTP, CET; DSV, e tantas siglas inoperantes.
Ops o CET estava lá mas creio que nem sabia do que se tratava.
Estamos cansados de pagar impostos e de não recebermos nenhum retorno.
Sei que todos terráqueos já sabem disso, mas tá na hora de quem cobra impostos, TRABALHAR E DIREITO.
De que ainda ter um ZILHÃO de leis, decretos, etc etc, se NÃO HÁ EDUCAÇÃO DOS CIDADÃOS E NEM SOCIAL.
Já que entupiram um túnel uma vez (o da JK), entupam outro novamente e usem a verba que sobrou na educação e na requalificação dos marronzinhos, pois antes eles auxiliavam o trânsito e os pedestres.
Alguém lembra do guarda Luizinho que era o maestro no controle da travessia dos pedestres na Rua Xavier de Toledo com Viaduto do Chá e Praça Ramos em frente ao Mappim, este senhor trabalhava em prol da coletividade e com amor.
Mas hoje, cade os “Luizinhos” ???
Ele deu exemplo, ensinou, mas, sequer utilizaram sua metodologia nos trinamentos e na aplicação prática.
Saudosismo ???
Não.
Lembrança de um profissional exemplar, valores, respeito, dignidade e tantos outros adjetivos que cabem aqui.
Mas o mais importante é que o Sr Luizinho é um exemplo de profissional e cidadão que nunca será esquecido, pelo menos por mim.
Dava gosto de atravessar naquela faixa, daquele cruzamento, quando o Sr. Luizinho estava de serviço.
Para quem não conheceu a ação mais emblemática do que ele vazia, tem outros filmes no youtube.
Mas o mais legal quando passou na TV a reportagem real sobre o seu procedimento.
https://www.youtube.com/watch?v=J8mfiWJu7os
Att,
Paulo Gil
Complementado:
Tem mais esse sobre o guarda Luizinho.
Vale a pena assistir e ver o respeito que ele sempre terá da população .
OBS.: Só o final do link para não ocupar muito espaço do blog.
/watch?v=wE4Fwopzq6Y
ASSISTAM .
Att,
Paulo Gil
Por incrível que pareça já havia passado isso pela minha cabeça da falta de verba do PAC,já que o Metrô Itaquera as obras estão a marcha lenta,isso não e uma novidade,vai atrasar o corredor inteiro pelo jeito,ate a parte 2,paciência com essas obras que espero que não sejam eternas igual do Metrô.
Essa Copa do Mundo e outras aberrações q ocorreram antes e depois, inclusive o maldito “Petrolão”…destruíram as finanças já frageis! e isso sem falar da eterna corrupção !
Obra abandonada. Cem árvores cortadas no início da radial leste: sério crime ambiental cometido pelo alcaide da ocasião e ninguem mais toca no assunto