Prefeitura de São Paulo admite que túnel exclusivo para ônibus pode atrasar

Túnel ônibus Radial Leste

Obras do túnel da Radial Leste. Ritmo lento e crise econômica devem atrasar conclusão. Foto: Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de São Paulo admite que túnel para ônibus vai atrasar

Orçada em R$ 150 milhões, obra não tem recebido recursos do PAC

ADAMO BAZANI – CBN

Com informações de Felipe Resk e Marco Antônio de Carvalho – O Estado de São Paulo

O primeiro túnel exclusivo para ônibus em São Paulo não deve ficar pronto na data prometida: novembro de 2016.

O motivo, segundo a prefeitura de São Paulo que admite rever o cronograma, é o atraso no repasse de verbas por parte do Governo Federal para pagar as empresas contratadas para as obras.

A maior parte dos R$ 150 milhões para o túnel vem do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

O túnel faz parte do Corredor Radial Leste Trecho 1, que vai ligar o Terminal Parque Dom Pedro II à Radial Leste com 700 metros de extensão.

O Trecho 1 vai contar com R$ 455 milhões de investimentos, contanto com o túnel, e vai ter ao todo 12 quilômetros de extensão entre Estação Vila Matilde, da linha 3 Vermelha do Metrô, e o Terminal Parque Dom Pedro II.

O túnel, que vai aproveitar uma passagem subterrânea de 150 metros inutilizada pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, deve ter três faixas para ônibus: uma em cada sentido e outra no meio para segurança caso haja algum problema mecânico nos veículos de transporte coletivo.

A SPObras, empresa da prefeitura responsável pelo andamento das intervenções, atribuiu os atrasos nos recursos do PAC  à crise econômica brasileira atual.

ACOMPANHE A SITUAÇÃO DAS OBRAS DOS CORREDORES:

Em abril deste ano, a reportagem da Rádio CBN e do Blog Ponto de Ônibus visitou as principais obras de corredores de ônibus de São Paulo e verificou o ritmo lento dos trabalhos. Confira a situação das obras dos corredores no link:

https://diariodotransporte.com.br/2015/04/10/especial-entrevistas-acompanhe-a-situacao-de-cada-corredor-de-onibus-em-sao-paulo/

No dia seguinte a veiculação da matéria, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, admitiu que as obras devem atrasar. Confira em:

https://diariodotransporte.com.br/2015/04/11/entrevista-tatto-admite-atraso-em-corredores-ate-2030-cidade-deve-ter-mais-500-km-de-corredores-de-onibus/

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. PAULO ROBERTO TAVARES disse:

    Caro Adamo

    Este túnel seria inutilizada pelo METRÔ e não CET. abraços

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Em se tratando do buzão, até o túnel exclusivo dele atrasa.

    Túnel só em lugares especiais, levantem as colunas, assentem as vigas e pronto, nada de túnel,
    via suspensa mais rápida e mais barato.

    Aproveito o ensejo para solicitar à CET melhorar o acesso ao Expo Center Norte, pois em dia de eventos aquilo lá é inadmissível, alongar o retorno não adianta nada.

    O alongamento do retorno é efetuado por cavaletes e vias, hoje um motoqueiro ao cortar caminho passou com faixa e tudo, derrubou o cavalete e a faixa enrolou toda na moto.

    Nem pra levantar o cavalete serviu, bom acho que era pedir demais né.

    Outra aberração que vi, leiam esta história.

    A fila para embarque nos táxis estava formada em cima da rampa de acesso aos PNE´s e eu estava com um amigo que é PNEs mesmo comentando alto onde a fila estava, ninguém se mexeu, nem o marronzinho.

    Só se mexeu uma moça que atrapalhava mais ainda, pois estava sentada no roda´rodapé na única parte livre da rampa; e com um detalhe ela só levantou porque comentávamos alto o absurdo.

    Sorte destas pessoas que o meu amigo é muito educado e paciente e não fez uso de sua bengala, para tirar da frente aquelas pessoas mal educadas (no mínimo), para fazer uso 100% do espaço que é de uso exclusivo dos PNE´s.

    Ao sairmos avisamos ao marronzinho.

    Agora se ele liberou a rampa dos PNEs, não sei.

    Outro dia também num complexo cruzamento havia uma viatura do CET estacionada em local proibido ( nas faixas de zebra ) e o marronzinho não fazia nada, ahhhhhhhh fazia sim multava.

    Bom já passou da hora de trabalhar né.

    Fila de passageiros para embarque de TAXI formada em cima de rampa para PNEs; cadê a PMSP; SMT. DTP, CET; DSV, e tantas siglas inoperantes.

    Ops o CET estava lá mas creio que nem sabia do que se tratava.

    Estamos cansados de pagar impostos e de não recebermos nenhum retorno.

    Sei que todos terráqueos já sabem disso, mas tá na hora de quem cobra impostos, TRABALHAR E DIREITO.

    De que ainda ter um ZILHÃO de leis, decretos, etc etc, se NÃO HÁ EDUCAÇÃO DOS CIDADÃOS E NEM SOCIAL.

    Já que entupiram um túnel uma vez (o da JK), entupam outro novamente e usem a verba que sobrou na educação e na requalificação dos marronzinhos, pois antes eles auxiliavam o trânsito e os pedestres.

    Alguém lembra do guarda Luizinho que era o maestro no controle da travessia dos pedestres na Rua Xavier de Toledo com Viaduto do Chá e Praça Ramos em frente ao Mappim, este senhor trabalhava em prol da coletividade e com amor.

    Mas hoje, cade os “Luizinhos” ???

    Ele deu exemplo, ensinou, mas, sequer utilizaram sua metodologia nos trinamentos e na aplicação prática.

    Saudosismo ???

    Não.

    Lembrança de um profissional exemplar, valores, respeito, dignidade e tantos outros adjetivos que cabem aqui.

    Mas o mais importante é que o Sr Luizinho é um exemplo de profissional e cidadão que nunca será esquecido, pelo menos por mim.

    Dava gosto de atravessar naquela faixa, daquele cruzamento, quando o Sr. Luizinho estava de serviço.

    Para quem não conheceu a ação mais emblemática do que ele vazia, tem outros filmes no youtube.

    Mas o mais legal quando passou na TV a reportagem real sobre o seu procedimento.

    https://www.youtube.com/watch?v=J8mfiWJu7os

    Att,

    Paulo Gil

  3. Paulo Gil disse:

    Complementado:

    Tem mais esse sobre o guarda Luizinho.

    Vale a pena assistir e ver o respeito que ele sempre terá da população .

    OBS.: Só o final do link para não ocupar muito espaço do blog.

    /watch?v=wE4Fwopzq6Y

    ASSISTAM .

    Att,

    Paulo Gil

  4. Por incrível que pareça já havia passado isso pela minha cabeça da falta de verba do PAC,já que o Metrô Itaquera as obras estão a marcha lenta,isso não e uma novidade,vai atrasar o corredor inteiro pelo jeito,ate a parte 2,paciência com essas obras que espero que não sejam eternas igual do Metrô.

  5. J disse:

    Essa Copa do Mundo e outras aberrações q ocorreram antes e depois, inclusive o maldito “Petrolão”…destruíram as finanças já frageis! e isso sem falar da eterna corrupção !

  6. Nilson Roberto Severino disse:

    Obra abandonada. Cem árvores cortadas no início da radial leste: sério crime ambiental cometido pelo alcaide da ocasião e ninguem mais toca no assunto

Deixe uma resposta para JCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading