SPTrans promete que licitação não vai tirar empregos de motoristas e cobradores
Publicado em: 13 de maio de 2015
Prefeitura de São Paulo garante que redução de frota não vai tirar empregos nos transportes públicos
SPTrans diz que linhas não serão reduzidas e que vencedores de licitação vão ter de absorver mão de obra
ADAMO BAZANI – CBN
Além das questões salariais, uma das preocupações dos motoristas e cobradores de ônibus que paralisaram 29 terminais municipais e as áreas de linhas da SPTrans em outros três terminais do Metrô e da EMTU é em relação aos empregos depois da licitação do sistema de transportes da cidade, cujo edital deve ser lançado neste semestre.
A licitação deve reformular as linhas de ônibus e há expectativa que a atual frota de 15 mil veículos, entre ônibus e micro-ônibus, seja reduzida para um número próximo a 11 mil.
Além disso, o prefeito Fernando Haddad alterou lei municipal abrindo a possibilidade de uma quantidade maior de ônibus de grande porte circular sem cobradores.
Menos ônibus e menos motoristas e cobradores para trabalhar neles. Mas não na promessa da SPTrans.
Em nota, a São Paulo Transporte informou que “os vencedores da nova licitação do transporte coletivo municipal contratarão os empregados que já trabalham no sistema atualmente”.
A SPTrans, no entanto, não informou como vai conseguir isso.
A gerenciadora promete também que as linhas serão adequadas de acordo com a região atendida, demanda e tipos de veículos necessários para prestar os serviços. São estes critérios que devem determinar a quantidade de ônibus.
A cidade deve ter diferentes grupos de linhas, de acordo com audiência pública de 23 de março, conduzida pelo secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto:
As linhas de ônibus serão divididas em quatro tipos:
– Linhas locais de distribuição: vão atender trajetos a partir dos bairros em ruas menores. Podem ser bidirecionais, com ida e volta com destino a um terminal, ou então circulares. Estes trajetos devem ligar bairros sem a necessidade de o usuário passar pelo centro da cidade.
– Linhas estruturais radiais: vão passar por corredores de ônibus. A demanda é maior, com intervalos mais curtos e ônibus do tipo articulados, superarticulados e biarticulados.
– Linhas estruturais perimetrais: vão passar por avenidas maiores e vão permitir a integração com terminais e corredores de ônibus estruturais radiais. Devem ligar também centros de cada região.
– Linhas de articulação: devem ser instaladas em ruas mais largas e devem ligar regiões diferentes e atender quem tem dificuldade de se deslocar a pé de um sistema para outro. A demanda espera é menor, com ônibus de médio ou pequeno porte.
A prefeitura pretende seguir adiante com o modelo de criação de redes, como a Rede da Madrugada. Mas agora, a intenção é apresentar uma rede para sábado, outra para domingos e feriados, uma para horário de pico e uma quarta para as demais horas, cada uma com linhas e trajetos que podem ser diferentes.
Tatto também disse que a concessão será de, no máximo, 20 anos. O valor dos contratos será de R$ 120 bilhões neste período.
A taxa de lucro das empresas deve ser reduzida em relação aos atuais patamares.
As empresas serão agrupadas em SPE – Sociedades de Propósito Específico em vez de companhias individuais ou consórcios como é o sistema atual. As cooperativas serão extintas definitivamente, mas como já vem ocorrendo, os cooperados podem se unir e formar empresas.
As SPEs não vão poder ter contratos em outras cidades, o que não significa que as empresas que formarem estas entidades serão proibidas de atuação em outros municípios.
A SPTrans promete acrescentar outros detalhes à medida que os estudos e audiências forem avançando para compor o edital.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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ACHO QUE DEVE MUDAR MESMO, POIS TEMOS LINHAS COM UM ALTO INDICE DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS DIARIAMENTE E OS CARROS DA LINHA SÃO NA MAIORIA MINIBUS, COMO NO CASO DAS ANTIGAS COOPERATIVAS.
EXISTEM LINHAS COM O NUMERARIO DE USUARIOS DIARIOS BEM MENORES E SÃO OPERADAS POR MIDIBUS QUE SÃO CARROS COM UMA CAPACIDADE MAIOR DE PASSAGEIROS…ESTÁ TUDO ERRADO….
Amigos, boa noite.
Um pré comentário áudio visual para descontrair e preparar o futuro.
https://www.youtube.com/watch?v=EWaffg2dMOJKk
Att,
Paulo Gil
Amigos, boa noite
Assistam direto no youtube; abaixo o final do link.
/watch?v=EWafg2dMOJk
Att,
Paulo Gil
Amigos, boa noite.
Oooooooooooooooo semestre cumprido.
E as linhas de micros ligando pontos movimentados/terminais aos trilhos – VAPT VUPT ???
Será um espelho do lote 5 do ABCDmfghijklm…?????
Mistéééééééério, vamos aguarda, afinal é cedo ainda.
Att,
Paulo Gil