Ônibus Limpos: Eletra e Volvo testam novos ônibus com tração elétrica

Eletric Bus

Novo conceito de ônibus elétrico da Volvo, testado na Suécia, com recarga rápida de bateria. Eletra, no Brasil, desenvolve ônibus que pode ser elétrico ou elétrico híbrido. Empresa não divulgou imagem do veículo. Foto: Divulgação Volvo

Ônibus Limpos: Eletra e Volvo testam novos ônibus com tração elétrica

No Brasil, modelo da Eletra permite escolha entre modo somente elétrico ou híbrido. Ônibus da Volvo permite recarga mais rápida das baterias, que pode ser feita em terminais

ADAMO BAZANI – CBN

Os ônibus elétricos são apontados por especialistas como alternativas para dois desafios das cidades: mobilidade urbana com qualidade e redução das emissões de poluentes no ar.

Poderes públicos e empresas de diversas partes do mundo tentam achar modelos de veículos e operação que possam atender a estas duas necessidades, mas com custos compatíveis com a arrecadação das cidades e que se tornem atraentes para empresas de ônibus.

Duas fabricantes de tecnologia, uma do Brasil e outra da Suécia, divulgaram neste início de semana que realizam testes com novos conceitos de veículos de transportes coletivos. Elas prometem ampliar os benefícios dos ônibus movidos a eletricidade presentes atualmente no mercado.

A brasileira Eletra, de São Bernardo do Campo, deve apresentar o Ônibus Elétrico Híbrido DUAL. O veículo pode operar como elétrico-híbrido, com o funcionamento de um motor a diesel e outro elétrico, ou então somente no modo elétrico puro, com a energia armazenada nas baterias.
Em nota, a Eletra, que ainda não divulgou oficialmente imagens do ônibus, diz que haverá duas opções do modelo DUAL:

“O ônibus elétrico híbrido série, sistema desenvolvido pela Eletra, tem tração apenas pelo motor elétrico e a energia para este motor vem de um grupo motor-gerador e um banco de baterias, onde o gerenciamento faz o balanço energético, utilizando estas duas fontes simultaneamente. No híbrido DUAL é possível desligar o grupo motor-gerador e operar o veículo, com desempenho normal, apenas com as baterias. A Eletra, empresa 100% brasileira, prepara o lançamento de novos ônibus em plataforma dual, os primeiros produzidos no país. Os veículos sairão da companhia nas opções híbrido/trólebus ou híbrido/elétrico puro. A partir de um simples acionamento de uma chave no painel de controle, o condutor poderá definir a configuração do veículo.”

Já em Gotemburgo, na Suécia, a Volvo testa um novo modelo de ônibus 100% elétrico que nos próximos anos poderá ser comercializado no Brasil.

Segundo a montadora, a linha 55, entre Lindholmen e Chalmers/Johanneberg, será atendida por três ônibus totalmente elétricos e sete híbridos elétricos.

As baterias tem uma forma de carregamento mais rápida, inclusive reduzindo o tempo das operações deste tipo em terminais e estações.

Em nota, a Volvo detalha algumas características do novo conceito e diz que a comercialização deve começar em 2017:

“O interior é claro e arejado, existem tomadas para os passageiros recarregarem seus celulares e oferece Wi-Fi a bordo. Apesar de ter apenas 10,7 metros de comprimento (mais de um metro mais curto que um ônibus convencional), tem capacidade para transportar até 86 passageiros. O assento do motorista posicionado no centro contribui para a alta capacidade de transporte. Lançamento comercial em 2017: A linha da Volvo Buses de ônibus elétricos inclui o modelo já lançado Volvo 7900 Híbrido, sucesso comercial com mais de 2000 unidades comercializadas; e o Volvo 7900 Híbrido Elétrico, lançado em outono de 2014. Diferente destes dois modelos, o novo ônibus elétrico é um veículo conceito. A produção em série dos ônibus totalmente elétricos está agendada para 2017.”

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em Ônibus Limpos: Eletra e Volvo testam novos ônibus com tração elétrica

  1. Amigos, boa noite.

    Nooooooooooooooooooooosssa. SensacionalLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Que design uauuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Além de lindão o buzão é cabinado.

    Já está como como pano de fundo do meu computador.

    Será que as portas são de correr ???

    Por falar em e-bus, gostaria de saber das empresas produtoras dos e-buses; se já há algum protótipo de buzão movido a energia solar.

    No Brasil, o sol é um dos poucos que ajuda o brasileiro e com certeza poderá ajudar o buzão.

    Se possível, que algum comentarista ou empresa discorra algo sobre o “BUZAOsolar” aqui no blog ou até possa ser uma matéria especial.

    VOLVO PARABÉNS PELO DESIGN, esse é nota 1000.

    Pena que a probabilidade de rodar um desse em Sampa é baixíssima; E se ocorrer será pra lá de 3020, claro que o modelo do buzaõ será o da foto.

    Att,

    Paulo Gil
    .

  2. Que show o modelo hein,parabéns pela iniciativa de ambas.

  3. Amigos, bom dia.

    Essa linda e contemporânea carroceria é fabricada pela Volvo ?

    Caso negativo, seria legal a divulgação do site da fabricante da carroceria, pelo menos
    poderíamos “sonhar na maionese” ao acessar o site.

    Bom, agora vamos para o ponto do buzão e quando ele chegar vamos imaginar que estaremos embarcando num desse ai da foto.

    Sonhar faz bem e é grátis, pelo menos em sonho viveremos esta bela inovação e design.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: