Aprovada em primeira votação revitalização da Avenida Santo Amaro

Corredor Santo Amaro

Foto antiga do corredor de ônibus na Avenida Santo Amaro, inaugurado em 1987, um dos mais antigos e mais lentos da cidade

A Câmara Municipal de SP aprovou em primeira votação nesta quarta-feira o Projeto de Lei que inclui um trecho da Avenida Santo Amaro na Operação Urbana Faria Lima. Para entrar em vigor, deve passar por uma segunda votação e pela sanção do Prefeito Fernando Haddad.

ALANA AMBRÓSIO – CBN

A proposta inclui a desapropriações de imóveis para revitalização da Avenida Santo Amaro, na Zona Sul da cidade. O projeto insere um trecho da via no conjunto de regras para o desenvolvimento da área no entorno da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Foram 38 vereadores a favor contra 3.

As obras incluem pavimentação de vias e espaços públicos, nova infraestrutura para transporte público, contenção de enchentes, enterramento de fios, além de novas redes de iluminação, semáforos e pontos de ônibus. Com a mudança, a largura da Avenida Santo Amaro passará de 25 para 36m. O custo estimado é de 270 milhões de reais.

O corredor de ônibus, inaugurado na década de 1980, é um dos mais lentos da cidade. A velocidade média no horário da noite fica em torno dos 20 kms/h. No horário de pico, à tarde, cai ainda mais. O projeto vai a segunda votação.

SEGUE A ÍNTEGRA DO PROJETO

http://camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/iah/fulltext/projeto/PL0377-2014.pdf

Alana Ambrósio, repórter da Rádio CBN de São Paulo

7 comentários em Aprovada em primeira votação revitalização da Avenida Santo Amaro

  1. William de Jesus // 7 de Maio de 2015 às 12:47 // Responder

    Bom dia,

    E como poderia esse corredor ser mais rápido do que é? Com tantas “gambarras” que foram feitas, 20km é até muito rápido! Vejam só: Na saída da Av. São Gabriel, que é onde a Santo Amaro começa, já fizeram uma alteração meio legal, que foi deixar o ponto do lado esquerdo(não atrapalha o transito com os carros e agiliza um pouco o embarque). Mas o Ponto é pequeno, cabe um apenas, e daí cria-se uma enorme fila de ônibus.
    Depois desse ponto, começam os problemas: asfalto de péssima qualidade, sinalização pífia e feia, e eis que nos deparamos com a “Santo Amaro antiga”, pois os pontos estão no padrão-estação (o ônibus não passa no ponto, ele praticamente entra no ponto, parecido com o corredor ABCDM da Metra); e ele segue assim até antes da ponte dos Bandeirantes.
    Após a ponte, chegamos ao pontos “padrão Marta Suplicy”, que é o que conhecemos hoje: ponto à esquerda, com pista continua para ultrapassagem.
    Acabou aí? NÃO! No meio desse trecho, até chegar a Rua 9 de Julho (continuação da AV. João Dias), temos obra da linha 5 lilas do metrô (em quatro pontos), obra do monotrilho (linha 17), desvios, asfalto que sobe e desce. No Borba Gato, a avenida se um sentido só de repente se parte em duas (uma pra quem vai à Santo Amaro, e outra pra quem vai à joão Dias) enfim….

    Desapropriação? Sempre fui contra, ainda mais nessas circunstancias (com tanta coisa a ser feita antes). Se for pra fazer, façam inteira, e não uma pequena parte! Irão gastar grana, e não resolverão!

    #ficadica

    • Aproveito seus comentários para complementar que no cruzamento da Av. Santo Amaro x Av. Roberto Marinho haverá uma estação da linha 17, exigindo a construção de um viaduto, e readequação do viário, cujas obras não sei quem pagará, se Estado ou Municipio ou ambos. Daí, talvez a Camara esteja votando o aproveitamento de verbas da Operação Faria Lima e quem sabe se também já esta destinando verba da Operação Urbana Aguas Espraiadas (do tunel que não sairá do papel nesta atual administração)?
      Abraços

  2. Ádamo parabéns foto sensacional. Lembro como se fosse hoje, na fila primeiro o ônibus da Viação Tânia/Gatusa, o segundo da Viação São Luís e o Terceiro o famoso Scânia 112 da CMTC. Parabéns.
    Grande abraço.

  3. Amigos, boa noite.

    Esse projeto nao tera utilidade com relacao a mobilida do buzao de Sampa.

    Falando em corredor vi no “parador 9 de julho”, 3 articuladinho trucadinho batendo lata, todos os 3 batendo lata.

    Depois de passado o verao colocam buzao com ar condicionado em pleno outuno e ainda num sabado batendo lata.

    Esses buzoes tinham de ficar na garagem para limpeza e manutecao, para que na semana esses caros estejam aptos para rodar.

    Se acontece um acidente com um buzao desse num sabado, ai na segundona vai todo mundo de Apache baleado e sujo.

    O mais incrivel e que em Sampa e quase sempre como esta sendo esta semana, frio e garoa

    • Complementando o comentario supra, pois enviei antes da hora.

      Ainda falando em corredor, hoje passei na av. emilio carlos +/- numero 1700 e vi um corredor em construcao

      Nao sei se e o Itapevi butanta ou e municipal, mas como sempre, plataforma com lage em forma de onda, pequena, provavelmente nao e estacao dd em
      barque com pre pagamento, na pista , antes e depois dos pontos asfalto normal e faixa branca e semafaros por todo lado.

      Nasce mais um “parador antigao e ultrapassado, so se preocupando com design da laje em onda no ponto

      Ralao, nem sabe pra que serve, mais um chuveiro grstis para os

      • Paulo Gil // 8 de Maio de 2015 às 03:00 //

        Continuando

        … passageiros.

        Assim, nunca teremos mobikidade no buzao.

        Mais um natimorto.

        PREVISIVE:LLLLLLLLLLLLLLLLLLL

        Visitem Uberlandia e aprendam.

        Att,

        Paulo Gil

      • Paulo Gil // 8 de Maio de 2015 às 09:31 //

        OBS.:

        Esta avenida emilio carlos fica no Municipio de Carapicuiba (aaaaantiga estrada de Itu ou continuacao da avenida dos Autonomistas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: