EMTU deve reduzir áreas operacionais em São Paulo e exigir SPEs

EAOSA

Ônibus no ABC Paulista. Frota é velha, serviços são considerados defasados e há muitas reclamações

EMTU vai reorganizar Grande São Paulo e reduzir para quatro o número de áreas de operação
Proposta tenta evitar novo boicote das empresas de ônibus do ABC para a licitação dos transportes intermunicipais Estado deve adotar SPEs
ADAMO BAZANI – CBN
OUÇA A ENTREVISTA EM:
http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2015/04/29/EMTU-NAO-OBTEM-SUCESSO-NA-LICITACAO-DE-LINHAS-INTERMUNICIPAIS-ENTRE-ABC-E-CAPITAL.htm
Pela sexta vez a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – tenta sem sucesso licitar as linhas de ônibus intermunicipais que ligam as cidades do ABC à Capital Paulista.
A última audiência para apresentação de proposta, que ocorreu na sexta-feira, foi esvaziada pelas empresas de ônibus da região. A primeira tentativa do Governo do Estado de São Paulo, foi em 2006, quando foram licitados os transportes de outras quatro áreas operacionais da região metropolitana. Foram formados consórcios e renovada a frota.
Atualmente, as 153 linhas da área 5, correspondente ao ABC, são operadas por permissões precárias. O modelo impede, na prática, exigências mais rígidas de qualidade de prestação de serviços. Hoje, a frota intermunicipal entre o ABC e a Capital é a mais velha dos serviços metropolitanos do estado. A média de idade dos ônibus é de nove anos. Além disso, atrasos, quebras constantes e linhas que não atendem às necessidades dos passageiros são queixas constantes da população.
O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, admite os problemas. Ele diz que na próxima licitação, em toda a região metropolitana de São Paulo, que deve ser finalizada em maio do ano que vem, o governo do estado estuda incorporar os serviços do ABC a operadores de transportes de outras regiões
SONORA
Algumas empresas de ônibus no ABC estão com problemas jurídicos e trabalhistas. Um dos grupos empresariais está em recuperação judicial para fugir da falência.
A área 5 da EMTU possui 153 linhas em cerca de 800 ônibus que transportam quase oito milhões de passageiros por mês.
A EMTU estuda também a criação de SPEs – Sociedades de Propósito Específico em vez dos atuais consórcios, como deve ocorrer na licitação dos ônibus municipais de São Paulo, gerenciados pela SPTrans.
Na visão do Governo do Estado, do aspecto jurídico, é mais fácil o relacionamento com as sociedades do que com os consórcios.
A CBN entrou em contato com o sindicato das empresas de ônibus da região e aguarda um retorno.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em EMTU deve reduzir áreas operacionais em São Paulo e exigir SPEs

  1. Eu sugeriria as 4 SPE ou áreas assim:

    -Norte: Cajamar a Santa Isabel;
    -Alto Tietê+MRR;
    -ABC;
    -Oeste, com os demais municípios.

    A quebra da área 5 em 2 ajudaria a diminuir o oligopólio atual, assim como mudar a configuração atual do outro lado da RMSP poderia melhorar os serviços na Intervias e na área da L7…

    Mas é claro, o Saraiva pode fazer como a Comporte e se espraiar pelas regiões, e ficar tudo na mesma…

  2. Amigos, boa noite.

    Uma presidência, não existe para admitir problemas.

    Uma presidência, existe e ganha para RESOLVER problemas e rápido, não manter os problemas 9 anos.

    Simples assim.

    Alguém discorda ?????

    O resto, só um trecho da música do Blitz, explica.

    “Ai ,
    blá blá blá blá blá blá blá blá blá
    Ti ti ti ti ti ti ti ti ti
    Nada, nada, nada, nada, nada
    Oh! baby não! ”

    Att,

    Paulo Gil

  3. Sergio Santo André // 30 de abril de 2015 às 13:46 // Responder

    Mais uma vez o titio “Balta” dá um tapa na cara da EMTU, bate no peito e diz: “Quem manda aqui sou eu !!!!!”

  4. É O JEITO!! Fazer o q?! Só má vontade desses mafiosos dessa area 5 da EMTU!

  5. Simples assim: divide em 4 SPE’s

    Norte: mantém os que estão e incorpora Caireras, Fco da Rocha e Fco Morato.

    Sul: retira Cotia e insere SBC, Diadema e SC do Sul

    Leste: Mantem todos e insere Santo André, Mauá ,R.Pires e R.R da Serra

    Oeste:mantem atuais, e incorpota Cotia e transfere pra Norte,Caireras, Fco da Rocha e Fco Morato

    interessantes seria excluir e criar algumas linhas entre essas cidades, tendo em vista que hoje muitos precisam e não tem conexão de tranporte público.

    Dessa forma desintegra esses farçantes da área 5, e abre para muitas empresas séria trabalhar.

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