Empresas de ônibus “boicotam” mais uma vez licitação da Área 5 da EMTU no ABC

área 5 da EMTU

Ônibus intermunicipal que opera no ABC Paulista. Pela sexta vez, desde 2006, EMTU tenta sem sucesso licitar as linhas da região. Foto: Lygia Souza.

Licitação da área 5 do ABC novamente foi esvaziada
Nenhuma proposta foi apresentada e região continua enfrentando transportes problemáticos
ADAMO BAZANI – CBN
Pela sexta vez, desde o ano de 2006, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos tenta sem sucesso licitar as linhas de ônibus intermunicipais que ligam as sete cidades do ABC Paulista e a capital.
A audiência pública de licitação que ocorreu na última sexta-feira, dia 24 de abril, foi esvaziada pelas empresas de ônibus. Não houve apresentação de nenhuma proposta.
A área 5, que corresponde ao ABC, é a única que opera em regime de permissões precárias, contrariando a Constituição de 1988 e a Lei 8666, de 1993, que determinam que todo o serviço público prestado por empresas particulares seja concedido após disputa pública por meio de licitação.
A região possui 153 linhas de ônibus intermunicipais, que transportam por mês 7,78 milhões de passageiros em 947 veículos.
Por causa do impasse entre empresas e EMTU, o ABC Paulista é a área da região metropolitana de São Paulo que possui a frota mais antiga: 9,2 anos de média de idade.
Além disso, os itinerários são desatualizados e as empresas não operam em forma de consórcio, como nas outras regiões, dificultando até mesmo a fiscalização. Hoje são 19 operadoras de transportes.
Quebras de ônibus, lotação, atrasos são algumas das principais queixas dos passageiros.
Além disso, empresas como EAOSA, Viação Ribeirão Pires, Urbana e São Camilo estão com problemas judiciais e trabalhistas. Se o regime fosse de concessão por licitação, como ocorre nas outras quatro áreas da Grande São Paulo, elas poderiam ser impedidas até mesmo de continuar os contratos.
Os empresários de ônibus alegam que as condições de operação e os salários dos motoristas e cobradores do ABC, que são mais altos, não permitem aceitar os termos exigidos pela EMTU. Eles dizem também que as empresas aguardam as conclusões das obras do monotrilho do ABC para ver o impacto do novo modal nas linhas da região.
Os contratos das outras quatro áreas terminam no ano que vem. A EMTU, oficialmente, não deve fazer uma nova licitação só para a área 5 da Grande São Paulo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. William de Jesus disse:

    Boa tarde!

    Eu não sei a EMTU é incompetente ou se as empresas de ônibus do ABC (não todas, deixo claro) são muito espertas.

    Poxa, cadê Geraldo Alckimin pra colocar um fim nessa frescura, que perdura por anos! As empresas não aparecem na licitação, e a EMTU simplesmente adia novamente. Porque não descredenciam essas empresas de m**** (perdão pela palavra) e contratam empresas que estejam realmente interessadas? Medo de Baltazar de Souza?!?!?

    Tenho pena do pessoal que é usuário dessas “empresas”. Pena mesmo!

    1. bruno silva souza disse:

      estas linhas devem dar muito prejuizo mesmo :NENHUM EMPRESARIO SE INTERESSA:: e eu acredito em papai noel

      1. Isac disse:

        Segunda região mais populosa da RMSP (depois do municipio de SP)… É realmente deve ser péssimo negócio uma linha de ônibus ali…

  2. Cleber Alves disse:

    ok. Mas não se pode, ao menos, renovar o contrato de permissão exigindo algumas coisas?
    Não pode ficar assim, e acabou….

    1. William de Jesus disse:

      Cleber, essa renovação que você citou é justamente a nova licitação! As empresas não querem seguir regras, querem lucro e nada mais. Quem dera fosse tão simples

  3. Luís Marcello Gallo disse:

    Mais uma vez, puseram a EMTU na roda! E eu, ingenuamente, pensando que daria certo, já que a EA*OS*A está com uns carros mais ajeitados nas linhas do Sacomã…

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Conforme consta no post, acima:

    “Pela sexta vez, desde o ano de 2006, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos tenta sem sucesso licitar as linhas de ônibus intermunicipais que ligam as sete cidades do ABC Paulista e a capital.”

    Errar é humano agora errar pela “SEXTA VEZ”, e melhor nem pensar o que é.

    Tem um TIGRE nessa tumba ou um ELEFANTE nesse mato, não é possível que em 9 anos, não conseguiram descobrir onde está o problema.

    Se qualquer terráqueo demorar 6 anos para fazer uma tarefa e ainda por cima fazer errado, além de demissão por justa causa não arrumará emprego para o resto da vida.

    Apesar de não respeitarem, mas vale lembrar:

    Fonte, em 28.04.15 as 19:27 hs.
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 05.10. 1988

    CAPÍTULO VII
    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Seção I
    DISPOSIÇÕES GERAIS

    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)”

    Será mesmo, estou em dúvida ?????

    Att,

    Paulo Gil

  5. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Falando eu EMTOSA, hoje utilizei um EMTOSA 21.796 o qual além de possuir a maldita campainha ” béééééémmmm”, o cagueta estava em curto, fazendo continuamente outro
    barulhinho maldito “piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.”

    Coitado desse piloto, eu andei por 6 pontos, imagina ele rodando o seu turno inteiro,
    com esses malditos barulhos na sua cabeça.

    Sinceramente, dá para pilotar um turno inteiro nestas condições; já pensou se é o carro “diretão” ???

    No mínimo no final do seu turno ele irá pensar que virou maquinista da CPTM.

    Se nem isso sabem gerenciar, não podia se esperar outro resultado do lote 5 do ABC.

    Di nooooooooooooooooooooooooooooooovo.

    PREVISÍVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Att,

    Paulo Gil

  6. Marcs disse:

    Eu não entendo a EMTU, e só reprovar os ônibus na vistoria, e multar os que estão fora de condições……independente da licitação…..ia melhorar 99% do sistema..pois tirando a renovação da frota a licitação não trouxe melhorias nenhuma..mais sim secionamentos prejudicando os passageiros e aumento abusivo da passagem….com até piora nos intervalos….kkkk

    1. Paulo Gil disse:

      Marcs, bom dia.

      Se reprovar buzão nessa vistoria, será que sobra algum ????

      Ai será o caos total mesmo.

      Kkkkkkkkkkkkkk

      Abçs,

      Paulo Gil

    2. Paulo Gil disse:

      Complementando:

      Marcs, sua ideia é ótima.

      Abçs,

      Paulo Gil

  7. E a tal promessa de repassar as linhas da Área 5 para empresas das outras áreas licitadas?

  8. Cleber Alves disse:

    Tem algum lugar onde você pode xingar e humilhar a EMTU e onde eles leiam??
    Que ao menos reajam com tanta humilhação!!!!
    Errar 6 vezes, realmente, não é humano.
    kkkkkkkkkkkkkkk

    1. Li Lima disse:

      Cleber, @emtu_oficial no Twitter que é o perfil oficial da EMTU, além dos perfis colaborativos que retuitam, eu sugiro @sardinhaexpress @UsuariosMetroSP @Linhasrmsp que acabam ajudando a divulgar essa vergonha.

  9. J disse:

    Enquanto as empresas do Consórcio INTERNORTE, q opera a area 3 da EMTU, na minha vizinha Guarulhos-SP, já trocaram de frota umas 03 vezes desde a grande Licitação ocorrida a quase 10 anos…e os antigos ORCAS, hj RTO’s, já operam com micros novos de até duas portas, todos devidamente adaptados pra deficientes…essas empresas dessa problemática area 5, são uma afronta ao poder publico constituído! Acho q o Estado de SP, o Governador …deveria se impor e contratar empresas mesmo sem LICITAÇÃO…haja visto a extrema má vontade desses caras q não largam o osso e não investem na qualidade do transporte intermunicipal! Um verdadeira #VERGONHA!! Alckmin acorda véi!!

  10. J disse:

    GOSTEI MESMO DESSA FOTO! kkkkkk a beira do abismo mesmo! porém, aqui na Zona Norte da Cidade de SP/SP, area 2, o transporte do Haddad tmb tá uma bosta! ônibus novos, bonitos até, média de idade de 2006 pra cá…pelo menos no caso da SAMBAÍBA…mas as opções de deslocamento são cômicas! ridiculas! continuam se apoiando nas merdas das integrações do B.U. …mas aí pergunto…pra q isso?? continuo pegando dois ônibus pra ir ao centro da Vila Medeiros, (região da Avenida Nsa. Senhora do Loretto e adjacencias…)distrito vizinho do Jaçanã, aonde eu moro! e pro centro da Vila Guilherme tmb..(.região da Rua Chico Pontes, Avenida Joaquina Ramalho…)até quando???? q saco!! Haddad, devolva ao povo do Jaçanã, aquilo q o seu antecessor cretino nos tirou! Linha 121G/10 tal como era até dia 20/08/2010…Pq. Novo Mundo/Jaçanã! se não for pedir muito viu!

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